Realmente, programar por si só, não é aconselhável,
Quanto á desmotivação na área de Computação, muito mais do que falta de motivação, procure também ter perspectiva quanto aos seus estudos. Sei que com o boom dos novos empregos surgiu aquela ideia de emprego tipo start-up, do tipo google ou facebook da vida, quando a realidade é de exploração e precarização, sobretudo em pequenas empresas, nisso mantém muitos programadores alienados quanto a perspectiva da realidade. Se me permite este conselho, se valorize, lembre-se que computação é muito mais do que programação, e que o mundo de trabalho é muito mais do que mercado de trabalho, e mesmo todos os cálculos que possamos fazer são somente métodos, os fins nós que dizemos.
Diria que desmotivação é complexo, pois provavelmente envolve fatores interpessoais seus, e talvez seria pedir demais postar tudo num forum público, mas o que posso lhe aconselhar é que nós não somos muito mais do que capital de empresas, somos pessoas. Se não puder ter a ganhar por agora, ao menos tente dar para conseguir.
Procure rever seu histórico, suas motivações, o que deseja pesquisar e programar sobre, nem que tenha que correr atras no seu curso, em outro curso, numa pós, num trabalho voluntario ou social. Se decidir que se encaixa no mundo da tecnologia, procure estar antenado as novidades e com, ética, faça outras capacitações que as empresas procuram, como outro idiomas.
Se estiver procurando trabalho, veja a disponibilidade de serviços de sua região, veja seu networking/contatos, e tente ver se ainda tem vagas, nem que tenha que se reciclar.
Se só ficar sentado programando não seja seu estilo, veja outras possibilidades na Computação ou afins, tem de ter um com que se identifique.