Carregar arquivo dentro do classpath

Tenho um projeto Maven (swing) no Eclipse e sempre coloco todos arquivos extras como .properties e outros como o arquivo xml do jasper reports (.jrxml) dentro da pasta resources (src/main/resources).

Há uma classe onde desenho a visualização do formulário (javax.swing.JInternalFrame) que fica no pacote br.com.editoraw.graficaos.apresentacao, e este pacote por convenção do maven fica dentro do diretório src/main/java.

Nesta classe visual tenho um método que é responsável por carregar o arquivo .jrxml compilá-lo dentro de uma classe do pacote do jasper reports e fazer toda a geração do relatório e exportar para pdf.

O problema em si consiste no momento de carregar o arquivo jrxml. Atualmente faço da seguinte forma:

(...)
        private static final String CAMINHO_RELATORIO = "/Relatorio.jrxml";

(...)

private void exportarRelatorio() {

(...)

Path caminhoRelatorio = null;
		OutputStream outputStream = null;

try {
			final URL systemResource = Thread.currentThread().getClass().getResource(CAMINHO_RELATORIO);

if (systemResource == null) {
				JOptionPane.showMessageDialog(...);
				return;
			}

caminhoRelatorio = Paths.get(systemResource.toURI());

if (! (Files.exists(caminhoRelatorio))) {
				JOptionPane.showMessageDialog(...);
				return;
			}

} catch (final URISyntaxException e) {
			(...)
		} catch (final FileNotFoundException e) {
			(...)
		} catch (final JRException e) {
			(...)
		} catch (final ClassNotFoundException e) {
			(...)
		} catch (final SQLException e) {
			(...)
		} catch (final IOException e) {
			(...)
		}
	}

...
}

Na rotina acima o arquivo é encontrado corretamente, e a variável systemResource aponta para a url: …projeto/target/classes/Relatorio.jrxml, que é exatamente o diretório de saída do build que o Maven faz.

O problema acontece depois que o executável jar é gerado pelo Maven, usando o comando: $ mvn clean package. Assim quando executo a aplicação diretamente pelo .jar, o arquivo .jrxml não é localizado.

Para complementar, o build dentro do arquivo pom.xml está configurado da seguinte forma:

(...)

<build>
		<plugins>
			<plugin>
				<groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
				<artifactId>maven-compiler-plugin</artifactId>
				<version>3.1</version>
				<configuration>
					<source>1.7</source>
					<target>1.7</target>
					<fork>true</fork>
					<encoding>iso-8859-1</encoding>
				</configuration>
			</plugin>

<plugin>
				<groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
				<artifactId>maven-jar-plugin</artifactId>
				<version>2.3.2</version>
				<configuration>
					<archive>
						<manifest>
							<addClasspath>true</addClasspath>
							<classpathPrefix>lib/</classpathPrefix>
							<mainClass>br.com.editoraw.graficaos.apresentacao.main.MenuAplicacao</mainClass>
						</manifest>
					</archive>
				</configuration>
			</plugin>

(...)

Alguém tem uma solução sem fazer gambiarras ? Alguém já passou por problema semelhante e pode me auxiliar ?

Desde já agradeço ao pessoal do fórum.

Nossa, agora estou conhecendo realmente o apoio que o fórum do guj dá a seus usuários. Foram 27 visualizações e ninguém não dá uma ajuda sequer, nem para falar uma url ou site em que eu poderia procurar ajuda.

É a segunda vez que do segundo post que faço neste fórum e não obtenho suporte ou auxílio.

Obs: Bom que eu fiz uma comparação e coloquei o mesmo post no fórum do http://javafree.uol.com.br/topic-890421-Carregar-arquivo-dentro-do-classpath.html e pelo menos uma pessoa até o momento meu deu um pequeno auxílio.
Bom agora sei bem onde devo procurar ajuda.

E mais uma vez saio deste fórum sem nenhuma ajuda…

Até.