Carreira Trabalhadores de TI em SP anunciam greve

É isso mesmo pessoal, greve !!!

Conforme públicado anteriormente(http://www.guj.com.br/java/234026-sem-acordo-profissionais-de-ti-ameacam-greve), uma ameaça de greve, está foi confirmada. Segue texto da INFO Online:

Trabalhadores de TI em SP anunciam greve


Antonio Neto, presidente do Sindipd, durante manitestação em São Paulo

SÃO PAULO - O principal sindicato paulista dos trabalhadores de TI, o Sindpd, anunciou na noite deste sábado que a categoria entrará em greve no início da próxima semana.

O Sindpd reúne profissionais de tecnologia da informação, como analistas, programadores e colaboradores de áreas administrativas em empresas de processamento de dados.

De acordo com a entidade de classe, a greve foi decidida neste sábado em assembleia que reuniu filiados da região metropolitana e de municípios do interior, como Araraquara e Sorocaba.

Os trabalhadores do setor negociam reajustes salariais desde janeiro, sem acordo com entidades patronais. O Sindpd pede reajuste de 11,9% nos salários dos profissionais do setor, maior participação nos lucros das empresas e correção no valor do auxílio-refeição para 15 reais por dia trabalhado.

Os empregadores alegam, no entanto, que o valor pedido é muito acima da inflação registrada em 2010 e dizem que as empresas podem suportar, no máximo, um aumento de 6,47% para os profissionais.

De acordo com a legislação trabalhista, os trabalhadores podem entrar em greve em até 72 horas após anunciá-la. Segundo o presidente do Sindpd, Antonio Neto, a entidade vai procurar a Justiça para que ela determine o valor do dissídio, uma vez que não houve acordo entre trabalhadores e patrões.

Para especialistas no setor, no entanto, a decisão deve ter pouco impacto no dia a dia das empresas que contratam trabalhadores de TI.

Muitos profissionais mantém-se afastados dos sindicatos ou atuam com contratos temporários, de forma autônoma, como cooperados ou ainda como pessoa jurídica, emitindo nota-fiscal ao final de cada mês, características que diminuem a relação dos trabalhadores com os sindicatos da categoria.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/trabalhador-de-ti-so-pode-entrar-em-greve-sexta-13032011-12.shl

Existe também um outro link que noticia, que o trabalhador de TI só pode entrar em greve sexta, segue:
http://info.abril.com.br/noticias/carreira/trabalhador-de-ti-so-pode-entrar-em-greve-sexta-13032011-12.shl

Só sei de uma coisa, com isso vamos pelo menos descobrir em qual nível é classificada a união da categoria. Sou a favor da greve, e voces são a favor ou contra ??? Deixem suas opiniões !!!

Atenção pessoal de Brasília, quinta feira (dia 24) é a nossa vez de decidir o nosso reajuste!

Precisamos do comparecimento em massa de todo mundo!

Será no CONIC, do lado do SINDPD-DF, no auditório da CUT às 18:30h.

Contamos com a presença de uma boa parte! Precisamos fazer presença, precisamos valer a nossa força! O que for definido nessa assembléia será apresentado ao sindicato patronal (empresas).
Precisamos mostrar força! Escrevam suas propostas e levem nesta data no local acima indicado! Vamos discutir e definir o que é melhor para nossa categoria!

E lembrem-se, não adianta simplesmente reclamar, tem que participar! Vejam só o exemplo de SP, mais de 1000 profissionais foram na assembléia definir suas propostas! Agora é a nossa vez!

Espalhem a notícia aos amigos da categoria, quinta feira, dia 24 de março às 18:30h., estaremos lá! É a nossa vez! A união faz a força!

Antigamente eu achava que greve era desnecessária. Acreditava que, se o profissional é bom, ele mudava de empresa e pronto. Se não gostasse do jogo empresarial, que abrisse sua própria empresa.

Hoje vejo que essa visão egoísta e arrogante é prejudicial não apenas aos outros mas para mim também. Nem todos querem ser empreendedores. Muita gente bem sucedida se sente feliz trabalhando para uma companhia, ao invés de abrir uma empresa. Independente de sermos empreendedores ou empregados, todos merecemos mais respeito do que temos recebido.

Uma vez que as empresas estão adotando as mesmas práticas ruins, que estão todas nos tratando como se fôssemos trabalhadores braçais, uma vez que todas estão se organizando para desrespeitar nossos direitos e diminuir nossos salários o quanto puderem, então nós devemos sim nos organizar e até mesmo partir para algo tão drástico quanto uma greve.

Infelizmente, muita gente não vai aderir. Muitos têm medo de perder o emprego e muitos não se aproximam do sindicato. Não temos essa cultura de “militância”. Chegamos a associar isso com politicagem e roubalheira. Vemos esse jogo de forma pejorativa. E quer saber? Essa é a maior vantagem das empresas sobre nós. O sindicato patronal está bastante organizado. Nós, não.

Vale refeicao de 15 conto por dia??? O que eles querem almocar, caviar da Noruega todos os dias??

[quote=windsofhell]
Vale refeicao de 15 conto por dia??? O que eles querem almocar, caviar da Noruega todos os dias??[/quote]

Não sei onde você trabalhar, mas 15 reais para almoçar em SP não é nada de extraordinário.

Qualquer almoço razoável não sai por menos de 10~13 reais.

[quote=windsofhell]
Vale refeicao de 15 conto por dia??? O que eles querem almocar, caviar da Noruega todos os dias??[/quote]

Aqui onde trabalho o preço por kilo é, em média, R$21,00.

Com 15 reais eu consigo comer relativamente bem. Com 10…nem tanto.

15 reais para alguns pode ser muito e para outros pode ser pouco.

Aqui a empresa paga 12 reais por dia.
Para mim está ótimo e ainda sobra, mas para alguns colegas que comem mais hahaha
o vale refeição deveria se chamar VALE FOME.

Não, deveria se chamar AUXILIO REFEICAO. Se a pessoa quer comer mais ou mais caro, basta interar.

[quote=windsofhell]
Vale refeicao de 15 conto por dia??? O que eles querem almocar, caviar da Noruega todos os dias??[/quote]
Em São Paulo o almoço é caro mesmo.

Em Alphaville, onde trabalho, a média é 30 pau o kilo…da pra comer no shooping mas morre pelo menos uns 15 conto em um prato feito ou lanche!!!

Brasileiro adora uma greve mas concordo com todos que disseram que essa greve não terá impacto nenhum. As empresas estão bem protegidas durante todo esse tempo contrataram bastante gente via PJ, e as que assinam carteira tem muito mais poder de persuadir seus profissionais do que sindicatos distantes que só aparecem para descontar do seu salário no fim do mês. Com todos os problemas da área se os sindicatos estão fragilizados é porque não fizeram o dever de casa.

Eu recebo um salário legal, não posso reclamar, mas recebo 11 reais por dia de VR e aqui na região da Paulista realmente não tem mais como, na verdade não tem faz tempo, mas quando eu comecei a trabalhar nesse pedaço uns 3 anos atrás ainda dava para apertar um pouquinho aqui e ali , com um feriado ou outro o VR chegava até o dia 24 / 25.

Mas hoje tá sem condições, o VR tá acabando dia 18. Uma coxinha custa 3 reais, ou seja, 2 coxinhas = 6 reais, mais da metade do valor diário do VR. Virou realmente vale coxinha.

O problema todo da questão não é o valor do VR ou a qualidade da comida do cara, mas sim que no geral nego tá desenbolsando 100 a 200 reais por mês para se alimentar no fim do mês, e isso faz diferença no salário.

Nisso você tem razão, mas cabe também uma reflexão…

Quem forma o sindicato? Quem são nossos representantes? Qual a nossa participação nisso?

A maioria de nós não tem resposta para nenhuma dessas perguntas (inclusive eu). Então, será que devemos por a culpa apenas no sindicato? E nós? Não deveríamos nos mobilizar, procurar informações, participar? Ou iremos nos reduzir a massa de manobra que só está inerte porque o sindicato não atua?

Fico pensando nisso e vejo que eles não fizeram a parte deles, mas que nós também não estamos fazendo a nossa…

Vale refeicao eh uma merda, os salario deveriam (incluir) ser suficientes e corrigidos pra suprir as necessidades do funcionario, transporte e alimentacao, por exemplo.

Espero que de certo essa greve e que um bom numero de profissionais tenha coragem para aderir a greve, o problema como o proprio artigo citou eh o grande numero de PJ’s que tao pouco se f* pra isso e eles tb nem podem entrar em greve, senao ja eras.

Uma coisa que eu penso eh que agora que comecou com grevem, sindicato e etc mais e mais empresas vao aderir ao contrato de PJ pra evitar dores de cabeca. Infelizmente os profissionais de TI demoraram para comecar a se organizar e exigir os seus direitos tava todo mundo mais preocupado em ganhar dinheiro.

//Daniel

aqui na região da berrini em sp o almoço sai de 10 a 20 reais… os lugares mais baratos estão em 10, 12, mas a maioria é mais caro do que isso e isso o prato feito assim mais boqueta (aqui na esquina de onde trabalho tem um lugar com prato feito a 9 reais mas para vocês terem ideia o prato feito em questão de $9 não vem nem feijão… neste mesmo lugar outros pratos melhores e mais completos são 14, 15, 16… etc).

muitos outros lugares aqui a média esta uns 15 reais mesmo (aqui em uma das regiões mais nobres da cidade) entre os que são prato feito ou os que você come o quanto quiser (sem o menor luxo diferentemente do que alguns devem ter pensado)… mas tem vários lugares mais caros…

Sobre o PJ, o que temos que fazer é evitar isso como o cão foge da cruz!

Eu já trabalhei PJ. Fiquei doente e vi o quanto que o PJ é legal. Deixei de receber pelos dias parados, se precisasse me aposentar (o caso foi grave) iria receber uma mixaria, fui despedido e não tive direito a seguro desemprego, o auxílio doença era uma droga…

Enfim, PJ parece legal, mas é uma grande armadilha. Principalmente porque baixa nossos salários CLT.

Hoje tem muita empresa que não contrata PJ, porque muito juiz ainda dá ganho de causa ao funcionário em caso de processo.

Diga não às drogas! Diga não ao PJ!

aqui entre nós, acabei de googlar que a inflação em 2010 ficou em 5.9 %, essa história de que o máximo suportado de aumento não é nem 1 % a maior do que a inflação, em um mercado em grande expansão ja a bastante tempo… é mesmo difícil de engolir… o que os empresários querem dar não é um aumento, é um reajuste relativo a inflação mesmo… deduzam o que quiserem quanto a essas informações…

Diga não às drogas! Diga sim ao PJ!

Como um profissional autônomo pode se prevenir em casos de imprevistos?

Contratando um seguro que ofereça cobertura para quando imprevistos o impedirem de exercer suas atividades profissionais. Assim, ele recebe o valor contratado durante o período de indenização, enquanto estiver impossibilitado de trabalhar.

Fonte: http://app2.unimedseguros.com.br/encontroscooperativos/dicas.asp?id=9

[quote=josenaldo]Sobre o PJ, o que temos que fazer é evitar isso como o cão foge da cruz!

Eu já trabalhei PJ. Fiquei doente e vi o quanto que o PJ é legal. Deixei de receber pelos dias parados, se precisasse me aposentar (o caso foi grave) iria receber uma mixaria, fui despedido e não tive direito a seguro desemprego, o auxílio doença era uma droga…

Enfim, PJ parece legal, mas é uma grande armadilha. Principalmente porque baixa nossos salários CLT.

Hoje tem muita empresa que não contrata PJ, porque muito juiz ainda dá ganho de causa ao funcionário em caso de processo.

Diga não às drogas! Diga não ao PJ![/quote]

Armadilha para quem não faz contrato direito ou não le as clausulas direito.
Se está explicito q vc não irá receber os dias parados, nada mais natural do que vc não receber.
A diferença do PJ é q vc tem de se preocupar com todos estes detalhes, se fizer bem feito, com uma boa negociação e contratar os serviços certos (como comentaram sobre seguro, plano de saúde, previdencia privada, etc) é melhor do que entregar mais $ para governo e receber menos

Eu acho que o que falta é o bom senso das empresas nessas questões, pois cada ano elas aumentam seus lucros e não repassam para seus colaboradores. Na minha empresa procuramos repassar o máximo para nossos colaboradores, tanto de salário como de benefícios.
Para um trabalho ser bem feito, o empregado tem que estar feliz com o que faz e com o reconhecimento que ele receberá por isso (dinheiro e respeito).

Penso que a greve bem pensada e com fundamentos é uma coisa linda, como se fosse um passo para redenção…

Tem algo que não entendo e aqui é só um comentário solto e um meio desabafo

Consideremos uma empresa generica X, ela tem nome, tem montes de funcionários, fatura milhões, tem montes de contratos dezenas ou centenas de clientes ou seja é uma empresa vista como sendo boa para se trabalhar. E consideremos ainda que estamos falando especificamente da área de informática, desenvolvimento e afins.

Mas uma vez dentro dela ela age sem ética, não paga direito, não repassa lucros, trata mal seus funcionários obrigando-os a trabalharem com cargas elevadas de trabalho e stress para entregar seus lindo produtos.

Aí os funcionários resolvem fazer greve para ganhar mais, mas em momento algum eu vejo as pessoas reclamando das condições de trabalho, ou seja estão sendo tão capitalistas qto as empresas que eles acusam serem muito capitalistas, no fim acabam se preocupando apenas com o salário ao invés de se preocuparem em trabalhar numa empresa melhor

Ou seja se esta ‘bela’ empresa que age e trabalha desta forma seria automaticamente vista como uma boa empresa apenas se pagasse bem. Se ela dobrasse os salários ela se tornaria automaticamente um bom lugar para se trabalhar, apesar dos n problemas.

Isto parece hipocrisia, é mais fácil reclamar e desejar ganhar bem numa empresa ruim do que procurar e ganhar menos numa empresa boa. E aqui está a força das grandes empresas.

Especificamente na área de informática quem trabalha em empresa ruim e reclama dela e não sai é acomodado, na grande maioria das vezes [é claro que existem exceções, mas elas deveriam ser justamente isto exceções]

O funcionário não se valoriza, e o fato da empresa não ligar para isto já demonstra como ela é e o que ela pensa e seus valores.

Valorizar-se mais não é ganhar um salário maior é trabalhar numa empresa melhor.