Já faz um tempinho atras que estou querendo tirar certificação SCJP estou pesquisando a tempo aqui no GUJ, acompanhando um pouco, e tambem
em outros fóruns e blogs de java.
Mas mesmo assim, ainda estou com dúvida, já trabalho a anos com java e ainda vejo que uma certificação vale a pena caso eu queira trabalhar
em outra empresa um pouco mais robusta. A experiência acredito que conta muito mais, porém ainda vejo que a certificação sobe você
mais uns 5 degraus, então vejom Por que não juntar, experiência com certificação? não vejo problema, enfim…
Minhas dúvidas, e as prováveis dúvidas das pessoas, são?
Como funciona?
Onde tirar?
Quanto é a prova?
Como é a prova?
Como estudar?
Quais livros estudar?
Qual é o nível de dificuldade?
Pesquisei na internet, encontrei dois livros, não sei se são bons…
Sun Certified Java Programmer ? Guia do Exame SCJP
Autor: Camilo Lopes
Livro Certificação Sun para Programador Java 6 - Java - Linux Mall
Autor: Kathy Sierra, Bert Bates
E mais outra dúvida, depois que tirar essa certificação quais são as posteriores?
bom… o camilo lopes é um usuário aqui do guj, parece ser bastante antenado a assuntos da certificação, conhece bem sobre o assunto também, mas o livro mais conceituado sobre o assunto é o da kathy…
a respeito das outras perguntas você compra um “voucher” que é uma “autorização” para fazer a prova, de uma empresa chamada person vue se não me engano, procura por algum lugar credenciado a esta empresa para marcar a prova, vai no local e data progamados e faz a prova… acredito que o resultado saia na hora (quando eu fiz era a prometric na época ainda, outra empresa e saia na hora).
quanto a dificuldade, exige preparo, tem bastante pegadinhas, sem o devido estudo mesmo para profissionais experientes é bem difícil mas estudando não fica, não é nenhum bicho de 7 cabeças não, só exige o devido preparo…
a prova na maioria de suas versões é em inglês, porem costuma ser um inglês fácil, procure uns simulados na internet que voche acha e assim tem uma noção do nivel da prova, o mais usado acredito ser o test killer, que "eu não estou recomendando pirataria mas o pessoal costuma baixar do 4shared :twisted: "…
Olá, eu fiz um post no meu blog falando sobre certificações. Lá eu coloquei os meteriais que usei ou indico e o simulado que é o Enthuware que o Hebert citou, além disso eu coloquei um cronograma para os estudos.
Eu estou estudando para a prova e já li bastante sobre o assunto mas não consegui tirar duas dúvidas:
1 - Durante a prova, é explícito quantas alternativas estão corretas na pergunta? Por exemplo, tem 5 alternativas, A, B, C, D, E. Na pergunta fala que a quantidade de alternativas corretas?
2 - Se uma pergunta que tem 4 alternativas e duas estão corretas mas eu só acerto uma delas. Eu ganho 50% do ponto?