C#, asp, asp.net e .net[resolvido]

Pessoal, seguinte qual a diferença entre asp.net e c#?
Sei que do asp para o asp.net mudou muito, eu desenvolvo em asp mas nunca trabalhei com asp.net
No caso pq o visual studio usa tanto o asp.net quanto o c#??
VLW

ASP.net é um framework Web que pode usar várias linguagens do .NET Framework, mas normalmente as linguagens mais usadas são VB.NET e C#.

c# ~> linguagem
asp ~> tecnologia
asp.net ~>tecnologia utilizando framework.net
.net ~> framework

O ASP.NET é uma tcnologia srver-side que tem suporte as linguagens VB.NET e C#. :wink:

[quote=faeldix]c# ~> linguagem
asp ~> tecnologia
asp.net ~>tecnologia utilizando framework.net
.net ~> framework[/quote]
Essa foi a melhor definição.
Parabéns.

Isso nao mas muita diferenca mas eu nao entendi “asp.net eh uma tecnologia”, tecnologia me parece algo muito amplo e vago.

Vale lembrar que o ASP.NET tb eh um Framework. ASP.NET eh um Framework para desenvolviment Web que permite o uso de linguagens suportadas pelo .NET Framework (C#, VB.NET e C++)

//Daniel

Em breve, pretendo voltar a desenvolver em .net, mas antes terei que me atualizar na plataforma pois muita coisa mudou. :wink:

aprender vb.net ou c#? sei que o c# é mais valorizado, mas quanto?

Eu nao diria que eh mais valorizado. Eu diria que eh mais utilizado.

Por varios moticos:

1. VB.NET herdou o preconceito das suas antigas versoes, que pra falar a verdade eram uma porcaria.
    Entao, muita gente ainda evita o VB.NET.
  2. Centenas de programadores Java migraram para .NET e adotam C#, acredito pela similaridade entre as duas linguagem.

Eu pessoalmente prefiro C# (pode ser ate porque eu era desenvolvedor Java), eu acho mais vantajoso aprender C#

//Daniel

vlw