Ceylon: nova linguagem de Gavin King para a JVM

Gavin King, da Red Hat, divulgou a linguagem Ceylon no QCon Beijing.

Uma linguagem estaticamente tipada para rodar em cima da JVM, e facilitar o desenvolvimento enterprise. Possuindo higher order functions, properties, nullable types, type inference e muitos outros recursos que sempre foram aguardados para o Java 7, e talvez só teremos no Java 8. Ha uma similaridade com Scala.

Será que Gavin King vai também acertar esse projeto, depois dos hits Hibernate e Seam?

mais informacoes:

http://in.relation.to/Bloggers/Ceylon

Do blog do autor, tirado do post acima: All we have right now is a specification, an ANTLR grammar, and an incomplete type checker. Work on the backend bytecode generation is just beginning (though we’ll be able to reuse a bunch of code from javac).

Outra linguagem pra aprender? :frowning:

pode ser, mas ele já tem o slide de apresentação todo pronto, :wink:

[quote=Paulo Silveira]
Será que Gavin King vai também acertar esse projeto, depois dos hits Hibernate e Seam?[/quote]

Acho que tem chances sim porque scala não pegou entre quem prefere linguagens estatica e o Gavin King parece entender melhor a comunidade, ao invés de querer sair implementando qualquer tendência na linguagem como o sr. Ordesky faz.

[quote=Paulo Silveira]Gavin King, da Red Hat, divulgou a linguagem Ceylon no QCon Beijing.

Uma linguagem estaticamente tipada para rodar em cima da JVM, e facilitar o desenvolvimento enterprise. Possuindo higher order functions, properties, nullable types, type inference e muitos outros recursos que sempre foram aguardados para o Java 7, e talvez só teremos no Java 8. Ha uma similaridade com Scala.

Será que Gavin King vai também acertar esse projeto, depois dos hits Hibernate e Seam?

mais informacoes:

http://in.relation.to/Bloggers/Ceylon[/quote]

Ótima noticia Paulo.

Tenho acompanhado com muito carinho o assunto acima. Em relação ao tomar o café juntos seria um imenso prazer. Mas como informei via MP estarei
ausente durante 10 dias, mas podemos marcar sim em outra ocasião e discutiremos novas ideia e projetos em comum.

Abraço, meu grande amigo.

Desenvolvimento iterativo faz parte do processo de criação tecnologica. O google não está reescrevendo o Android agora?

Legal. Parece interessante. :smiley:

Este projeto parece promissor. Vendo os slides das apresentações é possível identificar várias características de outras linguaguens, principalmente do Scala (do modelo de programação funcional). Espero que essas novidades se tornem realidade logo. Pq Já tem mta gente cansado da verbosidade do Java.

“É só isso!”

Boa noticia, gosto muito de novas linguagens mas essa não conhecia…

Uma pergunta paralela ao topico, alguem ja trabalhou ou trabalha com Jython, Rhino ou Scala? ainda mais paralelo ao topico, o que vcs acham sobre o mercado de trabalho com linguagem pyhton?

Abraço a todos.

[quote=marcosvinicius.rj][quote=Paulo Silveira]
Será que Gavin King vai também acertar esse projeto, depois dos hits Hibernate e Seam?[/quote]

Acho que tem chances sim porque scala não pegou entre quem prefere linguagens estatica e o Gavin King parece entender melhor a comunidade, ao invés de querer sair implementando qualquer tendência na linguagem como o sr. Ordesky faz.[/quote]

Quem disse que Scala não pegou? Estive recentemente na Europa é lá é bem usada sim. Fui num evento de Java lá e o segundo dia foi dedicado a Scala. Pode não ser muito usada no Brasil…

[quote=fabiocsilva][quote=marcosvinicius.rj][quote=Paulo Silveira]

Acho que tem chances sim porque scala não pegou entre quem prefere linguagens estatica e o Gavin King parece entender melhor a comunidade, ao invés de querer sair implementando qualquer tendência na linguagem como o sr. Ordesky faz.[/quote]

Quem disse que Scala não pegou? Estive recentemente na Europa é lá é bem usada sim. Fui num evento de Java lá e o segundo dia foi dedicado a Scala. Pode não ser muito usada no Brasil…[/quote]

Sim, estava me referindo ao Brasil.

No keynote ele fala bastante de alguns problemas que levam muitos a migrarem do java para outras plataformas, mas eu fico me pensando, o que leva ele a criar uma nova linguagem? será que Scala, Clojure ou outra linguagem não atenderiam as necessidades dele?

[quote=Felagund]No keynote ele fala bastante de alguns problemas que levam muitos a migrarem do java para outras plataformas, mas eu fico me pensando, o que leva ele a criar uma nova linguagem? será que Scala, Clojure ou outra linguagem não atenderiam as necessidades dele?

[/quote]

Mesmo que pensei, e vendo varios twits da galera, e os comentarios la no blog mesmo da noticia, todos estão falando que pega muitos conceitos de Scala, ou seja, Scala tem tudo que ela tem, e talvez até mais, então pra que inventar outra linguagem?

Ele disse: http://www.infoq.com/news/2011/04/ceylon

Na boa, linguagens ja temos aos rodos, se todo mundo que achar que alguma coisinha aqui ou acolá, deveria ser diferente, for inventar uma linguagem nova, estamos fritos.

Mas, vamos ver o quanto de marketing eles vão fazer/conseguir.

Coisa nova para aprender é sempre legal (como se já não tivessemos coisas para aprender).

Só espero que ele não tenha exagerado como fez com o JPA 2.

Abraço!

Vale lembrar que quanto mais alto o nível da linguagem mais restrito é o seu uso.

Não tenho nada contra o surgimento de outras linguagens. Vejo com muito bons olhos essa proliferação de novas linguagens que há um tempo acontece, e fiquei curioso para conhecer mais essa.

É papel de um bom programador não somente buscar conhecer novas linguagens como também ser fluente em qualquer uma delas.

Só gostaria, como disse em um outro tópico, que o suporte a múltiplas linguagens na JVM fosse mais “nativo” e mais transparente, como acontece hoje na plataforma dotNot.

[quote=thiagobaptista]Não tenho nada contra o surgimento de outras linguagens. Vejo com muito bons olhos essa proliferação de novas linguagens que há um tempo acontece, e fiquei curioso para conhecer mais essa.

É papel de um bom programador não somente buscar conhecer novas linguagens como também ser fluente em qualquer uma delas.

Só gostaria, como disse em um outro tópico, que o suporte a múltiplas linguagens na JVM fosse mais “nativo” e mais transparente, como acontece hoje na plataforma dotNot.[/quote]
Acho que isso estará mais próximo de acontecer com o invokedynamic. Por que por exemplo ruby não terá que fazer mais algum tipo de simulação para fazer o link dinâmico. E a geração do byte code pode ser direta.

Abraço!

No Brasil Scala ainda vai demorar para ser popular, principalmente pela falta de cultura com linguagens funcionais. Uma das medidas de popularidade de uma tecnologia é a quantidade de empregos para ela. Pelo que percebo aqui levará até uns 2 anos pra começar a ter alguma demanda.

Então coletores de lixo, Hotspot, software transacional, tudo isso restringe o programador? Que coisa hein… :roll: