Estou começando no mundo dos testes de software e gostaria de saber algumas coisas:
- Quais classes devo testar e como devo testa-las?
- Quando temos uma interface repository(que implementa o jpa), uma interface service(com os métodos) e uma interface service implmentation, qual dessas classes devo testar?
- Quando e onde devo usar os mocks?
- Quais são as boas práticas?
- Quais classes devo testar e como devo testa-las?
Partindo do princípio que testes unitários são feitos para testar a menor parte de um código e que esta é um método, crio testes somente para aqueles dos quais eu fiz a lógica. Ou seja, não há porque eu criar um teste para para um getter, ou um toString, por exemplo. Ou então qualquer outro métro que venha de uma API externa.
É o seguinte: sou responsável somente pelo que eu crio, o que outras pessoas criaram, elas que testem.
- Quando e onde devo usar os mocks?
Exatamente quando um teste unitário passa a ser um teste de integração. Isso é, quando o que estamos a testar tem dependências externas como dados vindo do banco, ou de API externa por exemplo.
Para podermos simular esses dados podemos criar objetos fake, que é mais simples de criar e muito mais trabalhoso e complicado de gerir. Daí a ideia de utilizarmos objetos mock. Dos quais há frameworks para isso, eu utilizo o PowerMock, que dá várias funcionalidades que me ajudam no dia a dia.
- Quais são as boas práticas?
- Foque-se somente no necessário para o teste passe.
- Um teste deve testar somente um método.
- Deixe seu teste com uma rastreabilidade alta. Escreva-os de forma que quando algum deles falhar, você saiba logo que cara o que é ao invés de ficar perdendo tempo descobrindo o que é ou se somente aquele falhou. Pode fazer isso com testes separados ou parametrizados, depende da necessidade. não sou um purista que acha que cada teste só deve ter um Assert() mas a grosso modo, quanto mais asserts tem em um único teste menos rastreável ele fica.