Boot triplo

Olá.
Por favor, preciso da ajuda dos amigos.
Vou fazer algumas mudanças no meu PC, onde hoje tenho instalados o Windows XP Home e o Ubuntu 8.04, em HDs separados.
Num primeiro momento, vou “desinstalar” o Ubuntu, e aí tenho a primeira dúvida.
Como fazer isto? Formatar o disco? Como fica o gerenciador de boot do Ubuntu, que uso hoje? Tenho que tirar na unha? Como?
Mais tarde, vou dividir em 2 este mesmo HD, instalar outro sistema operacional numa partição, e novamente o Ubuntu, na outra partição, e usar o gerenciador de boot do Ubuntu novamente.
A pergunta agora é: o gerenciador de boot Ubuntu (que vai ser instalado por último) vai reconhecer os dois SOs já instalados e criar o menu de boot com os três sistemas?
Obrigado!

Entao faz o seguinte… sempre deixe o ubuntu por ultimo, pelo menos é assim com os SO´s da M$… pois eles se entendem entre si, mas se vc instalr primeiro um linux ela simplesmente rouba o mbr (particao onde fica o gerenciador d boot) td pra ela…

qdo vc remover o ubuntu vai ter q refazer o mbr do windows com o disco d instalacao e uma pequena googlada vc acha como faz… dai so instalr os sistemas q vc quer :wink:

abraco!

Instala o Ubuntu 8.04 pelo wubi (através do windows) por ultimo, ele vai configurar todos os seus sistemas operacionais pelo bot.ini automático sem você ter que ficar se matando, ou então instale outro sistema operacional e configure no próprio grub, voce não vai precisar desinstalar o Ubuntu