Bomba - Oracle compra a Sun

:shock:

[quote=marcosalex]
A unidade Java da Sun sempre foi lucrativa e era uma das que mais crescia.
E a Oracle já contribuiu pro Kernel Linux, php e tem produtos open source, como o Inno DB e o Berkeley DB. Ela não tinha uma gama de produtos Open Source tão grande quando a Sun e IBM, mas possui sim, vários produtos abertos e ganha dinheiro com eles.
Não caia na lenda urbana que produto aberto não dá dinheiro.[/quote]

É… Como open source da dinheiro. hj é melhor comprar a google que microsoft !

alguém tem apostilha de Postegres ?
e até quando eles vão querer ser livres ?

Open source da dinheiro para quem sabe ganhar dinheiro com ele. E a única referência que tenho disso é a Red Hat. Mas veja que só agora os analistas financeiros dizem que ela é uma boa opção de compra no mercado. Que da dinheiro da, mas não como o sistema fechado.

Quem chama de chupim quem comentou que vai estudar .Net (eu), devia analisar melhor a situação, porque de agora em diante o Java pode ser basicamente a mesma coisa. O que deixa ele diferente se a Oracle tomar todas as decisões para o bem dela?

O Delphi, VB, Cobol, etc não morreram, e inclusive estão cada vez mais evoluídos. A um tempo atrás tinha visto um livro de Clipper Orientado a Objeto. Muito bom. Só acho estranho a galera que programa nisso sempre falar dos anos 70. Vai ver eles gostam de rock. Ué?, eu também gosto. ?!?

Mas uma coisa nessa compra me deixa muito feliz. Agora com todo o investimento da Oracle no Java e no mundo Open Source, podemos com certeza prever o maior banco de dados revolucionária de nossa éra. Um OOOOS (Oracle Orientado a Objetos Open Source). Integrado com todas as IDEs do mercado (inclusive o Jbuilder), App Server em geral e o que mais aparecer. O que acham? Claro que vai ter uma ferramenta para migrar os dados do Banco de dados fechado para o banco de dados aberto, igual a que a Oracle tinha feito para o Mysql lembram?. A é, ela só fez para migrar do Mysql para o Oracle, esqueceu de fazer o contrario também. Mas sei que não foi por mau, que isso. Agora quem sabe ela faz né.

Vamos com calma!

É claro que é sempre bom não estar preso a uma plataforma e/ou linguagem.

Não será bom para ninguém se houver um êxodo de programadores Java para .Net

Vejo que aqui no GUJ só se foca mesmo o desenvolvimento web!
Acredito que seja o ponto mais forte e mais usado.

A mim também me preocupam outros pontos…

Java para desktop! Será que a Oracle vai trazer algo de novo para o Desktop ou vai simplesmente acabar com ele por não lhe interessar?

E o JavaFX? Muita gente pode não gostar, mas a verdade é que a plataforma está crescer!
Será que a Oracle manda JavaFX para o /dev/nul ou impulsiona o seu desenvolvimento?

Tantas perguntas sem respostas! Só o futuro dirá o que irá acontecer!

Notícia interessante. Os negócios são dinâmicos, qndo se menos espera, mais nos surpreendemos.

Poderia citar nomes? :roll:

Olá

Poderia citar nomes? :roll: [/quote]

Na verdade não vejo motivos para ter medo desta notícia. Para mim faz tempo que Java não é mais a melhor opção para desenvolvimento web na maioria dos casos. Acho que muitos sites podem ser muito mais simples usando outras coisas como por exemplo Rails, Django ou mesmo o engine do Google.

Java foi bom quando servlets surgiu para matar os scripts CGI. Mas isto foi há uns 8 anos atrás (ou mais). Hoje usar Java é complicado demais se não houver algum motivo especial que justifique sua escolha. Mesmo assim pode ser integrado com outras coisas rodando na JVM (Ruby, Clojure, etc.)

[]s
Luca

Nao se trata apenas de focar em desenvolvimento web. Grande parte dos projetos em Java aqui no país sao na plataforma JEE, muito poucos para desktop e muito raramente mobile.
Acho que esta é uma característica do mercado Brasileiro, porém, nao reflete as tendencias do mercado global. :wink:

sempre quis aprender java, agora q começo a levar a serio a sun é vendida

galera, acho q a culpa pela venda é minha,
to igual o Hugo do Lost.
maior pé frio.

goslingTeam foi brilhante: criaram uma plataforma independente de sistema operacional e administrativo.

quanto a transação em si, nao chega ser uma bomba, pois a sun é uma empresa de capital aberto, portanto, qualquer um poderia assumir o capital votante. inclusive o criador do posting.
mais. as empresas em torno do burburinho da venda da sun em algum momento ja tiveram ou possuem ações umas das outras (só nao divulgam para manter a briguinha e estimulo entre os desenvolvedores/funcionarios).
o financeiro pensa diferente da engenharia. 10% da grana investem (ninguem sabe), 30% em titulos do governo, 30% em empresas triplice A (elas mesmas) e os 30% restantes reeinvestem internamente.
o que muda? nada.

o scot, ellison e a big blue sempre compartilharam a mesma visão:
o computador é rede. preferencialmente rodando em um mainframe com clientes magros. ideia antiga mas implementado de forma nova pelo google.
ja os novatos gates e jobs tinham foco no desktop, mas logo embarcaram na rede. o que os diferenciavam do trio? agiam do lado negro das trevas - mercado baixa renda, ou low end.

mas os neguinhos cresceram, ficaram maiores de idade, faturaram uma fatia significativa do trio e, viraram hig-end.
no final das contas, sun e oracle é uma união de iguais.

agora que a visao de rede foi implementada usando sistema operacional e hardware baixa renda, o pessoal da velha guarda ta com as barba de molho…ou não.
a força sempre esteve do lado de quem tem o faz-me-rir.

pegadinha:
o hardware baixa renda do google possui tecnologia de resfriamento ultrapassado e ano passado, segundo o Gartner, 50% dos data-centers do mundo teriam insuficiencia de energia e refrigeração. INCLUINDO o google com seus servidores de ventuinha, tecnologia mais que ultrapassada, a exemplo das tecnologias de servidores de alta densidade estado da arte. Vale lembrar que a previsão do Gartner foi feita em 2006, mas o aquecimento e conta de luz sempre dobrou ano a ano desde o surgimento dos processadores mas moore não precisava lembrar disto…certo? errado! quem paga a conta?

o curioso é que os mainframes e servidores estado da arte tb usam tecnologia de resfriamento obsoleto, o que faz com que entre 2004 e 2015, o custo de refrigeração será maior que o custo de aquisição dos equipamentos de TI, outra previsão do Gartner, IDC, IBM, zé e de quem mais souber distiguir uma curva exponecial para cima de dissipação de calor em watts/cm² dos processadores entre 1996 e 2010.

com a conta de luz igual para todo mundo o google leva vantagem pelo diferencial, mas, para os acionistas sempre querem mais…

Logo teremos o google rodando mainframes (acho que ja esta planejando/acontecendo) de alta eficiencia energetica com sistema operacional e banco de dados determinado pelo fornecedor do melhor hardware e que um dia ja foi comóditi.

abs

Galera,
oq vcs recomendam para o usuário q está aprendendo a tecnologia e pensando em tirar certificação?
quais os reflexos q vcs acham q influenciarão positivamente e negativamente a aquisiçao para este perfil de usuário?

tirar este certificado estava nos meus planos desde o ano passado, estava pensando até em fazer pós q enfatize a linguagem Java,
agora já n sei + oq fazer.

obs: Estou acompanhando todas os posts deste tópico e as respostas as perguntas q foram feitas por usuário iniciantes n sanaram a minha dúvida

[quote=FredGeek]Galera,
oq vcs recomendam para o usuário q está aprendendo a tecnologia e pensando em tirar certificação?
quais os reflexos q vcs acham q influenciarão positivamente e negativamente a aquisiçao para este perfil de usuário?

tirar este certificado estava nos meus planos desde o ano passado, estava pensando até em fazer pós q enfatize a linguagem Java,

obs: Estou acompanhando todas os posts deste tópico e as respostas as perguntas q foram feitas por usuário iniciantes n sanaram a minha dúvida[/quote]

Em 4 ou até 5 anos não deve mudar muita coisa. É o tempo que realmente se leva para ver se o mercado pode ou não aceitar novas ideias. Portanto continue investindo no java sem problemas. Se aprender java, você aprende qualquer coisa depois. Mas jamais faça pós graduação baseado em linguagem de programação. Isso é um tiro no pé e um chute no saco. Pós, é especialização e não um curso. Faça algo que dure o resto da sua vida e não o que está na moda e que pode morrer amanhã.
Se quiser fazer Orientação a Objeto até dou apoio, mas Java, .Net, etc ? Jamais.

[quote=FredGeek]Galera,

obs: Estou acompanhando todas os posts deste tópico e as respostas as perguntas q foram feitas por usuário iniciantes n sanaram a minha dúvida[/quote]

Voce acha que um potencial cliente seu se importa se voce vai usar java ou nao?

Claro que nao. Portanto se preocupe em criar solucoes, independente da linguagem.

Bem, eu espero que o Netbeans e o MySql não moram ou virem pagos, mas se virar ou morrer, sempre tem um nerd a nosso favor para desenvolver uma ferramenta free para nós, e quando ganhar popularidade vender para a Oracle, é complicado, querendo ou não dinheiro move o mundo…
Mas com certeza se virar pago o que é free alguém desenvolve algo free novamente, acho que isso nunca vai acabar… assim espero…rsss

Abs a todos

[quote=Andy_vibration]Bem, eu espero que o Netbeans e o MySql não moram ou virem pagos, mas se virar ou morrer, sempre tem um nerd a nosso favor para desenvolver uma ferramenta free para nós, e quando ganhar popularidade vender para a Oracle, é complicado, querendo ou não dinheiro move o mundo…
Mas com certeza se virar pago o que é free alguém desenvolve algo free novamente, acho que isso nunca vai acabar… assim espero…rsss

Abs a todos[/quote]

Problema é que cada vez que o free vira pago perde credibilidade. Imagina a dor de cabeça de quem usa o MySQL se fecharem ou descontinuarem. A migração para outro banco de dados é muito trabalhosa, e ficar sem atualizações e correções é complicado.

"

Não entendo esse pânico absurdo de “virar pago”. Se virar pago vai ser pra ser deployed e acredito que a mairia de nós aqui não teriamos de arcar com custo nenhum, já que somos desenvolvedores, e com certeza não teriamos que pagar pra desenvolver 8)

Muitas empresas preferem pagar e ter um serviço do que depender de coisas free que não sabem bem de onde vem. Se bobear algumas até levam o Java mais a sério e migram de .NET só porque deixou (hipoteticamente) de ser free e passou a ter respaldo da Oracle…

Como falei anteriormente, nao há motivo para pânico. Muito menos para ter medo da Oracle. Acho sem fundamento este pânico generalizado. :wink:

[quote=mvargens][quote=FredGeek]Galera,

Em 4 ou até 5 anos não deve mudar muita coisa. É o tempo que realmente se leva para ver se o mercado pode ou não aceitar novas ideias. Portanto continue investindo no java sem problemas. Se aprender java, você aprende qualquer coisa depois. Mas jamais faça pós graduação baseado em linguagem de programação. Isso é um tiro no pé e um chute no saco. Pós, é especialização e não um curso. Faça algo que dure o resto da sua vida e não o que está na moda e que pode morrer amanhã.
Se quiser fazer Orientação a Objeto até dou apoio, mas Java, .Net, etc ? Jamais.[/quote]

obrigado pela sua resposta,
acho q me expressei mal em relação a pós,
a pós q eu to pensando em fazer é de engenharia de software na UFMG
ela utiliza java, mas n é o java q está sendo ensinado e sim a engenharia de software
mas querendo ou não os alunos vão aprender mais java q outra linguagem

depois da uma olhada no site da pós
http://www.dcc.ufmg.br/especializacao/cei/EngSoft/engSoft_apresentacao.html