Carreira e Graduação - o que fazer?

Olá a todos!!

Sou velho no fórum, gosto de programação e computadores faz algum tempo. Faz um ano que tenho estudado muito Java, XHTML, CSS, DOM, JavaScript, e XML. Sei que um ano é bem pouco, mas sigo e seguirei estudando.

Sou formado em Direito (tudo a ver), que foi uma faculdade que aprendi muitas coisas úteis (como cidadão e ser humano) mas me decepcionei muito ao tentar atuar, pena ter sido tão tarde. Resolvi então voltar para a área na qual eu tinha feito curso técnico, ou seja computação.

Já tentei ingressar na área com o conhecimento que possuo, mas é impossível sem uma graduação na área, creio CORRIJAM ME se eu estiver enganado. Muitos sites de cadastros quando abrem boas vagas (quando abrem, pois normalmente são preenchidas por QI antes de sair ao público) exigem faculdade na área e consequentemente sou dispensado do processo seletivo pelo próprio sistema, já que não tenho faculdade na área.

Depois de muito relutar, pois creio que vivemos no país uma feira da compra de diploma, pois é isso que são a maioria das faculdades ao meu ver, salvo raríssimas exceções, resolvi fazer uma faculdade apenas para possuir o diploma. Vejam não me acho preparado para assumir grandes cargos na área de TI, porém também acho que nenhuma faculdade fará isto comigo, mas pode ser a porta de entrada para uma empresa onde eu "correndo atrás" e lendo muito possa mostrar meu trabalho. Além é claro de estar adequado a política das empresas : nível superior completo.

Também já tentei sem êxitos trabalhos como freelancer, porém normalmente e até de forma compreensível, pedem sempre experiência.

Tentarei a graduação na modalidade EAD (curso devidamente reconhecido pelo MEC) para ver se as coisas mudam. Opto por esta pois preciso trabalhar (com editoração de imagens e vídeos) para pagar a facul e uma presencial me consumiria muito tempo (inclusive de locomoção, além de ser mais cara), que posso aproveitar lendo e estudando de forma autodidata.

A única coisa que possuo é vontade e facilidade para aprender (autodidata) na área de informática claro, porém a coisa ta feia, o que fazer? Alguém sugere algum atalho???

S.O.S ae galera e desde já muito grato pelos que responderem.

p.s: Quanto ao EAD pretendo ingressar em Análise de Sistemas ou Sistemas para Internet (ambos tecnólogos) em Universidades como Anhembi Morumbi, Unisul, UniNove, Universidade Metodista, UniGran, CESUMAR, ou Claretiano. São as que estão em minha mira, apenas estou em dúvida quanto ao curso.

Se você tem paciência pra aula online, segue por aí mesmo. E depois, aproveitando que você é formado em Direito, tenta um concurso público. Uns dizem que não aceitam Tecnólogo, mas um professor explicou que não podem fazer isso e devem te aceitar mesmo sendo tecnólogo. Não prestei muita atenção no assunto por não me interessar, mas deve ter algo sobre isso pelo Google.

vc diz concurso na área de informática? desenvolvimento? Tem isso? É muito raro abrir. Se for na área de Direito, só se nada der certo mesmo quero fazer algo que me faça feliz, não quero mais tentar coisas que serão entediantes e não me completarão como profissional.
Grato pela ajuda, continuem postando.

Na área de T.I mesmo. Estão abrindo vários concursos. Você também pode procurar fazer algum de nível técnico na área de T.I.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um boa escolha… eu me formei na Uninove
e realmente vc sai de lá mal sabendo fazer um hello world sozinho sem colar… (se vc só ficou estudando pelo conteudo da faculdade)…

mas ter começado a cursar a facul… e estudando por conta paralelamente…
vc consegue entrar no mercado como Trainee… (meu caso) …
agora mês que vem começarei a MBA na FIAP que ao meu ver é a melhor faculade de TI…
se não pode investir pesado na graduação… tenta caprichar na instituição que irá fazer a pós

antes ou paralelamente a graduação vc poderia fazer alguns cursos…
por exemplo, alguma linguagem que vc ja mexeu, ou gostaria de mexer… (java no meu caso)…
é muito útil na hora de uma entrevista…e vc não entra totalmente “cru” na faculdade…

bom… são os conselhos dos quais eu não tive quando inventei de entrar na área…
e com certeza ajudariam muito… esses são os conselhos que dou por vivencia própria… :smiley:

abraços… :smiley:

Fala Darkan, é ja tinham me falado da Uni9 e pelo que apurei agorinha no site do MEC sequer tem reconhecimento na modalidade EAD de ADSistemas.

Concordo contigo sobre a FIAP, pelo que vejo nos conteúdos programáticos deles. Mas coisa boa custa caro né, eu precisaria entrar em uma empresa para poder pagar. Aliás vc paga por conta ou a empresa paga para ti?

TEnho uma boa base de programação na facul não entrarei cru não, embora não tenha experiência no mercado de trabalho. Mas o que sei para uma faculdade EAD creio que vá me ajudar muito, pois a maioria não ensina muito e tem que vir meio que sabendo.

Grato a todos, continuem postando.

Bom… ainda não me formei, mas mesmo cursando o pessoal pede experiência, é um pouco difícil achar algo sem experiência (somente com o que se aprende na faculdade, como o amigo acima falou, você sai de lá sem conseguir fazer o hello world).
Mas se você gosta disso tem que dar um passo pra trás achar uma vaga que não precise de experiencia para depois poder andar mais rápido.
Trabalhe com o você gosta que não precisará trabalhar.

Pois é cara mas nem vaga sem experiência consigo arrumar, vc sabe onde? Se for algo interessante vale sim para pegar experiência mas é raro de encontrar. Quando se encontra esbarra na faculdade.

[quote=shark22h]Fala Darkan, é ja tinham me falado da Uni9 e pelo que apurei agorinha no site do MEC sequer tem reconhecimento na modalidade EAD de ADSistemas.

Concordo contigo sobre a FIAP, pelo que vejo nos conteúdos programáticos deles. Mas coisa boa custa caro né, eu precisaria entrar em uma empresa para poder pagar. Aliás vc paga por conta ou a empresa paga para ti?

TEnho uma boa base de programação na facul não entrarei cru não, embora não tenha experiência no mercado de trabalho. Mas o que sei para uma faculdade EAD creio que vá me ajudar muito, pois a maioria não ensina muito e tem que vir meio que sabendo.

Grato a todos, continuem postando.[/quote]

A Fiap custa caro sim, mas quem tem conduções vale mto a pena… o ADS (a noite) é 36x de uns R$700/800… de manhã é 36x de R$500/600…
mas lá com certeza vc sai foda, tipo pica das galáxias :smiley:

Eu vou pagar por conta a minha MBA… mas dependendo do tempo de casa e da empresa, da até pra negociar a pós…

jeffev mas como trainee eles não pedem experiência… eles querem pelo menos que vc tenha uma noção neh… pra eles não terem tanto trabalho pra te ensinar as coisas… :wink: vale mto apena começar de baixo… o importante é entrar na área e conseguir um pouco de experiência… depois disso ja era… :wink:

[quote=darkan666]
jeffev mas como trainee eles não pedem experiência… eles querem pelo menos que vc tenha uma noção neh… pra eles não terem tanto trabalho pra te ensinar as coisas… :wink: vale mto apena começar de baixo… o importante é entrar na área e conseguir um pouco de experiência… depois disso ja era… ;)[/quote]

Sim, claro!
Foi o que eu tinha dito antes: “Mas se você gosta disso tem que dar um passo pra trás achar uma vaga que não precise de experiencia para depois poder andar mais rápido.”
Foi assim que comecei (comecei no inicio desse mês a trabalhar como programador, estou ainda aprendendo e tal).

Fala Jeffev!! Poxa cara desculpe a indiscrição mas onde vc trabalha? Pergunto pois como são tão poucas as empresas que aceitam alguém sem experiência, que pode ser a salvação para um começo mesmo como vc disse.

Continuem postando vou acompanhar este tópico por pelo menos 2 semanas ainda…

Pensei também ao invés de fazer uma graduação tecnológica fazer uma pós graduação na área de informática? Alguém me aconselha isto? Alguém já tentou isto?

Aguardo respostas para troca de experiências…

Grato a todos desde já!!

Eu gosto no caso da TI de cursos tecnológos.
Principalmente pelo mercado.

Olá!!! Alguém mais tem alguma dica? E a respeito da pós ao invés de graduação? Lembrando que tenho graduação mas não na área de informática.

Continuem postando, estou acompanhando o tópico diariamente.

Obrigado a todos!!!

Olá a todos…

Gostaria de fazer uma pergunta para os que já trabalham na área: como é o dia a dia de um programador em uma empresa? O que de fato necessitamos saber de cabeça, e o que podemos consultar??? Que IDEs são utilizadas na maioria das empresas? Eclipse? IDE da IBM? NetBeans? Ou outras?

Quais são os tipos de tarefas que são cobradas de um programador em um ambiente corporativo?

Por favor, continuem postando se tiverem algo a acrescentar…
Grato!

Qual a diferença de Sistema da Informação para Ciencia da Computação? Auguem pode me esplicar.

Cara, faça a melhor graduação que você puder. Se não puder cursar uma Universidade pública de ponta, faça uma particular, mas não faça faculdade apenas por fazer. Se você frequentou as aulas da sua faculdade de Direito (ao invés de ficar bebendo e pedindo para os colegas assinarem a chamada) você deve ter aprendido que existe todo um conjunto de princípios por trás das leis, da organização do Estado, etc. Computação é a mesma coisa. Existe toda uma teoria por trás do computador, das linguagens de programação, algoritmos, etc. e a única chance que você tem de estudar isso é na (boa) faculdade. Você até pode aprender tudo isso por conta, mas é muito mais difícil.

Com relação ao dia-a-dia do programador …

Isso varia muito. Existem empresas mais conservadoras e as mais liberais. Geralmente, empresas mais conservadoras tendem a controlar mais o ambiente do funcionário: o ambiente de desenvolvimento é padronizado, a comunicação é rígida, Internet é proibida, os requisitos chegam através de papéis … na outra ponta, existem empresas mais liberais: você monta o ambiente do jeito que quer, tem liberdade de falar diretamente às hierarquias superiores, Internet liberada inclusive com Twitter e Facebook. Enfim, entre esses 2 extremos existem diversas possibilidades.

Valeu pela dica Rmendes,

Quem ainda tiver algo para acrescentar, por favor…ainda sigo o tópico.

Bom, pretendo compartilhar também minha “breve” experiência na área de TI.

Quando iniciei a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em 2011, em 6 meses de curso consegui um estágio, não vou mentir e dizer que não houve um certo QI, ocorreu sim, na época ajudava o pessoal com programação, e um dos colegas que ajudei me ajudou a arrumar uma vaga como estagiário em uma empresa, digamos, de grande porte do segmento de varejo. o TI desta empresa é no interior de SP, mesma cidade em que curso ADS.

Trabalhei como estagiário e em poucos meses fui efetivado, atualmente trabalho como Help Desk, mas pretendo me tornar um programador certificado em Java, minha grande ambição profissional, no momento, é conseguir a OCJP 7.

O que penso é que a faculdade, além de ser um ambiente de aprendizado, para compartilhar idéias, para encontrar bons livros, é também um ambiente de oportunidade, e se você tem facilidade com alguma matéria, ou alguma área da computação, e se dispor a ajudar seus colegas de sala, e demonstrar entender ou, como dizem, “ter facilidade” para certas áreas de TI, surgem oportunidades, não estou dizendo que a sua intenção de ajudar deva ser conseguir um emprego, mas, oportunidades surgem.

Na faculdade também surgem muitas vagas de estágio, geralmente(pelo menos onde moro) pagam pouco, mas é a porta de entrada no mercado de TI, e mesmo que, talvez, não seja necessariamente o que você quer para a vida, conta como experiência, tanto de TI, como para o próprio mercado de trabalho.

Já pensou em tentar cursos tecnólogos gratuitos como a Fatec por exemplo? São cursos geralmente de curta duração (ADS é 3 anos), e a tendência de entrar no mercado é bem alta mesmo durante o curso, digo isso porque praticamente a minha sala inteira está trabalhando hoje na área de TI, e moramos no interior de SP.

Já pensou também em certificações? Exigem bastante estudo, mas acredito ser recompensadoras, eu quero me certificar em OCJA/OCJP primeiramente porque gosto muito de programação e quero, de certa forma, “provar” que domino uma tecnologia, não necessariamente devido ao salário, mas o salário de um profissional certificado, dependendo do lugar, deve ser um bom salário.

Te desejo boa sorte.

Olá Sierra!!

Muito Obrigado por compartilhar sua história, valeu mesmo! De fato tivestes uma grande ajudinha né. Na verdade todas as pessoas que chegam a algum lugar possuem alguém que foi determinante para isso. Basta ver os casos de sucesso, até mesmo na televisão, meio futebolístico, enfim. Sempre “precisamos” de alguém, sozinho é muito difícil.

Mas quanto a Fatec pensei sim. Tem em minha cidade, o problema é que minha idade já está avançada, trabalho atualmente numa área diversa da que quero ingressar (e preciso para me manter), o tempo que resta é para estudar TI. Para ingressar na FATEC teria que gastar tempo estudando matérias de 2° grau q são decisivas para o ingresso nesta universidade. Até pq concorreria com pessoal que está com tudo isso fresco nas mentes. Não bastasse isto não sou afrodescendente, já tenho uma graduação e não teria qualquer desses empurrõezinhos que o nosso querido Governo dá a alguns. Pelo contrário, concorreria em desvantagem.

Ante isto, apesar de sem dúvida a FATEC ser ótima, penso ser um caminho longo e incerto num momento de minha vida que não posso mais errar nem perder tempo. O que vc acha? Alguém tem alguma opinião diversa, por favor poste, o meu objetivo é realmente trocar idéia e somar com as experiências diversas que cada um passou em sua carreira.

Quanto a certificação, com certeza foco nela também, a propósito Sierra, vc faz cursinho pra certificar? Ou estuda só? Que livros vc utiliza?

Bem continuem postando, e mais uma vez obrigado por compartilhar Sierra…

Abraço

[quote=shark22h]Olá Sierra!!

Muito Obrigado por compartilhar sua história, valeu mesmo! De fato tivestes uma grande ajudinha né. Na verdade todas as pessoas que chegam a algum lugar possuem alguém que foi determinante para isso. Basta ver os casos de sucesso, até mesmo na televisão, meio futebolístico, enfim. Sempre “precisamos” de alguém, sozinho é muito difícil.

Mas quanto a Fatec pensei sim. Tem em minha cidade, o problema é que minha idade já está avançada, trabalho atualmente numa área diversa da que quero ingressar (e preciso para me manter), o tempo que resta é para estudar TI. Para ingressar na FATEC teria que gastar tempo estudando matérias de 2° grau q são decisivas para o ingresso nesta universidade. Até pq concorreria com pessoal que está com tudo isso fresco nas mentes. Não bastasse isto não sou afrodescendente, já tenho uma graduação e não teria qualquer desses empurrõezinhos que o nosso querido Governo dá a alguns. Pelo contrário, concorreria em desvantagem.

Ante isto, apesar de sem dúvida a FATEC ser ótima, penso ser um caminho longo e incerto num momento de minha vida que não posso mais errar nem perder tempo. O que vc acha? Alguém tem alguma opinião diversa, por favor poste, o meu objetivo é realmente trocar idéia e somar com as experiências diversas que cada um passou em sua carreira.

Quanto a certificação, com certeza foco nela também, a propósito Sierra, vc faz cursinho pra certificar? Ou estuda só? Que livros vc utiliza?

Bem continuem postando, e mais uma vez obrigado por compartilhar Sierra…

Abraço[/quote]

Então, na época foi o segundo vestibular para ADS da Fatec da minha cidade, não foram muitos que prestaram, mas dentre os que prestaram havia gente de todo tipo, alguns mais velhos tentando uma nova oportunidade, alguns que entraram porque “TI dá dinheiro”, alguns que gostavam de informática e alguns que gostavam de informática e não queria prestar federal pra não morar em república(eu).

Hoje a Fatec já é um pouco mais concorrida aqui, fico feliz de ter aproveitado a oportunidade em 2011.

Quanto a certificação, estudo sozinho, estou utilizando o SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Exam 310-065, da Kathy Sierra e Bert Bates(http://www.amazon.com/SCJP-Certified-Programmer-Java-310-065/dp/0071591060), só estou pensando em como vou aprender as mudanças que ocorreram com o Java 7, talvez assistindo algumas aulas da Universidade XTI(www.youtube.com/user/ricardolopescosta)

Mas, pra ser sincero, ultimamente ando meio desanimado.

Abraços.