Bruce Eckel sobre Flash e Flex - Hybridizing Java

O Bruce Eckel escreveu um bom texto sobre as falhas do Java e de como elas foram suplantadas pela concorrência, além de comentar porque Java falhou nos clientes ricos para a Internet e provavelmente não vai haver recuperação. Ele comenta sobre o poder do Flex e tudo o que pode ser feito com a ferramenta. Ele também fala que o caminho pra Java não é ser uma linguagem pra tudo, mas apenas uma parte de sistemas maiores.

Notícia completa: Hybridizing Java

Axo que o pessoal aqui conhece o openlaszlo neh?!

Já ouviram falar no projeto legals? A idéia é além do flash, gerar DHTML, assim, vc fica um pouco mais livre do flash player.

Agora imagina que show de gerasse applet!!!

Ia ficar d+!!!

Hheehhehe

VELO

Aproveito para escalrecer uma dúvida sobre qual padrão é mais promissor e fácil de integrar. Na minha opinião, são critérios de julgamento:

1. Qual tem mais futuro?
  2. Qual é mais facil de integrar com os frameworks web (JSF, VRaptor2 e Turbine).
  3. Ambos são free?
  4. Algum possúi uma ferramente WYSIWUG free?

[]'s

VELO! ACABEI DE TOMAR CAFÉ E VOCÊ VEM COM ESSA!?!?!?!

Falando sério… Applets legal para interfaces ricas,mas só nos casso dos programas mais complexos. O Thinkfree mostra isso. MAs programas simples, as outras techs dão conta do recado brincando!

OpenLaszlo não é puramente Java meu caro

Tanto é, que com OpenLaszlo você gera XML e não paginazinhas JSP com Flash embutido

E cá entre nós, não há comparação entre Laszlo e Flex :slight_smile: Mesmo que Flex seja pago, a IDE que o mesmo dispõe é MUITO poderosa, na minha opinião, é a melhor IDE baseada em Eclipse que já ví
Sem contar que Flex é compatível com .NET, Java, Ruby/RoR, enfim, a Adobe fez com que a camada de apresentação fosse um sistema totalmente distinto, tendo uma linguagem própria (AC3) sem lhe “trancar” em um ambiente único, sem contar as outras coisas do Flex tal como os FlexCharts e o FlexDataServices ;b

Bom, sou desenvolvedor JSF e acredito muito no potencial do Faces + ajax, mas quando falam mal do futuro do Java em relação a clientes ricos, isso não acaba sendo uma visão pessimita, mas sim uma realidade. É questão de tempo para que o Flex se torne algum padrão e que grandes empresas comecem a utilizá-lo. Web 2.0? Flex e Laszlo já compreendem a 3.0!!! haha :wink:

Putz, nunca vi uma interface considerável simples com flex!

VELO

[quote=Leozin]Adobe fez com que a camada de apresentação fosse um sistema totalmente distinto, tendo uma linguagem própria (AC3) sem lhe “trancar” em um ambiente único, sem contar as outras coisas do Flex tal como os FlexCharts e o FlexDataServices ;b
[/quote]

Diga-se de passagem, q liguagem mais imatura…
Pra não falar outra coisa.

Só não tem refactories, identação de código fonte, o compilador é lerdo e não dá erro em todas os problemas de compilação…
Tirando isso eh uma IDE boa :roll:

VELO

Bom, se você acha difícil clicar em um botão na paleta e arrastar na tela, não sei o que seria fácil pra ti :frowning:

Como eu citei anteriormente, mesmo sendo baseado em Eclipse, a IDE não foi feita pra se desenvolver em Java e sim, Action Script :slight_smile: (que até onde eu lembre tem refactoring, mas como não tenho certeza porque faz um bom tempo que não mexo com Flex, vou na sua idéia hehe)

Não lembro do compilador ser lento, mas o interessante do Flex é que tu não precisa ter um app server rodando pra tu testar as suas aplicações :slight_smile:

Ahhhhhh, agora q vc falou eu lembre, alem do compilador ser lento (toh falando de projetos com mais de 100 classes as ou mxml), não tem debug quando vc está desenvolvendo com appserver. Ou seja, no mundo real, heheheh, pq ninguem vai desenvolver algo em flex com a logica de negocio em AC3. :stuck_out_tongue:

Opa, opa, opa…

Pera aí, é facil vc colocar um ou N componentes na tela. Mas quando vc começa a dar vida neles, mecher com states, animações, binding, eventos, logica de tela, vc não vai ter uma tela simples nunca!!!
Vai ser uma tela complexa (com muita coisas) e pesada pra rodar…
Meu, o meu firefox fica em média com 150mb de memória em uso (FF, IE, opera, dah tudo na mesma nesse caso, quem tá usando memória é o flash player).

VELO

[quote=velo]Meu, o meu firefox fica em média com 150mb de memória em uso (FF, IE, opera, dah tudo na mesma nesse caso, quem tá usando memória é o flash player).

VELO[/quote]

Já desisti de usar o Flex! Meu firefox consome isso só de plugin, imagina qd botar o flex na área! rsrsrrsrsrsrs

O q eu vejo como maior problema do flash player, hoje, é que o GC dele (se é que existe um GC) é precário!!!

Memória Ram uma vez ocupada, pra sempre ocupada!

Por isso aquele meu comentário de gerar um applet ao invez de flash no openlaszlo!

VELO

o meu firefox também ocupa altas memórias, mas acho que não é por causa do flashzord :frowning:

btw, flash é pesado MAS é rápido :slight_smile:

é verdade, eu já ví um comentário parecido com esse não lembro onde, mas infelizmente o Flash tem essa dificuldade

nem tudo é maravilhas no mundo do flash!!! hehe

Poxa cara, eu acho muito fácil, eu que sou o maior cabação em flash, com flex pra tu fazer efeitos ficou muito fácil!!! mesmo!!! tu bota três propriedades no teu mxml (quero dizer, no componente que terá o efeito) e já funciona FÁCIL, bom, não sei qual versão que tu mexeu, mas a 2.0 até que tá fácil… hehehe

bom, há situações e situações :wink:

Sinceramente, entre programar para Laszlo, melhor usar outra RIA, como o Echo2.

Trabalho 8 horas por dias (8 ?! :roll: ) com flex 2, hehehehe

Não tó dizendo que é dificil de fazer, to falando q é dificil pra rodar/manter, especialmente quando vc esta um AppServer.

VELO

Aeee o q o Velo falou do consumo de memória do flash é pura verdade…

Já fiz muita coisa em Flash/Action Script, fiz um simulador em exe, feito no Flash, um simulador de energia elétrica com os planos de faturação aqui para a entidade reguladora de energia de Portugal, bem na parte fulcral do projeto, tinha lá uma framezinha com mais de 1500 linhas de código… até o Flash carregar aquilo tudo… putz era cerca de 5 seg tudo parado até terminar de fazer o load do código sempre que entrava naquela parte, fora o salto da memória… o interpretador do Flash é uma grande merda, já q é compilado e talz podia ser feito como no Java, mas não, foram na onda do JavaScript e ficar interpretando em runtime, uma perda enorme de desempenho…

Fora o conflito de variaveis q o Flash tem, não fique fazendo fors e usando o mesmo nome de variavel, vai acabar entrando em loop infinito aleatório, se tiver varios movieclips executando fors com as variaveis com o mesmo nome ai q ferra tudo…

Bem não tenho experiencia em Flex, mas se Flex usa Flash e Action Script, já sai a merda q vai dar em fazer uma tela muito pesada para ainda por cima carregada num browser…

Mas também é verdade que o Flash virou um padrão e bom ou mal ele não morre mais, e concorrência para ele dúvido q algum dia haja…

Agora para uns botoezinhos e outras boiolices ai até q rola, mas uma tela com varios camos de input, botoes, combos e talz… ai mata…

Agora lembrei de mais uma, não sei se o Flex faz isto… o Velo pode dizer ai melhor… mas se ficar colocando os textos dentro de componentes em Flash, já era a indexação nos motores de busca…

Já q o google, yahoo, etc… não indexam os textos dentro dos Flash, não sei se já existe solução pra isto… mas creio q não… e isto conta muito na hora de fazer um site público e se o Flex tiver este problema já ai é um ponto muito importante a levar em consideração…

Nunca vi isso…

VELO

Existe sim uma alternativa à altura do Flex 2… mas vem do lado negro da força, se chama blend, e vem montado sobre uma mula sem cabeça chamada WPF.

Existe uma alternativa (varias na real)…

Mas não a altura do flex, pelo menos não ainda.

Fale o que falar, o flash player eh mais popular q o windows ou do q o IE.

VELO

Mas não tenha dúvida disso… basta ver o tamannho do player e a dificuldade de instalação né (instala automático, o usuário nem ve) rsrs… :smiley:
E aos passos de tartaruga que o JavaME anda (não querendo fugir muito do tópico), o suporte ao Flash Light pra interfaces muuuuuuuuuuuito mais ricas para celulares está crescendo cada vez mais.

Ai quando faço uma applet e o cara me xinga pq tem que baixar metade da internet (e instalar tudo bonitinho) na máquina dele pra funcionar, eu tenho é que ficar quietinho no meu canto pq ele tem razão né. :cry: