Calcular Derivada

Bom dia,

Estou com um trabaho de faculdade, que preciso calcular derivada e integral de uma função, gostaria de saber se alguem ja fez algum coisa parecida, pois preciso de uma luz para dar inicio ao meu projeto. Nesse mesmo projeto tambem tem que ser feito o calculo de limite, porem ja conseguir fazer com auxilio da api JEP, agora calcular derivada esta meio complicado estou a dois dias tentando encontrar um raciocio para desenvolver tal calculo e nada. Bom se alguem puder me ajudar nessa, me dando uma luz para comerça.

Ats,
Wanderson Carvalho

Só dois dias? Acho que foi muito pouco. Você não tira essas coisas “da cabeça”; você procura em um livro, e implementa.

Você precisa achar a derivada numérica ou a derivada simbólica?

Para a derivada numérica, basta você ir à biblioteca e consultar um livro de cálculo numérico. É simples assim.

Se for calcular numericamente existem muitos metodos para fazer tanto a derivada quanto a integral.

Basicamente vc pega o intervalo, divide em N intervalos menores e calcula a area abaixo da função nesses intervalos, somando. O que diferencia um algoritmo do outro é o calculo da área (seja um retangulo, trapezio ou alguma função interpolada).

A derivada sai pelo mesmo raciocínio.

É estou correndo atras. Preciso de achar a simbolica, mais vlw pela dica.

Ats,
Wanderson Carvalho.

Quanto a derivada SIMBÓLICA, é um bocadinho mais difícil.

Eu recomendaria não fazer em Java, e sim usar uma linguagem como Scheme (há bastante coisa pronta em Scheme, se não me engano).

Java não é muito adequada para manipulação simbólica - você precisa de algo mais fácil.

Se você acha que Scheme é muito complicada, use Scala (que é uma linguagem que roda na JVM, ou seja, é compatível com o Java).

Ela é mais amigável porque foi feita para você que não está acostumado com um monte de parênteses (aliás, ela usa menos parênteses e “;” que o Java). E ela também suporta manipulação simbólica.

http://lamp.epfl.ch/teaching/archive/programmation_4/2002/slides-english.shtml - veja "Application to symbolic differentiation. "

(O PDF está bichado, você tem de baixar o arquivo .ps (PostScript) e transformá-lo em um PDF. Isso é simples se você estiver em Linux - acho que no Linux é possível visualizar diretamente um arquivo .ps.)

OK?

O problema que o projeto tem que ser feito em java, exigencia do professor. Haveria a possibilidade de integrar o codigo feito nesse linguagem com o meu em java? vlw.

Ats,
Wanderson Carvalho

O problema que o projeto tem que ser feito em java, exigencia do professor. Haveria a possibilidade de integrar o codigo feito nesse linguagem com o meu em java? vlw.

Ats,
Wanderson Carvalho

Scala é feita para ser integrada com Java. Mais informações em:

http://www.scala-lang.org

Use um plugin do Eclipse ou do NetBeans para lhe facilitar a programação.

http://www.cs.utexas.edu/users/novak/asg-symdif.html (o exemplo que ele dá está em Lisp, mas com um pouco de esforço você pode entender os exemplos).