Casos de uso

Pessoal, estou com a seguinte dúvida:

Se eu tenho apenas ‘1’ caso de uso posso fazer o diagrama de caso de uso com mais de uma elipse?

E o que é diagrama de sequencia é a mesma coisa que o diagrama de casos de uso? ou você faz o diagrama de casos de uso ou o diagrama de sequencia?

Sim.

Não. Caso de uso possui informações com uma abordagem mais próxima do cliente e o diagrama de sequência nem tanto. Um mesmo caso de uso pode ter vários de sequência para documentar os processos.

Dê uma olhada aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_sequência

Abs

Na verdade, cada elipse deve ser utilizada para representar um caso de uso. Se você precisa de mais elipses é porque possui mais de um caso de uso.

Um exemplo mais prático:

Bom, eu tenho o seguinte caso de uso ‘001’

Eu poderia fazer mais de uma elipse?

Breve Descrição:
Cliente solicita uma ou mais pizzas do tipo “meio à meio” e indica quais os dois sabores que deseja.
Ator(es) Primário(s):
Atendente e Cliente da Pizzaria
Pré-condições:
O cliente informa que deseja uma pizza do tipo meio à meio e seleciona de acordo com o cardápio os dois sabores que deseja.
Fluxo Principal:
1.O cliente informa os sabores da pizza que deseja[EV].
2.Atendente registra o pedido e seleciona os sabores escolhidos[EV].
3.Sistema retorna o valor da pizza de acordo com o sabor de maior valor[RS].
4.Atendente informa ao cliente o valor da pizza.
Fluxos Alternativos e Exceções:
Pós-condições: (Sucesso) O pedido do cliente é registrado com sucesso e o atendente confirma o pedido e informa o valor da(s) pizza(s) e a estimativa de tempo para o preparo e ou a entrega.
(Falha) O pedido não foi registrado.
Requisitos funcionais satisfeitos:
R.F.10
Requisitos não funcionais
R.N.F.10.01.
R.N.F.10.02.

Na minha opinião, esse cenário pode ser representado apenas pelo caso de uso (registrar pedido). Utilizando apenas uma elipse.

Qual seria a necessidade de inserir uma nova elipse?

[quote=di.magdaleno]Na minha opinião, esse cenário pode ser representado apenas pelo caso de uso (registrar pedido). Utilizando apenas uma elipse.

Qual seria a necessidade de inserir uma nova elipse?[/quote]

Esse diagrama que eu fiz, por exemplo?
É desnecessário?

Você está tentando representar um processo de negócio (cliente pedindo pizza) com casos de uso. Isto não vai dar muito certo. Utilize os casos de uso apenas para mapear o atendente interagindo com o sistema. A interação entre cliente e atendente não deve ser representado em casos de uso.

Exato! Complementando o que eu havia falado anteriormente, o único Caso de Uso desse cenário seria o “Registrar pedido” e o Ator seria o “Atendente” e não o cliente.

Outra dica: um caso de uso (uma elipse) deve representar uma “funcionalidade” mais abrangente (o seu “Registrar pedido”). Os outros não se parecem com casos de uso, mas os passos do seu caso de uso (escolher o sabor, escolher a forma de pagamento, etc).

O correto seria desse jeito?

O diagrama de caso de uso é só isto. Agora você tem que escrever o caso de uso em si (o fluxo principal, de exceção, alternativos), lembrando que você não deve considerar o cliente um ator do sistema. Restrinja a interação entre o atendente e o sistema.

Enfim. Está certo dessa maneira que eu fiz ou está incompleto?

Tipo: não falta a elipse do caso de uso da pizza meio-a-meio?

Não existe certo ou errado neste contexto. A UML é uma linguagem que você usa de acordo com as suas necessidades. A sua metodologia/processo/empresa/professor que deve dizer se está completo ou não. Se o requisito é “pedir pizza meio-a-meio”, você pode escrever o caso de uso “Registrar pedido de pizza meio-a-meio”, ao invés de escrever o caso de uso “Registrar pedido”.

Entendi, muito obrigado!