Caminho a Ser Seguido

Olá pessoal, boa tarde!

Ingressei nos estudos de programação recentemente. É algo que eu já queria há muito tempo e considero um marco importante na minha vida.
O que me motivou foi a necessidade da criação de um “robô” no escritório de advocacia em que trabalho.
Ainda estou estudando lógica, mas sei que logo mais virão as linguagens e preciso, por ora, de uma orientação quanto a qual linguagem iniciar CONSIDERANDO AS NECESSIDADES DO ESCRITÓRIO.

Basicamente preenchimento de formulários e interações como alteração de status dos processos em um site (sistema do escritório) com dados presentes em outro SITE (Site do TJ e etc…) Além disso, uma integração com Planilhas do Excel.

Entendam que não se trata de uma procura por uma receita de bolo; Eu só preciso mesmo de um direcionamento.

Desde já, muito agradecido.

Independente do que seja, você deve estudar bem e bastante lógica.
Depois disso, estudar e entender bem de OO, independente da linguagem.
Por fim, escolher uma linguagem que atenda ao que você espera e estudar tudo o que precisa.

A maioria das linguagens de programação você consegue fazer qualquer coisa com elas, algumas sendo mais fáceis e outras mais trabalhosas, sendo que o mais importante em qualquer uma é a pessoas ter desenvolvido o raciocínio lógico, por isso em cursos de tecnologia em geral, você começa aprendendo lógica, depois algorítimos e depois linguagens de programação básicas, que não fazem muita coisa para entender como funciona. E cuidado em procurar pelas linguagens mais utilizadas, pois a C, na ultima pesquisa que vi era a mais utilizada por ser a mais perto de linguagem de maquina, assim sendo difícil sua utilização, mas em contrapartida era a que tinha execução mais rápida. Outra coisa a considerar é se vai querer portabilidade, ou seja, usar em vários computadores diferentes e se vai fazer um sistema Desktop, remoto, WEB, voltado a relatórios, etc.