Olá,
alguém sabe se já existem celulares que eu posso rodar aplicações jme, em uso no Brasil?
Se existe, como é a questão de restrições? O cel. é totalmente livre para ser programado?
Olá,
alguém sabe se já existem celulares que eu posso rodar aplicações jme, em uso no Brasil?
Se existe, como é a questão de restrições? O cel. é totalmente livre para ser programado?
Olá!!!
Olha, no Brasil, os celulares com suporte a Java existem sim, mas devido ao preço, eles ainda não estouraram.
A esperança é de que esse mercado se expanda com a entrada da operadora italiana TIM e sua nova geração de telefonia celular. Esses celulares entrarão pra valer no mercado quando as tecnologias 2,5G e 3G entrarem em operação!!!
Mas não desanime, já existem vários projetos em J2ME, reconhecidos internacionalmente, que estão sendo desenvolvidos no Brasil, o maior núcleo de desenvolvimento é na Universidade Federal do Ceará, onde já se possui um expressivo número de aplicações desenvolvidas para celulares e dispositivos móveis em teste!!!
Acima, pode-se observar uma estimativa oficial do crescimento da linguagem Java para dispositivos móveis.
Estou extremamente empolgado com o J2ME, estou desenvolvendo uma aplicação para PalmOS destinada à área médica. Mas como o Java ainda é uma novidade pra mim e não há muitas pessoas que programem em J2ME, o avanço demora um pouco mais!!!
Se por um acaso houver alguém que esteja desenvolvendo algo em J2ME, por favor peço para que entrem em contato, vamos trocar idéis e difundir o uso da linguagem ainda mais, bem como trocar experiências.
Meus e-mails: dougzilla@ig.com.br / dougzilla@uol.com.br
Um abraço!!!
vc pode me passar algum modelo que já esteja em uso?
Dei uma pesquisada e encontrei os motorola i8x., mas por enquanto este celulares não funcionam aqui no sul.
Inclusive tem um simulador do i85s no link abaixo:
http://www.motorola.com/co/iden/i85s_sim.html
em algumas cidades do RS ja estão funcionando des da semana passada
a TIM disponibilizou o GSM aqui
eles prometeram que até março de 2003 75% do RS ja vai ter cobertura
PS.: da uma olhada no Nokia 9210i (atualmente meu sonho de consumo, vou ver se consigo chegar num quiosque deles neste fim de semana
Caros amigos:
Fiquei sabendo que a Nokia (www.nokia.com) tem uma parte la no site dela que é dedicada a desenvolvedores, entrei la e baixei um emulador para programas desenvolvidos em java para celulares…Existe ate mesmo uma API para se desenvolver essa tecnologia…Gostaria muito de saber mais sobre o assunto, se caso souberem de algo, me avisem mandando resposta neste forum!!
Abraços
Richard
Programador Java/Oracle
tem 2 da motorola que ja vem com a KVM
se voce precisar muito te arranjo os numeros dos modelos.
Samir, voce nao foi no sun tech days?
A Siemens (http://www.my-siemens.com.br) tbm trouxe um modelo com suporte a Java pro Brasil, o SL45i. É GSM (TIM). Hoje pude testar um na loja da Fnac aqui em sampa e fiquei impressionado com a qualidade do som (mp3) do bichinho! :o
O siemens SL45i foi o primeiro telefone que aceita aplicacoes en java e com leitor MP3,os novos modelos da nokia ja aceitam aplicacoes en java.