Casos de uso x estórias de usuário

Gostaria de saber a opinião da galera, casos de uso e estórias de usuário, são na opinião de vocês ferramentas antagônicas ou complementares ?

Particularmente, tive um insight, e por favor, me corrijam se eu estiver errado. Na minha opinião, estórias de usuário servem para mapear o VALOR de um produto, a partir da perspectiva do usuário. Já casos de uso, penso já em uma ferramenta de modelagem mesmo, onde eu começo a detalhar as interações do usuário propriamente dito. Ou seja, os casos de uso poderiam servir justamente para detalhar uma estória de usuário.

Então, o que vocês pensam ?

Exatamente a mesma coisa.

Discordo de que sejam a mesma coisa. Um caso de uso pode ter os seus extends e sei la mais o que. As estorias sao, por definicao, independentes uma das outras.

As estorias nao detalham passo a passo de uma regra, casos de uso sao detalhados, contem desvios, ifs, elses.

Acho que sao bem diferentes.

Respondi a pergunta final dele:

Penso o mesmo que ele. Histórias mapeiam o valor do usuário, o que num sistema é importante para ele. Casos de uso já fazem parte da modelagem do sistema em si.

[quote=ViniGodoy]Respondi a pergunta final dele:

Penso o mesmo que ele. Histórias mapeiam o valor do usuário, o que num sistema é importante para ele. Casos de uso já fazem parte da modelagem do sistema em si.[/quote]

Ops, malz entao.

Por definição um caso de uso não deve ter nem ifs, nem elses e nada que lembre linguagem de programador.

Um caso de uso é uma sequenciação de passos para atingir um (e somente um) objetivo de um cliente.

Pode ter caminha alternativo, mas deve ser coloquial, ou seja, nada de pseudo-codigo. Um caso de uso
serve, entre outras coisas, para apresentar ao cliente e mostrar (na linguagem dele) que entendemos
o objetivo dele e chegamos a definir as sequencias e até as alternativas.

Muitos clientes gostam de ver os casos de uso por que vao além das historias deles. Geralmente
apresentam alternativas que eles nao pensaram e por isso devem ser apresentados a eles em
uma linguagem que eles entendam, nada que tenha a ver com código ou pseudo código.

E só pra ficar claro, entendi que ninguém aqui está falando de diagrama de caso de uso que é bem diferente.

1 curtida