Olá, trabalho com java a um tempo já como desenvolvedor, e queria tirar 2 duvidas.
1 - Qual versão vale mais a pena tirar hoje?6,7, ou 8 ?
2 - Qual o livro mais completo, o livro da Kathy serve para todas as versões? ja existe o livro em portugues da versão 7? se não, o livro da 6 serve para as outras?
obrigado a todos.
Depende de você. Depende pra quê você quer essa certificação.
Eu to com planos de fazer pra 6, porque você já pega a certificação de programmer de cara. Na 7 e na 8 tem que fazer primeiro a associated e só depois a programmer. Você acaba gastando o dobro.
Penso em fazer pra 6 e depois só pagar os upgrades, caso seja necessário.
Planejo assim porque não estou sujeito a nenhuma exigência do trabalho quanto à versão da certificação. Mas claro, se você quer fazer porque o mercado ou uma vaga que você está de olho exige certa versão, faça pra tal versão.
Quanto a documentação, tenho um material bem interessante pra 6, mas é em inglês. Material em português da 6 pra frente é bem difícil de achar, porque a prova é ministrada em inglês. Então vale muito mais a pena você estudar em inglês mesmo e fazer simulados em inglês pra se adequar aos termos que vai encontrar na prova.
a empresa vai bancar a certificação, portanto recomendaram a 7. Meu inglês ainda não é bom o suficiente para ler livros, eu acabo perdendo algumas coisas, porém consigo realizar as provas(pelo simulador eu entendo as perguntas), então queria um material em português para estudar.Me falaram que um dos livros mais completos para certificação era o da kath, e o livro da versão 6 ja se encontra em portugês.Vale a pena estudar por ele?
E o guia resumido vale a pena comprar? http://www.saraiva.com.br/guia-resumido-para-certificacao-oracle-java-7-se-associate-7877391.html
Como vai fazer para a 7 indico a comprar esse curso vai te ajudar muito.
E se quiser depois comprar uns simulados melhor ainda.
Se não usa um livro mesmo rs.
Abraço.
1 curtida
Cara, eu tirei a OCA 7 recentemente. Durante a preparação, utilizei o livro Java SE 7 Programmer I, do Guilherme Silveira. O material é em português e contempla todos os tópicos que caem na prova, além de disponibilizar questões e dicas sobre como se comportar no dia da prova. Acredito que este material ainda esteja disponível na casa do código.
Além disso, para realização de mock utilizei o Enthuware. A aplicação é paga mas disponibiliza um banco com diversas questões. Você pode realizar quantos testes quiser, com questões de diversos níveis. Normalmente as questões disponibilizadas pelo Enthuware são mais difíceis que as da prova.
Utilizando esse material (livro + mock) consegui acertar 90% da prova (63/70). Atualmente estou estudando para a OCP. Pretendo tirar a certificação até março. Para isso, estou utilizando o livro ‘Oracle Certified Professional Java SE 7 - A Comprehensive OCPJP 7 Certification Guide’. Esse material foi o mais completo que achei. Entretanto, só encontrei disponível em inglês. Para complementar, devo utilizar o Enthuware novamente para realizar os mocks.
Segue um link que pode te ajudar também: http://www.coderanch.com/how-to/java/OcajpFaq
Obs.: Não existe versão em português da avaliação (pelo menos até o presente momento).
Abraços e bons estudos.