Antes de postar uma pergunta
:arrow: Verifique se a sua dúvida já foi discutida aqui no forum indo em Pesquisar.
:arrow: Verifique se o que vocë está procurando não é facilmente encontrado com uma
simples pesquisa num site como Google, Yahoo, Alta Vista ou outro de sua
preferência.
Na hora de postar uma pergunta
:arrow: Vá direto ao assunto. Não precisa nada de “Oi pessoal, passei o final de semana na casa dos meus tios. Foi ótimo. Pra quem não me conhece, sou analista/programador/desenvolvedor júnior, iniciante na tecnologia Java. Estou com uma duvidaziiinha. Espero que possam me ajudar, … blá blá blá… . Mas afinal, o que é um classpath?”
:arrow: Escolha um título (assunto) que sintetize sua dúvida. Nada de “Dúvida”, “Erro”, “Sou iniciante”, “Alguém pode me ajudar?”.
Na hora de postar uma resposta
:arrow: Verifique se a resposta não já foi completamente respondida.
:arrow: Você tem certeza que entendeu a pergunta?
:arrow: Você tem certeza que sua resposta está correta?
:arrow: Você tem certeza que sua resposta está clara?
Na hora de postar uma pergunta ou resposta
:arrow: Sempre que necessário, use as tags do BBCode. São aqueles botões que ficam logo abaixo do campo assunto.
:arrow: Revise o protugêis. Võcé nun sabi comu é lesgal ler textox errradus. Mim detexta.
:arrow: Sempre use o botão Prever.
:!: Já cometi a muitos dos erros acima. Espero estar apenas contribuindo para a qualidade do GUJ.
Um conselho a mais: respondam. Fórum é troca, não é a caverna do guru. Mesmo que não esteja tão certo assim da sua resposta coloque o que entende do assunto. Pode ajudar muito à quem sabe menos do que você e pode dar oportunidade de alguém completar ou ajeitar seu entendimento. Habitue-se desde o início no prazer de ajudar a tirar dúvidas.
Mais uma:
:arrow: Escolha o fórum mais adequado possível. Não precisa ser tão modesto(a) e achar que todas as suas dúvidas se encaixam na categoria Java Básico.
Mais uma muito importante:
Nunca coloquem apenas Já resolvi minha dúvida ou Problema solucionado. Pela saúde de todos os lemures da ilha de Java nos dêm retorno e digam como solucionaram seu problema.
Essa nem precisaria, mas como sempre tem um ou outro:
:arrow: Tome cuidado com o que vc escreve. Ofensas pessoais, mensagens ou links de mau-gosto, ofensivos ou que quebrem direitos autorais são sumariamente editados ou bloqueados pelos moderadores.
Sem tópicos que como conteúdo só tem um código de 2457 linhas e embaixo a pergunta “o que tá errado??”
Quando tiver com problemas, tente postar parte do log, o stack trace, quantidade de bips que a cpu emitiu quando o erro ocorreu.[/quote]
Boa. A primeira de colocar um assunto descritivo eh importante - eu filtro o que vou ler pela linha de assunto. Se eh um titulo tosco eu nem entro. Infelizmente o tempo eh curto para acompanhar todas as threads.
Nao poste coisas como “o que eh melhor? a ou b”. Linux vs Windows, Java vs qualquer coisa, Eclipse vs outras IDE, etc.
Nao poste coisas como “quero decidir o que usar: a ou b”. Com certeza todos vao falar sua opiniao e a conclusao logica sera “experimente ambos e depois decida sozinho”. Isso vale principalmente para “puxa, estou comecando em Java, qual IDE usar?”.
Nao poste coisas como “puxa, tenho um trabalhinho de faculdade aqui - alguem poderia fazer pra mim ou me ajudar a fazer?”. Tente e depois coloque suas duvidas especificas. Nao me lembro disso ter acontecido recentemente, mas sabe como eh - aparece cada coisa em foruns de discussao…
Isso é polêmico. Acho que o fórum é um bom lugar para troca de experiências. Geralmente as tecnologias a e b possuem pontos positivos e negativos. Se cada um defender sua tecnologia preferida, fica bem mais fácil levantar esses pontos e determinar quais casos é melhor usar uma ou outra. E escolher uma tecnologia nem sempre é uma tarefa fácil. Bom, de qualquer forma, é só minha opinião.