Caelum Web FJ-21

Oi pessoal, estou aprendendo o jsp e estava seguindo o tutorial fj-21, só que ocorreu um erro, ou não sei se eu que estou fazendo errado.

na página 44 no “6.3 - Exercícios: primeira página” diz para criarmos um arquivo html dentro da pasta WebContent, porém, quando eu crio lá e chamo o servidor, le não encontra de forma alguma essa página, porém se eu passa-la para a raiz do projeto ela funciona.

Estou fazendo algo errado?

eu tento rodar o arquivo direto e não funciona, tento rodar o projeto e não encontra, mas se ele não estiver na pasta WebContent e sim na pasta raiz eu consigo fazer funcionar.

Help plz!! :shock:

Você colocou o arquivo em que diretório? No WEB-INF? Caso afirmativo, o servidor não irá encontrar o arquivo, pois este diretório é protegido, o que impede o acesso direto aos arquivos.

coloquei dentro de WebContent

O diretório WebContent é o raiz para os arquivos .jsp. Crie um diretório chamado jsp dentro de WebContent, em seguida tente acessar via browser, caso ocorra algum erro poste aqui para que eu possa te ajudar.
Um abraço, tudo de bom!

sem resposta ainda, olha essas fotos aqui, acabei de faze-las

http://br.geocities.com/malageso/tela.jpg
http://br.geocities.com/malageso/tela.jpg

obrigado pela ajuda ^^

aqui está a forma como funciona:

http://br.geocities.com/malageso/tela3.jpg

Selecione seu projeto (com um único clique) no menu Project, selecione a opção clean. Execute o arquivo clicando com o botão direiro do mouse selecionando a opção Run As / Run on Server.

nada ainda, não funciona dentro do WebContent, eu fiz o Clean, restartei o meu server e ele continua dando o mesmo erro.
Pode ser alguma coisa no meu tomcat ou algo do tipo?(jvm, jdk?)

Vamos por partes. Remova o tomcat de seu projeto, se você tiver outra versão do tomcat, como a 5.5 por exemplo, instale na sua máquina. Em seguida, acrescente esta versão do tomcat no seu projeto e execute. Esta etapa, serve para detectar erros em diferentes versoões do tomcat.

Já reinstalei o tomcat e o recoloquei como server, é a versão 6.0. Reinstalei tb o jdk e o jre. Mais ainda sem resposta.
Será que meu pc ta doidão então? =S

Outra alternativa que pode ajudar a resolver este problema é mudar de workspace. Para isso, selecione File / Switch Workspace / Other. Na caixa de diálogo que irá aparecer digite: /home/marcio/teste. Reinicie o Eclipse. Crie um novo projeto Dynamic web project e acrescente uma página jsp chamada teste.jsp, cloque o conteúdo desejado e execute.

vou tentar aqui, vou criar um novo proj e já posto o resultado.

axo q o pc ta todo ferrado aqui, vou formatar ele agora e em algumas horas eu retorno.

vlw pela ajuda Marcio.
Abraços

Cara, posta aqui o arquivo .settings/org.eclipse.wst.common.component

terminei de formatar o bixo agora e tentei refazer o procedimento, tudo funcionando ok menos o index.html no webcontent T_T(cries a lot T_T)

vou ver como que se chega a esse .settings/org.eclipse.wst.commo.component

é no próprio eclipse? ou é um arquivo dentro da pasta do eclipse?

oi renato, entrei na pasta .setting e só encontrei esse arquivo: org.eclipse.ui.ide.prefs
não há nenhum org.eclipse.wst.common.component

deveria haver?

Se você já resolveu então deixa. O index configura no web.xml.

ta tudo funcionando renato, menos o que deveria kkkkk
na apostila do fj21 web diz que os jsp devem estar na pasta WebContent, porém não consigo fazer rodar nem com reza braba
eu formatei o computador por agora, mais ainda assim não consigo fazer rodar no eclipse
agora você falou do web.xml, eu tenho que configurar alguma coisa lá?

É problema no xml mesmo? Fiquei dando uma olhada de como configurar na apostila mas não há nada falando sobre a configuração do xml, ele simplesmente diz para que deixemos da forma como ele vem inicialmente.

desistam de mim naum plizi ^^