Caminho Java Web

Pessoal, gostaria de uma opinião sincera de vocês. Eu estava iniciando meus estudos de Dev com pretensões futuras, porém fui praticamente obrigado a me envolver com Java por causa de uma aplicação que existe na empresa. O problema é que assumi sozinho, então sou eu e Deus nessa briga lá, rs. Estudando Java para Web, encontrei muitos desafios e até hoje me preocupo com a quantidade de termos que existem, melhores práticas, frameworks, etc. O projeto da empresa é feito em JSF e com Jdbc puro, com managed Beans. Como podem ver, está um bocado obsoleto, eu quero tentar atualizar tudo isso e tbm me preparando para o mercado futuro. Vejo que se manter dessa forma, eu ficarei totalmente para trás. Eu queria a opinião de vocês, na definição de um plano legal, para estudos, como spring, CDI, jpa, etc. Além do mais, com a experiência de vocês, modificar uma aplicação assim, supondo que eu tenho que fazer, como vocês indicariam? É um CRM interno, embora não seja grande, possui lá algumas peculiaridades.

Não se preocupe com isso, assim como aprendeu a se virar com as tecnologias desse projeto, vai se adaptar a outras quando for o caso. Importante é ter boa lógica de programação e estar aberto a qualquer tecnologia para atender resultados pro negócio, esse é o maior foco. Programação é só uma ferramenta.

Mas se ta afim de estudar, em se tratando do mercado Java, pode pesquisar no google ou youtube conteúdos que sejam relacionados ao ecossistema Spring. Começando com aplicação Spring Boot para REST API. A partir daí naturalmente vai estudando bibliotecas adicionais conforme a necessidade.

1 curtida

Vai de Django, é facil e você desenvolve rápido, eu desenvolvia em Java Swing e pulei para Django olha a documentação
Django doc

Exemplo abaixo de um software em Django usando o Admin

Então, eu entrei zero Java e foquei até entender totalmente como funciona o desenvolvimento Web Java com essas ferramentas. Porém, isso foi muito mais pesquisando. Mas quando você vai estudar, é esmagadora a quantidade de conteúdos com JPA e Hibernate. Eu comecei a estudar já e fiz um pequeno projeto utilizando JPA ao invés do JDBC. Outra coisa que critiquei bastante é que a maioria dos cursos que vi, não todos, ensinam usando metodologias antigas e separadas, nada como um tutorial do zero com as ferramentas mais atuais. Sei que para alguém que está há anos na área e acompanhou todas essas evoluções, não seja tão complexo de entender. Mas para alguém que está chegando agora, acho que tantos termos e diferentes tecnologias para tanto, é um pouco confuso.

Cara, eu brinquei um pouco com Python antes de ter que ir pro Java e curtia demais. Eu tinha feito um pequeno programinha usando o Flask. Com o Django só comecei, mas parei. O problema agora é recriar toda essa aplicação que existe já de Java para Python, rs.

Mas isso nao é o que te faz ganhar dinheiro no momento? Importante que o software traga resultados para a empresa e consequentemente possa te pagar.

Viva um dia de cada vez, seu trabalho é esse projeto hoje, mas nao significa que vai ser pra sempre. Caso não esteja satisfeito, pesquise oportunidades que deseje e se prepare para o que pedem exatamente, assim nao tem confusão. Se esta exigindo muito dos cursos, procura algum mais profissional como da Algaworks.

E aconselho não mover montanhas mudando a tecnologia por conta própria de algo que está atendendo o cliente, pois importante é o resultado. Vai pesar muito em cima de você caso não deem importância de pagar por isso.

Realmente é o que sustenta hoje, inclusive consegui dominar pelo menos. Sobre exigir dos cursos, eu nem exijo conhecimento dos professores, pelo contrário, acho que todos entendem muito bem tecnicamente, a questão mesmo é a aplicação disso no curso. Mas enfim, o que você falou foi brilhante, será que estão dispostos a pagar pelo meu esforço nessa questão? Valew pelo apoio.