Parafraseando o Professor Raimundo (Chico Anysio): “E o salário, ó !!!???”
realmente… sobram vagas e dizem que não encontram profissionais qualificados… mas vai ver nos sites de empregos por ai a qualificação que exigem de juniores e estagiarios e ve se isso é condizente… o interessante é a semelhança entre as exigencias desses e o que pedem de plenos (mudando apenas o tempo de experiencia, as vezes nem isso)… quanto a plenos e seniors reclamam também mas não aumentam os incentivos para atrair mais facilmente os profissionais…
Realmente,
eu como vários que estudam JAVA e outras tecnologias ficam abismados com as exigências para ser um estagiário…
eles querem um NINJA…
Fica dificil se não tiver um bom Q.I para começar.
Realmente, o que muitas empresas pedem está fora do escopo de cargo/salario exigido.
Não é que sobram vagas e faltam profissionais, e as empresas que não sabe que tipo de profissional querem, nem quanto querem pagar.
“Não é que sobram vagas e faltam profissionais, e as empresas que não sabe que tipo de profissional querem, nem quanto querem pagar” x2
Verdade…
Quando fiz entrevistas, por vezes me peguei questionando conteudos “plenos” para vagas de “junior”…
Acho que tem muito a ver com quem descreve os requisitos para a vaga e quem paga pela vaga…
Muitas vezes a gente quer um cara bom, mas o gerente só vai pagar um “junior”…
Ai complica mesmo…
Quem nunca fez uma prova dificil e depois descobriu que não precisava saber nem 20% do exigido para o cargo exercido?!
Abraços!
O que eles falaram é verdade, profissional com o conhecimento que as empresas desejam e com o salário oferecido é difícil achar mesmo. Ou aumentam a oferta ou abaixam a exigência, não tem outro jeito.
É que por muito tempo sobrou gente capacitada no mercado , daí começaram as faculdades que vendem cursinho a despejar incompetente com diploma acreditando estar capacitado. Agora, aos poucos as empresas estão começando a valorizar os seus funcinários e a subir o valor do salário.
[quote=marcosalex]O que eles falaram é verdade, profissional com o conhecimento que as empresas desejam e com o salário oferecido é difícil achar mesmo. Ou aumentam a oferta ou abaixam a exigência, não tem outro jeito.
É que por muito tempo sobrou gente capacitada no mercado , daí começaram as faculdades que vendem cursinho a despejar incompetente com diploma acreditando estar capacitado. Agora, aos poucos as empresas estão começando a valorizar os seus funcinários e a subir o valor do salário.
[/quote]
É o que normalmente acontece, enquanto só tem pessoal bom, eles esnobam, a hora que aparece o pessoal meia boca, um profissional bom se torna valorizado.
É a lei do Adminsitrador (pelo menos é isso que eu vejo), e quantas vcs vc não ve casos de , manda aquele cara bom que ganham bem embora e contrata 2 meia boca que vamo sai no lucro
ahuahuahua
Essa nossa área só vai ser digna e respeitável o dia que for controlada. Da forma que está a tendência será sempre piorar.
Aham… aí teremos só que nos submeter a um conselho de classe (que exige uma porção do nosso salário, além do sindicato), ver quem não é bom programador vendendo assinatura pro cara que é (mas não tem faculdade).
Ah sim, sem falar no piso salarial. As grandes empresas que respeitam vão contratar menos para mante-lo, e as que não respeitam vão continuar contratando via PJ. Aumenta a informalidade e o desemprego.
Uma visão muito promissora, mesmo.
É por essas e outras que eu adoro controles geridos por governos ou entidades filiadas, como todos sabem, o governo é um excelente administrador.
Aham… aí teremos só que nos submeter a um conselho de classe (que exige uma porção do nosso salário, além do sindicato), ver quem não é bom programador vendendo assinatura pro cara que é (mas não tem faculdade).
[/quote]
E se você ganhar mais com isso?
Mas sou contra a regulamentação do jeito que o governo quer. Os países que regulamentaram a profissão, nenhum criou conselhos, exigiu curso superior, exigiu taxas ou vinculou ao governo.
[quote=marcosalex]E se você ganhar mais com isso?
Mas sou contra a regulamentação do jeito que o governo quer. Os países que regulamentaram a profissão, nenhum criou conselhos, exigiu curso superior, exigiu taxas ou vinculou ao governo.[/quote]
Nos termos que você falou, também concordo com a regulamentação. Aliás, é a proposta que a SBC tem.
Nunca vi piso salarial fazer ninguém ganhar melhor. Pelo contrário, já tive muitos amigos que não foram contratados justamente pq as empresas em questão não estavam dispostas a pagar o piso. E, particularmente, entre o desemprego e um salário menor, a maioria preferia o salário menor.
O que realmente valoriza a profissão, na minha opinião, além de fazer o seu trabalho direito (lógico), seria uma política monetária mais séria. Facilitar para a empresa a contração, a demissão e a concessão de benefícios. Desonera-la de tantos impostos e facilitar a criação de novas empresas. Por mim, o salário só sobe se a sociedade tiver condições de gerar oportunidades e de enriquecer, e não pela caneta de um burocrata qualquer, dizendo que a partir de agora teremos que ser melhores remunerados. Isso aí não funciona, justamente pq não é esse mesmo burocrata quem vai pagar a conta.
Que bom que achei discussões como essas para desabafar.
Som estudante de TI e morador de Curitiba. Pois bem tudo começou final ano passado, quando arranjei meu primeiro estágio em programação. Ainda estava satisfeito com a função e cheio de sonhos/esperanças, afinal é o que gosto de fazer e O PINÓCLIO ME DISSE que é promissor. Foi numa micro empresa familiar que só tinha 1 funcionário contratado e minha função era programador Delphi. Bolsa, R$ 600,00 pra 8 horas (o limite legal é 6) até aí tudo bem, não me importei, pois queria aprender. Meu primeiro trabalho foi um projeto de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, no qual eu deveria trabalhar junto a outro PROFISSIONAL, mas a empresa, que queria contratar 2 PROFISSIONAIS e não conseguia, acabei fazendo o projeto sozinho, no prazo de 1 mês, e funcionou muito bem num dos clientes, afinal eu já dominava Delphi, só faltava a experiência profissional. Fiquei nessa empresa 3 meses. Nesse período vi passar pelo menos uns 20 candidatos fazendo testes e entrevistas e até meu último dia, inclusive estagiários e ela não contratou NENHUM.
Porque sai da empresa? Porque resolvi procurar outras alternativas que me pagassem melhor, pois desconfiei que já possuia o grau exigido para ASSISTENTE DE PROGRAMAÇÃO JUNIOR QUE FEZ SOZINHO UM PROJETO DE NFE, além da empresa estar com dificuldades de me pagar a bolsa de “R$600,00”, (mas ela queria contratar mais…), o que aliás, está me devendo até hoje.
Fiz entrevista/teste em outra empresa e fui aprovado (a mesma também alegava que estava com falta de profissionais).
Fui contratado.
Cargo: Assistente de Prog. Junior.
Salário: R$ 1100,00.
Pois bem, fiquei 1 mês nessa empresa e fui demitido. A alegação foi desempenho fraco, apesar de ter feito muito bem os serviços. Não recebi nenhuma advertência, simplesmente fui pego de surpresa com a demissão. Achei que meu desempenho estava satisfatório. Estava feliz e pretendia ficar, apesar do Diretor ser o DARTH VADER e eu trabalhar 10 horas diárias, (pelos R$1100).
Hoje aguardo a convocação de 2 concursos públicos QUE FUI APROVADO NAS PRIMEIRAS VAGAS, na área de programação. Na minha sala da faculdade sou um dos melhores alunos… mas mesmo assim fui demitido, e não estou conseguindo trabalho.
Nas agências de emprego tem muitas vagas abertas, faço entrevistas e não consigo nada. Quase sempre as recrutadoras comentam: “Pois é, já enviei vários candidados pra essa empresa, mas dificilmente alguma passa na avaliação dela. Outro dia apareceu um candidato que possuía todas as exigências, mas sua pretensão era R$2500,00 e a empresa oferece R$1500,00”.
Outro RH já me disse: “Tivemos uma vaga pra programador aí que perdurou por meses… Encaminhamos dezenas de candidatos e nada. Hoje DESISTIMOS de pegar essas vagas…”
Agora me pergunto: será que todo o investimento (4 anos de faculdade, centenas de horas na frente do computador pra aprender, sedentarismo) vale apena? Uma vez me disseram "na área de TI tem que arranjar um estágio por no mínimo 1 ano, SE F*UDER BASTANTE, recebendo R$500 e olhe lá, trabalhar muito mais que a carga horária, etc… pra depois o quê? Receber os R$ 1000,00???
Não é mais fácil ser caminhoneiro, que basta tirar CNH categoria D (3 meses de curso) que já está habilitado pra receber o mesmo que um profissional de TI, que PRECISA estudar de 3 a 4 anos e saber muito além disso??? Exemplos não faltam…
Pra efeito de comparação, minha namorada é farmacéutica e recebe R$1700. Esse é o piso, ou seja, ninguém pode pagar menos se quiser contratar. Isso significa que basta se formar nos 4 anos de faculdade pra começar recebendo isso, e sem fazer quase nada no trabalho.
Meu irmão e sua namorada estudam mecatrônica. Ambos conseguiram estágio com bolsa de R$ 1500,00 (isso há 3 anos já) e hoje recebem R$ 2500,00 efetivos, trabalhando na área deles.
As graduações acima merecem receber mais porque… são mais difíceis que da área de TI???
Refazendo a pergunta: SERÁ QUE VALE APENA???
Ok gustavo, pode debafar em um tópico so. Não precisa duplicar posts. Quem quiser responde-lo:
http://www.guj.com.br/posts/list/105/136891.java#1054341
vc tem duas opções: ou vc ‘se candidata com o que tem/sabe’ ou vc ‘não se candidata’… acho um saco isso, mas não tem pra onde fugir… lembre-se que nem sempre ‘exigir muito’ (conhecimento) significa pagar muito (dinheiro)… sendo assim, eu prefiro ‘ir com o que tenho/sei’ e oferecer o meu melhor… tem dado certo…