O novo subset do c++ que tornará a linguagem mais fácil de ser utilizada foi aprovada pelo comitê. A melhor parte é que não teremos que aguardar para aprender pois o GCC já suporta, e o qtcreator também. É possível usar c++0x com o framework qt. Na versão 4.8 do framework, qtcreator já suportará as macros do subset novo.
Legal… tem até funções lambda
Aleluia. By the way, o Visual 2010 também já implementava a parte mais concreta do standard:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd465215.aspx
Tomara que a MS libere um Service Pack com o resto.
Excelente notícia
Esse subset vai quebrar um galho bem grande e agora já é iso. Demorou mais de 10 anos pra ser aprovado.
Pelo que eu vi, possui modificações bem legais, que irão facilitar é muito o desenvolvimento da linguagem.
Eu gostei muito da adição de lambda calculo e da inclusão dos smart pointers no pacote std.
pena que o mercado não vai mudar por causa disso.
É verdade. 90% dos jogos e aplicações desktop continuaram a ser desenvolvidas com c++.
De fato. Para quem vive de fazer CRUD, não deve mudar nada.
éhh… tenho direito de resposta?
bom, quando agente não entende oq ue alguem tenta dizer agente pergunta. assim a coisa anda e não dizendo “quem vive de fazer crud”. pra que tanta grosseria?
vou responder com outra pergunta…
90% dos jogos são desenvolvidos em c++, e destes 90% qual a porcentagem que é desenvolvida no Brasil?
será que ficou claro? não estou falando mal da linguagem, até por que estudo java mais amo C++, falei do mercado por que o MERCADO NACIONAL tem pouco espaço para a linguagem.
forte abraço pra vocês
quem vive de fazer crud… rsrs parece piada rsrs
kkk…
[quote=Elizeu_Santos]éhh… tenho direito de resposta?
bom, quando agente não entende oq ue alguem tenta dizer agente pergunta. assim a coisa anda e não dizendo “quem vive de fazer crud”. pra que tanta grosseria?
vou responder com outra pergunta…
90% dos jogos são desenvolvidos em c++, e destes 90% qual a porcentagem que é desenvolvida no Brasil?
será que ficou claro? não estou falando mal da linguagem, até por que estudo java mais amo C++, falei do mercado por que o MERCADO NACIONAL tem pouco espaço para a linguagem.
forte abraço pra vocês
quem vive de fazer crud… rsrs parece piada rsrs
kkk…[/quote]
Grosserias a parte, o mercado nacional tem espaço para uma gama de linguagens, incluindo c++. No espaço corporativo é comum você usar ferramentas que lhe dê a produtividade que precisa. Por isso java é amplamente utilizado, já que possui ferramentas muito boas e focadas para isso. Em contrapartida, c++ cobre o espaço das aplicações desktop, um nicho onde java não entra, e posso citar que a única aplicação desktop java que uso na minha máquina é o jdownloader(netbeans e ferramentas de desenvolvimento não são aplicativos). Aqui em santa rita do sapucaí tem muito espaço para c++ e linguagem c, assim como java.
Siemens, Nokia, Ericsson e a maioria das empresas de telefonia usam c++ até porque a maioria dos sistemas são escritos nessa linguagem.
Essa conversa de mercado não está muito correta.
isso depende de que tipo de aplicações desktop. estamos falando do que exatamente? aplicações sobre medida desenvolvidas para empresa X? ou estamos falando de aplicações globais como navegadores players e afins?
se for a primeira, ao menos no RJ o que cobre o mercado é o C# e LAMENTAVELMENTE vb6. se a opção for a segunda, certamente o que lidera é o C++, no entanto… quais as empresas nacionais desenvolvem navegadores, players e etc?
são poucas infelizmente, e foi isso que tentei dizer. apesar do avanço da linguagem, o mercado nacional se tratando de C/C++ ainda é muito pequeno. queria eu que isso mudasse, queria mesmo.
bom preciso ir para a academia, fico feliz por termos esclarecido o equivoco.
abraço
[quote=Elizeu_Santos]isso depende de que tipo de aplicações desktop. estamos falando do que exatamente? aplicações sobre medida desenvolvidas para empresa X? ou estamos falando de aplicações globais como navegadores players e afins?
se for a primeira, ao menos no RJ o que cobre o mercado é o C# e LAMENTAVELMENTE vb6. se a opção for a segunda, certamente o que lidera é o C++, no entanto… quais as empresas nacionais desenvolvem navegadores, players e etc?
são poucas infelizmente, e foi isso que tentei dizer. apesar do avanço da linguagem, o mercado nacional se tratando de C/C++ ainda é muito pequeno. queria eu que isso mudasse, queria mesmo.
abraço[/quote]
Aqui na minha cidade existem muitas empresas que utilizam c++, inclusive as outras citadas em projetos para ferramentas e outros aplicativos. Pode acreditar que existe muito campo aí, sem falar que um profissional com c++ no curriculum é muito bem visto e pago claro.
[quote=juliocbq][quote=Elizeu_Santos]isso depende de que tipo de aplicações desktop. estamos falando do que exatamente? aplicações sobre medida desenvolvidas para empresa X? ou estamos falando de aplicações globais como navegadores players e afins?
abraço[/quote]
Aqui na minha cidade existem muitas empresas que utilizam c++, inclusive as outras citadas em projetos para ferramentas e outros aplicativos. Pode acreditar que existe muito campo aí, sem falar que um profissional com c++ no curriculum é muito bem visto e pago claro.[/quote]
Oi Julio, vejo direto você citando o Qt aqui. Gosto muito do framework, mas só acompanho as coisas de muito longe.
Você tem visto crescimento da popularidade dele aqui no Brasil?
[quote=kicolobo][quote=juliocbq][quote=Elizeu_Santos]isso depende de que tipo de aplicações desktop. estamos falando do que exatamente? aplicações sobre medida desenvolvidas para empresa X? ou estamos falando de aplicações globais como navegadores players e afins?
abraço[/quote]
Aqui na minha cidade existem muitas empresas que utilizam c++, inclusive as outras citadas em projetos para ferramentas e outros aplicativos. Pode acreditar que existe muito campo aí, sem falar que um profissional com c++ no curriculum é muito bem visto e pago claro.[/quote]
Oi Julio, vejo direto você citando o Qt aqui. Gosto muito do framework, mas só acompanho as coisas de muito longe.
Você tem visto crescimento da popularidade dele aqui no Brasil?[/quote]
Tenho sim, inclusive um forum sobre - http://forum.qtbrasil.com/
Tem muito brasileiro relacionado com o desenvolvimento do kde e do proprio framework qt. A parte de compartilhamento de pastas usando samba do kde 4.6 foi desenvolvida por um brasileiro.
Para o QT 5.0 pode esperar uma grande novidade.
http://www.h-online.com/open/news/item/Qt-5-to-arrive-in-2012-1240164.html
E eu q pensava q o D um dia seria a aposta mundial para substituir o C++…
Para quem não conhece:
Pelo visto isto esta cada vez mais longe. :?
[quote=eduveks]E eu q pensava q o D um dia seria a aposta mundial para substituir o C++…
Para quem não conhece:
Pelo visto isto esta cada vez mais longe. :? [/quote]
Cara, eu tenho a mesma opinião que a sua. Atualmente essa é uma senão a linguagem mais competente que já apareceu ultimamente. Andei estudando vala, que é um subset da linguagem c e está sendo amplamente utilizada nos sistemas unix. Já existem alguns ides para ela, e a promessa é que todo framework gtk seja adaptado para a mesma.
Vala é baseada no c# e também na linguagem D. (compila instruções nativas, assembly bem enxuto).
http://live.gnome.org/Vala
[quote=juliocbq][quote=eduveks]E eu q pensava q o D um dia seria a aposta mundial para substituir o C++…
Para quem não conhece:
Cara, eu tenho a mesma opinião que a sua. Atualmente essa é uma senão a linguagem mais competente que já apareceu ultimamente. Andei estudando vala, que é um subset da linguagem c e está sendo amplamente utilizada nos sistemas unix. Já existem alguns ides para ela, e a promessa é que todo framework gtk seja adaptado para a mesma.
Vala é baseada no c# e também na linguagem D. (compila instruções nativas, assembly bem enxuto).
http://live.gnome.org/Vala[/quote]
Ya! Vala é bem interessante! A tempos eu estudei um pouco, mas depois achei meio pé no sako ter q fazer wrappers, bindings, e muito limitada ao mundo gnome, e a ide muito fraca.
Mas pelo visto já evoluiu um pouco, parece q já tem para windows, e pelo q vc diz algumas IDEs decentes… a idéia é boa!
Só n sei se é um substituto a altura do C++… acho que é mais uma alternativa para alguns projetos, mas no fundo o C++ talvez nunca morra e o D nunca chege a reinar.
A tempos andei a investigar de integrar D com JNI, e vi q a trancos e barrancos dava, mas como a luta era considerável deixei de lado. E Vala e JNI rola bem!?
[quote=eduveks][quote=juliocbq][quote=eduveks]E eu q pensava q o D um dia seria a aposta mundial para substituir o C++…
Para quem não conhece:
http://live.gnome.org/Vala[/quote]
Ya! Vala é bem interessante! A tempos eu estudei um pouco, mas depois achei meio pé no sako ter q fazer wrappers, bindings, e muito limitada ao mundo gnome, e a ide muito fraca.
Mas pelo visto já evoluiu um pouco, parece q já tem para windows, e pelo q vc diz algumas IDEs decentes… a idéia é boa!
Só n sei se é um substituto a altura do C++… acho que é mais uma alternativa para alguns projetos, mas no fundo o C++ talvez nunca morra e o D nunca chege a reinar.
A tempos andei a investigar de integrar D com JNI, e vi q a trancos e barrancos dava, mas como a luta era considerável deixei de lado. E Vala e JNI rola bem!?
[/quote]
Bom, em questão de wrappers e binds, toda a glibc(todo gtk e maioria das bibliotecas unix) já está mapeada para vala. O desenvolvimento do gnome não usa mais c.
A canonical está escrevendo o shell unity com vala também.
Vala vai compilar o seu código para c e posteriormente usar o gcc para gerar o assembly. No caso se o jni conseguir ler um assembly gerado por um compilador c você consegue mapeá-lo. Toda biblioteca escrita em c pode ser linkada com código vala. Isso quer dizer que praticamente todo sistema unix pode ser usado com vala e é possível até extender o kernel criando módulos nessa linguagem, além da vantagem de se usar uma com as características citadas acima.
Como Vala é assemblada por um compilador de c, existe pouco uso de recurso e dependências, menor mesmo que as de um compilador como o g++. Enquanto um executável vala atinge uns 10kb(sem precisar de nenhum runtime ou dependência), c++ atinge uns 100kb(linkada com iostream).
Enfim, ela pode ser uma boa carta na manga quando se trata de sistemas embarcados ou aplicativos para linux.