Estive vendo o ChatGPT para programação e confesso que fiquei impressionado com os erros e ainda mais com os acertos.
Perguntei se ele estava obtendo a programação que havia sido feita por outros programadores ou se o algoritimo estava gerando o codigo, e me informou que estava usando algoritimos que podem ser que humanos já fizeram.
Teve uma formula matemática que pedi explicação, e ele me deu, depois pedi para gerar um programa em Java, me gerou e depois pedi para gerar em JavaFX, então ele gerou totalmente diferente, era outra coisa, mas era em JavaFX.
Mas teve uma vez que me gerou diretamente em JavaFX corretamente.
O que isso quer dizer?, ao que parece isso tende a ser melhorado a tal ponto a sepultar gente como nós. Vejam, se ele gera erros e também consegue gerar acertos, os acertos resolverão os problemas do dia a dia, um dia ou em uma hora ou em um momento.
Vocês estão antenados com IA, especialmente para programação?
Gosto do chatgpt mas o copilot é mais presente no meu trabalho. Quando pego uma linguagem que não tenho muito domínio, php por exemplo, gera código muito eficiente pra mim
No estágio atual, não me assusta.
A maior parte do nosso trabalho consiste em entender o problema, avaliar e discutir soluções, escolher uma delas e em algum momento, materializá-la na forma de código. E depois ainda precisa testar, avaliar se de fato resolve o problema, corrigir problemas que forem encontrados, etc.
Ou seja, o ChatGPT só faz um pequena parte desse todo, e mesmo assim ainda erra muito. Precisa de alguém pra conferir o que ele fez, não pode segui-lo cegamente.
Pode ser que em alguma versão futura ele consiga melhorar nas demais partes que não sejam escrever código (tipo participar da reunião, ler a mente do cliente e fazer o sistema), mas acho que ainda demora pra chegar nesse estágio.
Pra terminar, veja este vídeo do Akita que mostra como uma IA pode ser útil, ao mesmo tempo em que ainda precisa conferir o que ela faz (ou seja, precisa de um humano pensante ali). E não deixe de ver a conclusão, aos 36:40 do vídeo, com a qual concordo plenamente.
1 curtida
Acredito que as IAs existentes atualmente ajudam bastante em diversos fatores, mas está muito distante de conseguir substituir um profissional, pode ser um fator complicador para profissionais mais juniores em alguns aspectos.
Acredito que a grande sacada é acompanhar a evolução das mesmas e usá-las à nosso favor quando conveniente.
Ví o video e sei o que o Fabio estava dizendo.
Mas tem uns poréns ai, penso que um desses seja o fato que a IA aprende constantemente, o mesmo que ocorre com um programador esforçado e dedicado.
Também o ChatGPT tem muita coisa fora do mundo da programação, se pensarmos na existência de um ChatGPT voltado tão e somente para programação onde ele entrevista melhor tudo que alguém deseja que seja feito e que tenha em seu banco de dados as
melhores técnicas dos “desenvolvedores seniores” para os melhores resultados, esqueça todos aqueles detalhes que o Fabio menciona, pois isso seria intrínseco e constaria apenas uma listinha para quem desejasse dos nomes das tecnologias sendo usadas.
Alias hoje em dia, tem um trilhão de coisas que precisa saber pra fazer algo de qualidade e que seja aceitável do ponto de vista de velocidade e financeiro.
O chatGPT lida com porções e fragmentos de códigos, alguns mais ou menos corretos, a questão será quando tudo isso for juntado de forma a lidar como um produto funcional.
Mas quanto a questão de errar, nós desenvolvedores também erramos, e corrigimos e erramos novamente, até que acertamos, por que pensar diferente de IA?
Pode demorar ainda muito pra vencer certas barreiras, mas os algoritimos sendo implementados a cada dia e o banco de dados crescendo, com certeza está no caminho
sem volta.
“O artista pode ver na pedra uma escultura fantástica”
O ChatGPT não “sabe” coisas.
Ele analisa sua pergunta, usa zilhões de parâmetros pra definir o contexto, consulta as informações que possui e cospe um texto usando estatística: “dado tal contexto, a próxima palavra mais provável que faça sentido é essa”.
O que acontece é que a quantidade de dados que ele possui é absurda, e a capacidade de determinar o contexto correto “acerta” muitas vezes, e isso passa a falsa impressão de que ele tem características que na verdade não tem (como “saber pensar”, “ter sentimentos” e outras sandices - sim, já vi uns deslumbrados achando que ele estava expressando emoções).
Mesmo que um dia ele chegue num nível de compreensão supremo, ainda sim vai precisar de alguém pra fazer a pergunta correta pra ele. Ainda valerá a máxima de que o computador só faz o que a gente manda. Se fizer a pergunta errada, ele vai dar a resposta errada (no sentido de que não é o que vc queria, mas foi só pq vc não perguntou direito). Se antes já era importante compreender corretamente o problema pra não se perder fazendo as perguntas erradas, agora ficou mais importante ainda.
Ele é uma ferramenta poderosa, não nego, mas não pode achar que será a solução mágica pra tudo.
Vamos ver como será daqui a algum tempo, depois que o hype passar. Talvez eu até mude de ideia, vai saber. Mas por enquanto continuo concordando com o Akita.
Sim, e por isso a gente sempre confere o nosso trabalho e o dos outros também. O problema é que muitos não estão fazendo isso com a IA, tem gente achando que ela não erra e aceitando tudo que ela responde sem questionar. Esse é o perigo.
1 curtida
Vou fazer uma brincadeira parecida com a que eu fiz em um outro post, mas a moderação me censurou, pq alguém achou minha resposta ofensiva, marcaram minha postagem e foram lá bloquear. Preparem-se, depois não digam que não avisei!
Eu tiro minhas dúvidas com o Akinator (https://pt.akinator.com/)
Boa semana!
2 curtidas
E só pra complementar, segue um tweet de Sam Altman (ninguém menos que o CEO da OpenAI, a empresa dona do ChatGPT - e em tese o maior interessado nesse hype todo), de dezembro de 2022:
ChatGPT is incredibly limited, but good enough at some things to create a misleading impression of greatness.
it’s a mistake to be relying on it for anything important right now. it’s a preview of progress; we have lots of work to do on robustness and truthfulness.
Em tradução livre:
O ChatGPT é incrivelmente limitado, mas bom o bastante em algumas coisas, a ponto de criar uma impressão enganosa de grandeza.
É um erro confiar nele para qualquer coisa importante neste momento. É uma prévia do progresso; temos muito trabalho a fazer em termos de robustez e veracidade.
E que cada um tire suas conclusões…
1 curtida