Pessoal, estou começando a me preparar para a certificação de arquiteto Java …
pelo que vi até agora, com bons conhecimento s em design pattern, OO e UML basta para começar a certificação…
Pessoal, estou começando a me preparar para a certificação de arquiteto Java …
pelo que vi até agora, com bons conhecimento s em design pattern, OO e UML basta para começar a certificação…
[quote=vitorfarias]Pessoal, estou começando a me preparar para a certificação de arquiteto Java …
[/quote]
Pra certificação talvez até basta.
Mas claro que vc sabe que uma certificação não faz um arquiteto…
O caminho é esse mesmo.
Tem bastante arquitetos certificados aqui, com certeza eles vão poder te ajudar melhor.
Quero me especializar, e como estou estudando bastante design patterns e UML aqui para empresa, vou aproveitar e tirar a certificação, pois tenho muito interesse na parte de design de software…
estou estudando pelo livro Use a Cabeça Design Pattern, pois gosto muito da serie. esse livro é indicado para certifição. Sabem indicar simulados para prova?
Pessoal certificado, podem contar um pouco como são as 3 fazes …
Obrigado.
Olá
Eu tirei a certificação SCEA 5 a 2 anos, mas posso ajudar…
Na verdade Design patterns é só a ponta do iceberg… o processo de certificação exige conhecimento em toda stack java EE. A primeira etapa é múltipla escolha, e pelo que lembro tem 64 questões… na época era necessário acertar mais de 57% pra ser aprovado nessa etapa.
As questões eram divididos em temas (não vou lembrar todos eles) e era mais ou menos 8 questões por tema, mas tudo espalhado pela prova…
É exigido conhecimento em:
EJB3 - (SessionBeans, JMS, JCA etc)
Desenvolvimento Web (Servlet, JSP, JSF e afins)
Segurança (JAAS, Criptografia, https, certificados etc)
Design - Técnicas de design, e os patterns (GoF e os toscos Core J2EE patterns)
Integração de sistemas
Deployment
Acho que esses são os principais temas, deve ter algum que eu esqueci…
Essa fase é complicada pois existem perguntas onde há mais de uma resposta correta… e eles perguntam qual é A MAIS correta.
A segunda fase é mais trabalhosa, porém eu não achei mais difícil…
Você recebe uma especificação de um sistema, com aproximadamente 6 casos de uso e precisa fazer a modelagem desse sistema em UML… A questão aqui são os requisitos… vários pontos são mal formulados (propositalmente) e você precisa assumir algumas coisas…
O projeto possui requisitos de integração, performance, disponibilidade, segurança e requisitos funcionais…
É necessário entregar diagramas de sequência de cada caso de uso, um diagrama de domínio geral, diagrama de componentes e de deployment.
A terceira etapa é a mais fácil…
É uma prova dissertativa com 8 questões sobre o seu projeto… É bem básico e serve mais pra comprovar que foi você mesmo que fez o projeto…
Eu não segui nenhum guia de estudo…
Sempre gostei de design e lí vários livros com essa temática… GoF, DDD, patterns of enterprise application architecture, Enterprise integration Patterns, Agile Software Development…
Trabalhei um tempo com Web e EJB e acabei conhecendo essas plataformas a fundo…
Depois de um tempo pensei em tirar certificação, ví os requisitos da certificação de arquiteto e resolvi arriscar…
Espero ter ajudado!
[]s
[quote=vitorfarias]Pessoal, estou começando a me preparar para a certificação de arquiteto Java …
[/quote]
Engana-se. Pois a certificação é muito mais complexa do que parece, diferentemente das outras certificações, no SCEA as perguntas são bastante subjuntivas, e em muitos casos, quase todas as alternativas são corretas e vc tem de achar a “mais correta”.
Outra coisa que dificulta bastante são as perguntas de “Escolha 3 afirmações verdadeiras”, sendo que tem 8 afirmações. E logicamente a pergunta só é considerada certa se vc marcar as 3 corretas.
Também são poucas as perguntas que são diretas, mesmo você sabendo todos os patterns de cor e salteado (algo obrigatório) a certificação mostra um cenário e lhe pergunta qual pattern está sendo utilizado ali. Obviamente numca é tão simples, o que parece uma simples abstract factory pode ser um template method. É preciso saber as peculiaridades e detalhers de cada pattern para se dar bem.
Entendi… então não depende só estudar, é muito da vivência com a tecnologia né