Caminho da instalação do JDK e do JRE

Pessoal, eu tb tou começando com Java.
Tenho instalado o JDK no meu computador do trabalho e estou com dúvida quanto à forma como ele foi instalado.
O caminho da instalação através das pastas está da seguinte forma :

C:\Java
jdk_1.5.0_07
bin
+demo
+include
+jre
lib
+sample
jre_1.5.0_07
+bin
+lib

Sendo assim, gostaria de saber o seguinte :

Porquê dois JRES no mesmo caminho de instalação ?
Isto pode confundir o Eclipse ou o Netbeans e causar erros de compilação, ou até mesmo de execução ?
Existe como deixar só um JRE instalado ?
Se sim, como ?

Ficarei imensamente grato a quem puder me ajudar.
Estou querendo deixar o caminho de instalção do Java no meu computador de casa dessa forma como está no meu computador do trabalho(como mostrei acima),mas a minha dúvida é mais sobre essa questão do JRE.

Na realidade, olhando o Painel de Contrle -> Adicionar Remover Programas da minha estação de trabalho, tinha um JDK instalado(jdk 1.5.0_07) e dois JREs instalados( jre 1.5.0_07 e jre 1.5.0_09 )

Aí, removi a instalação deste último, para ficar só o JDK e o JRE na versão 1.5.0_07.´
Mesmo fazendo isto, o caminho da instalação ainda ficou com os dois JREs que mostrei acima, um dentro da pasta JDK e outro fora dele, como pode ser observado acima.

Será que alguém pode dizer o que está acontecendo e se isto pode causar problemas no NETBEANS e no ECLIPSE ?

Desculpem o tamanho do post, mas eu fiquei sem saber como postar um link para a figura acima, contendo a estrutura de pastas, aí tive que copiar no braço aqui.

Agradece,

Max

Caro Max, antes de tudo bem vindo!

O caminho da instalação que você demonstrou está correto e é isso mesmo. No momento não estou lembrado, mas, acredito que o jre faz parte da instalação do jdk. Lembre que o jdk é o conjunto usado “somente” para desenvolvimento e o jre para execução de programas Java.

O java permite a instalação de “n” versões, e não tem nenhum problema com isso. Você pode ter o Java 4,5 e 6 instalados e usá-los de acordo com sua necessidade.

Netbeans e Eclipse são neutros nesta questão já que permitem configurar qual jdk deseja usar.

Façam favor de me corrigir caso eu esteja errado.

Espero ter ajudado,

Roger Leite

Existem duas versões do JRE: uma versão pública e uma versão privada.

A versão privada é instalada automaticamente quando você instala o JDK. Ela é necessária para utilizar as ferramentas incluídas no JDK, sendo que a sua localização é conhecida apenas pelo próprio(C:\Java\jdk_1.5.0_07\jre, no seu caso.)

A versão pública é instalada também durante a instalação do JDK, no entanto, você tem a opção de não o fazer, se assim quiser. Ela pode ser usada publicamente, em outras palavras, é ela que é utilizada, por exemplo, quando você executa um applet ou uma aplicação Java qualquer. A sua localização, no seu caso, é C:\Java\jre_1.5.0_07, além disso, a versão pública é aquela que você pode remover pelo Adicionar/Remover Programas.

Por fim, acredito que não haja nenhum problema em ter as duas versões instaladas, pelo contrário.

Pessoal,

Obrigado a todos. Vou tentar instalar no meu micro em casa, deixando a mesma configuração do meu desktop do trabalho.
Acho interessante este caminho como está organizado acima, ficando tanto o JDK como o JRE dentro desta pasta Java, fica tudo num canto só, acho que fica fácil para configurar as ferramentas que citei acima.
Vou instalar em casa, se ainda der algum problema, eu posto aqui,mas acredito que com essa dica de vocês, não tem erro.
Valeu !!!

[]'s
Max excluir

Dica: se quiser ter N versões instaladas do JDK e do JRE, instale as mais antigas primeiro, e depois as mais novas, para evitar uns problemas esquisitos no suporte ao Java no Browser se você instalar fora de ordem. Eu devo ter aqui a 1.3, 1.4, 5.0 e 6.0 (além da 1.1 da Microsoft).

Pessoal,

A respeito deste trecho :

“A versão pública é instalada também durante a instalação do JDK, no entanto, você tem a opção de não o fazer, se assim quiser. Ela pode ser usada publicamente, em outras palavras, é ela que é utilizada, por exemplo, quando você executa um applet ou uma aplicação Java qualquer. A sua localização, no seu caso, é C:\Java\jre_1.5.0_07, além disso, a versão pública é aquela que você pode remover pelo Adicionar/Remover Programas.”

tenho a seguinte dúvida :

Se eu instalar apenas a versão privada do JRE, aquela que é instalada dentro da pasta JDK, eu não conseguirei entrar em sites de internet banking que usam Applets, como o do Banco do Brasil ?
Isto procede ?

Agradece,

Max W. V. Carvalho

Caro max, você vai conseguir executar os applets com as versões públicas ou privadas, independe. Obs.: eu não tenho muita “paciência” para esperar o java abrir e rodar quando navego, por isso eu desabilito a integração com o IE (navegador que uso) e deixo utilizar a jvm da microsoft (pelo menos acho que é isso que acontece).

Sds

ver se isso ajuda…em anexo:D

[quote=Fabiano]Caro max, você vai conseguir executar os applets com as versões públicas ou privadas, independe. Obs.: eu não tenho muita “paciência” para esperar o java abrir e rodar quando navego, por isso eu desabilito a integração com o IE (navegador que uso) e deixo utilizar a jvm da microsoft (pelo menos acho que é isso que acontece).

Sds[/quote]

Fabiano,

Infelizmente não deu certo aqui no meu micro não. Só consegui usar o Internet Banking do Banco do Brasil, quando instalei o JRE público.
Eu tinha instalado os dois, tanto o privado, que é instalado junto com o JDK, quanto o público, que é instalado opcionalmente ao final da instalação do JDK.
Até aí tudo bem, com o JRE público instalado eu consigo entrar acessar o BB pela internet.
Mas, resolvi fazer o teste de remover o JRE público, para ver se conseguia continuar acessando o banco pela internet.
Foi assim que procedi. Removi o JRE público e reinicializei o micro.
Tentei entrar novamente entrar no internet banking do BB e não mais consegui.
Aquele applet exibe o teclado virtual não é carregado, como também não é carregado aquele outro applet relacionado com a segurança(o da certificação digital).
Depois que reinstalei o JRE externo, consegui acessar o banco novamente sem maiores problemas.
Será que não tem um jeito eu acessar o internet banking sem ter que instalar o JRE público ?
Agradece,

Max

thingol,

Você saberia me dizer quando é que é necessário ter essas diversas versões do JDK instaladas ?
Agradece,

Max W. V. Carvalho

UP

thingol,

Você saberia me dizer quando é que é necessário ter essas diversas versões do JDK instaladas ?
Agradece,

Max W. V. Carvalho[/quote]

Simples depende da versao que foi desenvolvido seu sistema um caso simples…
Vamos dizer que vc use a versao 1.3 e declarou uma variavel como assert bom isso na versao 1.4 e 1.5/superior nao pode ja que assert se tornou uma palavra-se chave… .mais iai? tu vai ter querer mudar o nome da aplicacao apenas pq a versao 1.4,1.5 etc nao aceita? claro que nao, mais simples e produtivo vc ter a versao compativel com sua aplicacao na maquina…

Esse é um dos N casos q tem… e citei um bem simples… ja q se vc estiver estudando java 5 vai ser assert. principalmente se for para scjp…

flw!