Eu já vi a notícia pelo lado positivo: o Brasil já foi o terceiro, caiu pra quarto e agora é quinto. E continua diminuindo a pirataria, seja graças ao crescimento do SL, seja pela fiscalização mais acirrada, pela melhora do país ou à redução de preços dos produtos originais (o MS Office já custou 800 reais a mais barata, isso anos atrás, sem descontar a inflação).
Os impostos caros são um problema, mas acredito que a cultura do povo é o principal fator. Na China os impostos são baixos e mesmo assim todo mundo pirateia. Na Suécia os impostos são piores que o nosso e todo mundo compra. Na Inglaterra estão aumentando os impostos e mesmo assim a pirataria não aumentou…
É … mas o per capita da Suécia é bem maior e isso também influencia. Até um tempo atrás eu só consegui bons jogos copiando CD e com cracks mas justamente por que não tinha grana para comprar o original. Hoje eu já considero comprar os originais e já estou reservando um dinheiro pra quando lançar o Starcraft 2. Enfim, os fatores são diversos, mas é fato que o problema é generalizado e é proporcional ao mercado.
Pera lá, esse negócio de que aqui existe muita pirataria porque “brasileiro isso” e “brasileiro aquilo” é muita síndrome de vira-lata pro meu gosto.
Existe bastante pirataria no mundo inteiro por causa do modelo de negócios visivelmente defasado da indústria cultural, modelo que chega a ser grotesco quando aplicado num país de 3o mundo.
[quote=dlt]Pera lá, esse negócio de que aqui existe muita pirataria porque “brasileiro isso” e “brasileiro aquilo” é muita síndrome de vira-lata pro meu gosto.
Existe bastante pirataria no mundo inteiro por causa do modelo de negócios visivelmente defasado da indústria cultural, modelo que chega a ser grotesco quando aplicado num país de 3o mundo.
[quote=marcosalex]Eu já vi a notícia pelo lado positivo: o Brasil já foi o terceiro, caiu pra quarto e agora é quinto. E continua diminuindo a pirataria, seja graças ao crescimento do SL, seja pela fiscalização mais acirrada, pela melhora do país ou à redução de preços dos produtos originais (o MS Office já custou 800 reais a mais barata, isso anos atrás, sem descontar a inflação).
Os impostos caros são um problema, mas acredito que a cultura do povo é o principal fator. Na China os impostos são baixos e mesmo assim todo mundo pirateia. Na Suécia os impostos são piores que o nosso e todo mundo compra. Na Inglaterra estão aumentando os impostos e mesmo assim a pirataria não aumentou…[/quote]
E se não for a pirataria do Brasil que esta aumentando, mais a pirataria do mundo que esta aumentando mais que a do Brasil?
Sem contar que como mensionado, impostos fazem produtos terem um preço extremamente mais caro que nos EUA.
++
Por puro preconceito. Os dados mostrados na reportagem mostram claramente que existe uma forte correlação entre o volume de prejuízos com software pirata e a dimensão das economias dos países envolvidos. Provavelmente Alemanha, Inglaterra e Japão devem vir logo abaixo. Quanto à taxa de uso de software pirata, o Brasil não ficou entre os 30.[/quote]
É verdade, seria melhor ver o prejuiso por habitante, ai o Brasil cairia para baixo.
[quote=DarthVictor]
E se não for a pirataria do Brasil que esta aumentando, mais a pirataria do mundo que esta aumentando mais que a do Brasil?[/quote]
Não sei, porque de uns anos pra cá vejo muito mais gente comprando software original do que antigamente. E mais empresa utilizando Software Livre.
[quote=marcosalex][quote=DarthVictor]
E se não for a pirataria do Brasil que esta aumentando, mais a pirataria do mundo que esta aumentando mais que a do Brasil?[/quote]
Não sei, porque de uns anos pra cá vejo muito mais gente comprando software original do que antigamente. E mais empresa utilizando Software Livre.
[/quote]
As empresas usando softwares livres seriam porque é grátis?
Quanto as pessoas comprarem o software, ai não pensei em nenhuma hipótese…
[quote=dlt]Pera lá, esse negócio de que aqui existe muita pirataria porque “brasileiro isso” e “brasileiro aquilo” é muita síndrome de vira-lata pro meu gosto.
[/quote]
Eu discordo que o modelo de negócios de venda de software esteja defasado. O grande problema é que as pessoas só dão valor para as coisas tangíveis. O mesmo mal que atinge a indústria de software atinge a indústria de música e de cinema por exemplo. O sujeito gasta 1000 em um iPod mas não tem coragem de gastar 2 reis pra comprar uma música. Gasta 2000 em um iPad mas não tem coragem de gastar 20 reais em um filme. Gasta 4000 num MacBook mas não tem coragem de gastar 100 reais em um software.