Capturar o valor da tecla ESC(#27) para sair da estrutura de repecição while

Saudações pessoal, estou precisando de apoio para descobrir no JAVA qual método realiza o mesmo serviço do readkey no PASCAL. Para exemplificar estou enviando abaixo parte de um código fictício que facilitará o entendimento:

import java.io.*;
public class CodigoFicticio {
public static void main(String[] args){

char key;  //Esta variável deverá receber o valor da tecla que for pressionada

(while key != #27) {

System.out.println("tente sair novamente, tecle ESC");

//aqui vai o comando para capturar o valor da tecla e armazenar na variável key, só sai do loop quando pressionar ESC.

}

}

}

Se estiver usando o console (DOS), não dá para fazer isso de maneira simples em Java. Se quiser, use o Charva ( http://www.pitman.co.za/projects/charva/index.html ) mas é mais fácil você mudar o modo de seu programa funcionar.

Outra dica, ao postar códigos aqui no GUJ, use a tag code:

Seu código aqui

Isso deixará seu código colorido e fará com que ele não perca a endentação.

É no prompt acho que não da mesmo pois a tecla esc não reproduz nenhum caractere se voce quiser usar outra tecla por exemplo “X” pode usar a classe Scanner que vai funcionar no prompt, se quiser usar o ESC crie um Jframe com um KeyListener para a tecla ai vai conseguir o efeito.

No prompt não existe nenhum método na API que eu possa utilizar para capturar o valor ascii da tecla (ex.: esc = #27). A única solução é realmente passar para o meio visual?.

Cordialmente.

José Gonzaga.