Bpel - Design de Aplicações SOA

Caros, comecei a estudar o exemplo que vem com o netbeans - TravelReservationService, modelo orientado à estratégia SOA, onde seus serviços são expostos e orquestrados por BPEL.

O Netbeans à partir da versão 5.5 possui um editor gráfico para o fluxo - plugin, que você pode desenvolver uma aplicação orquestrada por fluxogramas, desde que tenha os serviços expostos.

Queria saber se alguém conhece esse paradigma de desenvolvimento, está fazendo dessa maneira… Bater um papo.

Achei interessante a maneira como as coisas estão disponibilizadas. Conheço as tratativas de performance,entre outros, mas num mundo onde cada vez mais você ouve marteladas em cima de SOA, acredito que logo logo, algumas soluções estarão nesse modelo.

Bom dia Kenobi tudo bem?

Então, aqui no projeto estamos utilizando BPEL, mas eu lhe aconselho a instalar o Oracle SOA Suite + JDeveloper (a ultima versão) pois a integração com BPEL é muito melhor, não precisa de plugin e é mais fácil :slight_smile:

abraço

[quote=Leozin]Bom dia Kenobi tudo bem?

Então, aqui no projeto estamos utilizando BPEL, mas eu lhe aconselho a instalar o Oracle SOA Suite + JDeveloper (a ultima versão) pois a integração com BPEL é muito melhor, não precisa de plugin e é mais fácil :slight_smile:

abraço[/quote]

Esse Oracle SOA Suíte é free também?

Eu estou começando a planejar já algo em relação a isso, que ano que vem devemos lançar um projeto pra implantação de SOA/Bpel para integração das apps aqui.

Kenobi, já deu uma olhada na suíte ESB da Sun?

Olá Kenobi, estou desenvolvendo e estudando BPEL, e como o Leozin mencionou, estou utilizando o Oracle BPEL + JDeveloper.

A priori essa solução da Oracle é mais madura nessa concepção de desenvolvimento (SOA, Orquestração de serviços…), ainda por cima tem vários ficilitadores especiais (adapter’s) que foram desenvolvidos pela oracle para ficilitar o desenvolvimento. O desenvolvimento fica grande parte através de wizard´s, ficando a cargo da ferramenta gerar o xml e mais uma salada de tecnologias utilizadas.

A respeito das licenças não sei se é free, principalmente na parte do servidor das aplicações.

[]´s

A quem interessar possa.

Convite para entrar no grupo sobre Oracle BPEL.

BPEL é uma linguagem padrão para a execução de processos de negócio
baseada na orquestração de serviços. Oracle BPEL Process Manager é a
solução de BPM da Oracle.

Endereços de e-mail do grupo
Enviar mensagem: oracle_bpel@yahoogrupos.com.br
Entrar no grupo: oracle_bpel-subscribe@yahoogrupos.com.br
Sair do grupo: oracle_bpel-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
Proprietário da lista: oracle_bpel-owner@yahoogrupos.com.br

[]´s

Aqui na minha empresa vamos ter um novo projeto utilizando o BPEL. O problema é que a gente já tem a maioria dos serviços prontos (e sendo utilizados por várias aplicações em produção - qualquer alteração é crítica) e vamos precisar expô-los para interagir com o BPEL.
Eu criei um tópico aqui neste fórum expondo meu problema específico… se vocês puderem opinar, vai ajudar bastante.
Qualquer coisa que queiram saber também estou à disposição (embora só tenha sido envolvido no projeto na última sexta-feira… não tenho nem 1 dia nele :slight_smile: )

http://www.guj.com.br/posts/list/65137.java

Abraços!

[quote=Kenobi]Caros, comecei a estudar o exemplo que vem com o netbeans - TravelReservationService, modelo orientado à estratégia SOA, onde seus serviços são expostos e orquestrados por BPEL.

O Netbeans à partir da versão 5.5 possui um editor gráfico para o fluxo - plugin, que você pode desenvolver uma aplicação orquestrada por fluxogramas, desde que tenha os serviços expostos.

Queria saber se alguém conhece esse paradigma de desenvolvimento, está fazendo dessa maneira… Bater um papo.

Achei interessante a maneira como as coisas estão disponibilizadas. Conheço as tratativas de performance,entre outros, mas num mundo onde cada vez mais você ouve marteladas em cima de SOA, acredito que logo logo, algumas soluções estarão nesse modelo.

[/quote]

ei, brother…

to penando pra configurar o bpel no netbeans…

se puder me ajudar, cara…
serei mto grato…

vlw

segue alguns conceitos/exemplos solicitado anteriormente para utilização do CONCEITO DE SOA para UML

Conceitos para representação dos componentes da UML usados nos Diagramas de Classe Conceitual e Diagrama de Atividades.

Cores

Conceito de Esteriotípo da UML adotados:

O Objetivo do diagrama de classe conceitual é mostrar a comunicação entre os objetos; não importa ordem e condição; gerado através do entendimento do caso de uso para componentização (dividir os objetos em componentes do sistema) e em seguida possibilitando o rastreamento e verificação de situação;
Vale ressaltar que nesses diagrama já foi tratada toda regra facilitando assim o entendimento para o técnico de programação (referindo aos dados de entrada, saída e processamento da informação) pois o mesmo não precisa se preocupar com a regra de negócio que já foi componentizado. É através desse documento que o programador vai desenvolver a aplicação.

Tela: representa uma tela/fronteira/interface com o sistema; Cor azul ou azul claro para abas;

Fluxo: representa a LÓGICA do negócio (ex.: abas) para determinada tela descrita na unidade do caso de uso. Cor laranja;
Cada evento da tela tem um fluxo associado ? o fluxo é o action na alta plataforma (ou EGL na baixa); Cada Evento é um fluxo;

Serviço: representa a REGRA do negócio (ex: inserir, alterar, excluir, pesquisar) que acessam base de dados; São identificadas Gerencias de Domínio do Informação. Devem ser desenhados de uma forma que atenda o contexto da informação e não o contexto de uma tabela; ex.: Pesquisar Cliente traz um contexto; Pode ocorrer contexto de 1 para 1 em que a tabela traz todo o contexto da informação.

Serviço traz tudo que a tabela precisa mesmo que naquele momento não será usado; não há como prever o que será usado mas o dado está disponível; é Chamado o serviço e filtra o que for preciso, isso em número de campos; Abre mão da performance para manter a idéia de serviço - existem variáveis;

Cor verde para serviços de responsabilidade da empresa;
Serviço de Terceiros: representa serviços que integram o sistema e que não são de responsabilidade de desenho do módulo em questão.
Serviços Não Concluídos ou Pendente do Analista Funcional estão representados em vermelho

Componente: representa serviços que não acessam banco de dados e que possuem regra de negócio;

 Tela do Sistema: azul;
 Seta: quando acontece o evento;
 Fluxos: laranja onde chamam os serviços;
 Serviços: verde ou vermelho onde acessam as bases de dados.
 Para acessar essa tela todo o conjunto tem que estar pronto;
 Pode-se navegar de cima para baixo como para lateral; Nunca pode menor serviço chamar fluxo, pois o serviço é único no universo. Etc…
 A idéia é equalizar sobre o ambiente sem tomar muito tempo;

Modelagem dos casos de Uso
Componentes

Componentes são pedaços de códigos que normalmente são reutilizados. São funcionalidades técnicas. Ex cálculo digito verificador , criptografia, etc.

segue figuras!

Com o JBoss ESB vc tb pode fazer orquestração de processos (sem BPEL). Se preferir orquestrar com BPEL existe um exemplo no download da ferramenta (webservice_bpel) onde o JBoss ESB é integrado com o ActiveBPEL Engine (http://www.active-endpoints.com). Portanto, se não quiser ou não puder (o mais provável) gastar dinheiro com soluções mirabolantes e amarradas a Web Services como as da Oracle+BEA e da IBM, o mais sensato é dar uma analisada nessa ferramenta.

Apresentação sobre o JBoss ESB:

http://www.parleys.com/display/PARLEYS/JBoss+ESB?showComments=true

PS: Qualquer dia eu ainda mando a conta pra Red Hat. :wink:

Galera, valeu a ajuda, mas esse post é de 2006 :slight_smile: Já evolui bastante sobre o assunto, inclusive toco muitos projetos com BPM e ESB da Bea :slight_smile: .

Kenobi tem como vc disponibilizar alguns projetos em BPEL para analise do desenho da solução?

e ae Kenobi vc conhece tb as soluções da oracle para SOA (Soa Suite)? (huahua sem levar em consideração que o q era BEA hj é Oracle tb rsrsrs).

Tirem uma dúvida:

O BPEL me auxilia na integração de serviços em uma Arquitetura SOA, utilizando um recurso gráfico. Minha dúvida é: este por sua vez pode ser considerado umas das etapas da implementação do ESB?

vlw