Olá pessoal, eu tenho 16 anos e pretendo estudar programação para games futuramente, principalmente porque me interesso bastante por programação, gosto muito de jogos eletrônicos, como: Skyrim, Minecraft, BO2, Diablo III e assim vai, dos mais diferente gêneros, e também tenho bastante curiosidade e vontade de saber como os games são feitos, e muito futuramente, se der tudo certo, trabalhar numa empresa como a Treyarch, Bethesda, Blizzard, Mojang e ETC.
Como muitos iniciantes, comecei com Game Maker, aprendi bastante com ele, fiz vários mini-jogos de RPG, shooters e uns joguinhos de corrida, mais precisamente eu passei 1 ano mexendo, e descobrindo o Game Maker, e quando fiz 16 anos mês passado, comecei a me dedicar a linguagem de programação.
Escolhi a linguagem java para começar, já assisti várias vídeo-aulas e já sei muita coisa considerada básica e fundamental na linguagem java, eu a escolhi por ser mais fácil do que c++ e por desenvolver jogos, digamos mais “leves”, ou seja, mais para iniciantes nesse ramo. Eu já sei os comandos principais do public class “nome do seu programa” { o public static void, como fazer uma janela vazia definindo seu tamanho, se é visível ou não, descobri e aprendi a mexer no MS DOS, compilar meus programinhas e ETC. Já sei fazer barra de entrada de dados, transmitir alguma mensagem, estou no momento aprendendo os tipos de variáveis String e int, e ai vai a minha grande dúvida:
Até agora não chegou em nenhuma parte de desenvolvimento de programas para jogos, melhor explicando: não tem muita coisa a ver com o que eu estava pensando que haveria, não sei se pretendo continuar aprendendo java. E minhas dúvidas são essas: Como um jogo como Runescape ou Minecraft, por exemplo, de grandes sucessos foram feitos no bloco de notas e compilados no DOS? Foram feitos assim mesmo, ou isso é só uma etapa na programação?
Pesquisando muito na internet e vendo muitos posts do fórum, descobri coisas chamadas IDE’s, e sei que as melhores são o NetBeans e o Eclipse, eu queria saber o que são elas, para que servem, se os verdadeiros jogos feitos em java são feitos por essas IDE’s, e se no nível que eu estou eu já posso baixar uma dessas e começar a aprender.
Obrigado pela atenção, e seria de enorme ajuda se alguém desse uma boa e decente resposta, pra que ver se sigo nesse ramo, nessa carreira e me tornar um excelente profissional no futuro.