Galera, faz exatamente 1 ano e 3 meses que estou programando em Java direcionado para Web, nesse periodo usei apenas JSP com JavaBean e recentemente MVC sem uso de qualquer framework, utilizando Servlets como controllers.
Estou pesquisando em artigos e publicações uma melhor solução de desenvolvimento para facilitar o desenvolvimento aumentando a produtividade. Pesquisei e conclui:
1 - Asp.net com Delphi 2006: Grande facilidade e agilidade no desenvolvimento, porém materiais, suporte e fóruns escassos na net, além de poucos fóruns há pouquissimos colaboradores.
2 - Roby on Rails: Está ganhando grande projeção entre os desenvolvedores web, porém deixa muitas dúvidas no ar.
3 - Frameworks para Java: Oferece produtividade e grande suporte na net com documentações, fóruns com inumeros colaboradores, artigos, tutoriais, apostilas.
No momento, na minha opnião, a melhor solução é continuar com Java utilizando-se de frameworks.
nas minhas pesquisas o conjunto que mais me chamou a atenção foi:
JSF - FACELETS + TOMAHAWK - SPRING.
em relação a isto me ajudem, por favor:
1 - ESTE SERIA O MELHOR CONJUNTO DE FRAMEWORKS PARA SE TRABALHAR ??
2 - Para aprender a usar estes frameworks com as próprias pernas, para tranforma-los padrão na empresa, QUAL O CAMINHO DAS PEDRAS ??
Alguém tem apostilas sobre estes frameworks ou pode indicar livros que ensine pra uso corporativo ??
Acho que fica dificil dizer qual é o MELHOR. Eu particularmente gosto muito do conjunto Webwork + Spring + Hibernate + DWR, porém no projeto que trabalho estou sendo obrigado a usar Struts.
Acho que um muito bom e simples, além de ser projeto nacional, é o mentawai http://www.mentaframework.org/, ele é super simples e muito produtivo.
A questão é você tirar um tempinho e testar todas, sei lá, fazer um simples cadastro, uma tela de login, etc. Eu estou pensando em escrever tipo um comparativo entre Struts, WW, SpringMVC e Mentawai no meu blog, porém isso vai demorar um pouco ainda
[quote=ManchesteR]Acho que fica dificil dizer qual é o MELHOR. Eu particularmente gosto muito do conjunto Webwork + Spring + Hibernate + DWR, porém no projeto que trabalho estou sendo obrigado a usar Struts.
Acho que um muito bom e simples, além de ser projeto nacional, é o mentawai http://www.mentaframework.org/, ele é super simples e muito produtivo.
A questão é você tirar um tempinho e testar todas, sei lá, fazer um simples cadastro, uma tela de login, etc. Eu estou pensando em escrever tipo um comparativo entre Struts, WW, SpringMVC e Mentawai no meu blog, porém isso vai demorar um pouco ainda [/quote]
Cara, aposto que muitos te apoiam na idéia de um artigo deste tipo com exemplos de diferentes frameworks!!! Quando vc fizer não esqueça de postar aqui !!!
Valew.