Eu dei uma olhada na lista de BUGs e não encontrei nada a respeito de charsets. Eu uso a versão 1.2.2 do iReport, qual vc usa? Ai vc não tem esse problema?
Com respeito ao forum que vc sugeriu, um colega aqui do trabalho que está no mesmo projeto que eu já mandou a dúvida para o forum sugerido, mas até agora não obtivemos nenhuma resposta que solucionasse o problema.
Humberto, não tenho palavras pra te agradecer! Faz cerca de um ano que tento resolver este problema, já perguntei pra todo mundo que conheço, tentei diversos foruns como vc msm disse, ngn conseguia!
Muitíssimo obrigada pela sua ajuda! :lol:
A única coisa que precisei mudar é que pra funcionar no meu BD tive que usar o characterEncoding=latin1 e não o characterEncoding=cp850 como vc falou. Mas o que fez a grande diferença foi a sua dica com respeito ao useOldUTF8Behavior=true. Eu não sabia disso, alias, nem eu e acho que quase ngn mais!
Obrigada msm! Por ter ajudado e tb por ter se preocupado em me mandar um e-mail avisando, já que como as notificações do GUJ estão desativadas, eu dificilmente ficaria sabendo que alguém tinha respondido essa dúvida minha tão antiga!
RESOLVIDO!
nao precisei mexer nada na minha conexao com banco…
simplesmente eu estava usando a propriedade pdfencoding nos campos do relátorio com valor cp1250, qnd mudei para cp1252, ficou tudo certo!!
até Mais!!
também estou tendo este problema com acentuação, só que no meu caso a letra acentuada não aparece no relatório. Só que isso ocorre apenas com as palavra que vem do banco de dados(filelds) os textos estáticos ele mostra corretamente.
O banco que uso aqui é o postgres.
já tentei mudar do formato UTF-8 para ISO-8859-1 mas não funcionou.
Estou com um problema parecido tenho um banco sql server usa o collection cp850, os registros com acentos ou ç aparecem com caracteres estranhos(tipo quadrado, e outros).
tenho uma aplicação em Delphi que exibe os dados com a grafia correta, em java já tentei de todas a formas, mudei o charset da conexão, tentei converter a string e nada.
o meu problema de acentuação foi resolvido no banco de dados. Antes a codificação era win1252 quando mudei o banco para latin1 a acentuação ficou correta. No meu caso o banco é postgres. Teste com uma outra codificação ai.
Obrigada pela sugestão Thiago. Mas não tem outra forma?não quero alterar o banco.
Li em outros foruns que mudando o Collection do banco os registros antigos permanencem com a mesma codificação, se isto for correto mesmo, não tem sentido para mim.
Se souber outra maneira me avisa tá!!
Grata!!
Cami
Muito, muito, muito obrigado Humberto pela sua dica e muito obrigado RenataFA pela sua persistência na busca pela solução desse problema rsrs… Hj estava tendo exatamente este problema com caracteres e tinha procurado já em vários lugares. Foi qdo achei este tópico e voilá… Resolvi. Thanks a lot. Muito obrigado.