Campanha "Eu sei escrever"

Sami, nao funciona como no sueco, onde da pra substituir a-ring por aa, a-umlaut por ae e o-umlaut por oe? Estraga completamente o sentido das coisas e leva a interpretacoes ambiguas que podem te levar preso? :mrgreen:

Krca!!!

Isso é minha opinião algo difícil (senão impossível) de segurar. Sistemas de comunicação instantânea são absurdamente utilizados pelas pessoas, principalmente adolescentes. Com certeza isso causará um péssimo reflexo e teremos que em um futuro em breve le dar com as mudanças que essa nova realidade vai causar na nossa comunicação.

Apesar de estarem sacrificando nossa língua portuguesa, não acho que estejam errados aqueles que escrevem assim. Isso até por que a realidade mudou. Como as pessoas ficam horas grudado em um msn, conversando com pelo menos 4 pessoas ao mesmo tempo, eles tiveram que (de forma inconsciente) arranjar uma forma mais ágil de se comunicar.

Ué, lembram que no passado existia Curso de Taquigrafia (é assim que escreve???). O problema é que nem todos vão entender o que esses que abreviam estão escrevendo!

Poderiamos criar um projeto (preferencialmente Não Open Souce… :mrgreen: ) para traduzir essas mensagens, e que sabe até criar um corretor ortográfico. Imagine se um cara escreve cra ao invés de kra. O nosso corretor ortográfica poderia ajudar nestas situações… :mrgreen:

Abraços!
Thiago

Ok, tá, Carlos. Talvez não seja tão sério assim :mrgreen:

Se usar esse esquema de
ä :arrow: ae
ö :arrow: oe
(e foi usado nos jogos olímpicos antigamente, senão até hoje(!) : não tenho certeza) não tem problema de ambiguidade, mas cria coisas monstruosas… por exemplo um sobrenome finlandês, Hämäläinen, fica Haemaelaeinen. Quando vejo isso, não entendo de imediato o que é. Ou a palavra ääliö(uma pessoa idiota) aeaelioe. Se eu vejo isso, vou achar que é uma palavra em alguma idioma que não entendo.

Provavelmente é uma questão de estar acostumado.

Eu concordo! Estaremos nos comunicando por acronimos se continuar assim…hahahahahahaha :smiley:
você = vc
e assim por diante… bom os livros vão ficar bem menores mas em contra partida muito mais dificeis de se ler ( e acho que um pouco ambiguos tbm).

[quote=Maurício Linhares]Vósmincê --> Você --> Ocê --> Vc

As palavras costumam evoluir dessa maneira meu amigo, não lembro de ter visto nenhum lusitano reclamando porque abreviaram “vósmincê”, você viu?[/quote]
Eu também não, mas até aí tudo bem, afinal, eu nem devia estar vivo nessa época mesmo. :mrgreen:

valeuz…

Marcos, provavelmente ninguem viveu essa epoca. “Vósmincê” nunca existiu no portugues - o correto seria vosmecê, que por sua vez, como ja foi dito aqui, eh uma contracao de “vossa mercê”.

Vinicius, a diferenca entre comunicacao instantanea ou expediente e formal sempre existiu e sempre vai existir. Nao, nao vamos ver livros cheios de “flwz krinha” tao cedo :wink:

Depois, pra perceber que escrever bonito continua nao implicando em, de fato, dizer alguma coisa, basta ver qualquer post do Thiago Senna: a maioria deles podia ser resumida a uma ou duas frases.

Sami: agora eu entendi pq vc fala portugues tao bem. Falar Finlandes deve ter arreganhado o seu cerebro o suficiente pra vc achar moleza aprender qualquer lingua. Aponto ao juri a evidencia A:

http://www.uebersetzung.at/twister/fi.htm

Evidencia B:

http://connectedtofinland.com/language/longword.php

Evidencia C:

http://www.everything2.com/index.pl?node_id=673292

Encerro meu caso :mrgreen:

cv, eu falei isso porque não me pareceu convincente a justificativa de que “não lembro de ter visto nenhum lusitano reclamando” válida. Afinal, quem aqui viveu naquele tempo para saber se os caras fizeram protesto ou não? Sinceramente me parece que para cada situação existe um uso adequado da linguagem. Eu não gostaria de estar na praia e conversar como se estivesse escrevendo uma dissertação de mestrado, aliás, quem diacho gostaria? :wink:

valeuz…

hahaha Carlos… bom, tenho ouvido muitas vezes que não importa o que você está aprendendo… o processo em si é beneficial… que bom, pois seria uma das poucas coisas positivas sobre saber falar finlandês. :mrgreen:

Ás evidencias são impressionantes. E a defesa concorda. É uma idioma difícil. Tenho piedade de qualquer pessoa não-finlandês que tente aprender. Mas aprender português para mim não é moleza em hipótese nenhuma.

Esses links foram legais. Eu não tinha visto a maioria das coisas.

järjestelmällistämättömyydelläänsäkäänköhän… hum… os finlandeses jovens devem abbreviar isso como “jn” quando eles conversam utilizando sistemas IM :mrgreen:

System.Out.Println(
“Isso ocorre em todos os idimas… nao existe erro… se o codigo é” +“transmitido e o receptor entende é oq importa…”
+“Nao precisamos escrever numa forma polida na net… afe…”

+“O GUJ é JAVA nao Lingua Portuguesa uhauhauhauha”
+“Só Sei falar Javanês uhauhauhahua”);

Olá!

Depois que o tempo começou a apertar para mim escrever aqui no GUJ comecei a ser obrigado a escrever menos… assim como o CV falou, eu realmente escrevo demais, e tudo isso poderia realmente ser resumido…

Mas tem vários acrônimos legais. Eles aumentam a velocidade da comunicação… (nossa… :mrgreen: ).

Acho que as vezes as pessoas acabam trazendo um pouco da sua personalidade pra sua forma de escrever… Incialmente, quando eu queria destacar muito alguma coisa, eu falava – Oloco!!! (Reparem nas três exclamações)… Eu exagerava…

Ainda continuo exagerando, mas não tanto.

Putz, acho q este é o Post mais inútil que já escrevi na minha história aqui no GUJ! Eu tmno p aqi!

Abraços!
Thiago

Eu apoio essa campanha.
Uma língua ser viva é uma coisa. Um monte de adolescentes bobocas querendo matar a língua, é outra coisa bem diferente. Se essa história de lingua viva é o argumento, então é pra defender a inclusão de todos esses “fls, naum, içu, aççim!” no dicionário oficial? sem comentários…

http://pt.wikipedia.org/wiki/Internetês

Poxa, esqueceram do meu favorito, o BAAAAAAAHAHAHAHA, e faltou o XD do Lipe :mrgreen:

@alexpfb: linguas evoluem, e a selecao natural dita que indivuduos ruins nascem assim como os bons, e os bons sobrevivem durante mais tempo - o internetes, dada sua dificuldade de compreensao (“justificada” pela eficiencia de escrita) talvez traga algumas melhorias interessantes pra lingua como um todo, mas o portugues falado daqui 50 anos nao vai ser “iae glrinha XD vamu p ksa?” so por causa disso :wink:

Fala, galera. Meu primeiro post na comunidade. :wink:

Uma coisa que eu odeio nos brasileiros é que a maioria não consegue configurar o futuro de verbo ser no plural e todos os outros que terminam em “ão”… Galera, o futuro do verbo ser no plural é serÃO, SERÃO! Forca pra quem escreve “seram”!

certo, a discussão tem fundamento…

porém, um dia, ao postaruma dúvida em um dos fóruns daqui do Guj eu utilizei algumas expressões do tipo: “fala pessu”, “num é” e “flw”…

creio que apesar de nenhuma das expressões estar no aurélio, todos vocês que são profissionais de informação (muitas vezes web) entederiam o tópico e a minha dúvida. Nota-se que quando eu uso palavras do tipo “setar”, “clicar” ou “deletar” não incomoda.

Enfim, continuando…
Um dos usúarios daqui do Guj me enviou o link deste tópico, e subentendendo que a minha linguagem não tinha agradado eu o respondi de forma sucinta, em um portugês correto. Dizendo-lhe que caso ele mesmo utilizasse essas linguagens no MSN ou no ICQ ele estaria em contradição.

Não deu outra…ele tomou de forma agressiva a minha resposta e no próximo post respondeu o tópico de forma ofensiva.

Então…era de se esperar que a linguagem correta acarretaria no constragimento?Confesso que saiu em tom sarcástico a mensagem, mas foi apenas para tentar mostrar para o cara que a ocasionalidade não exigem esta formalidade toda…concordam?
Gostaria de saber sobre a opinião de vocês que dedicam seu tempo neste fórum sobre o nível de formalidade, logo que temos q trabalhar com linguagens de programação onde um ponto pode nos render horas de trabalho. Pois como não somos máquinas, aqui poderíamos postergar (aprendi agora) e despreocuparmos de ter que escrever de forma tão sacal!!!

ps:. Sem ofensiva alguma

[quote=capuccino]Fala, galera. Meu primeiro post na comunidade. :wink:

Uma coisa que eu odeio nos brasileiros é que a maioria não consegue configurar o futuro de verbo ser no plural e todos os outros que terminam em “ão”… Galera, o futuro do verbo ser no plural é serÃO, SERÃO! Forca pra quem escreve “seram”![/quote]

Configurar o verbo?!?!?!
Não seria conjugar ou flexionar?

Ou vai dizer que esses malditos ‘xmlzinhos’ já dominaram também a gramática? :mrgreen:

isso foi ofensivo ?

[quote=pmsoad]leonardom…

comprendi como usar o metodo…porém como faria para a sessao nunca expirar??? fazendo com que a sessao só expire kando o usuario fechar o browser… dá?[/quote]

Alem de eu Responder tua pergunta voce ainda reclama ? sacanagem

forum sobre playstation 2 tb está adotando a causa.

http://www.ps2forum.net/portal.php

Eu tenho começado a me policiar com respeito a escrita depois dessa campanha

pois, é…pareceu, sim…

você anda mto estressado, rapaz… :wink: