[quote=sergiotaborda][quote=Bruno M Gasparotto]
Uma pergunta boba que talvez saia do contexto, quando vocês começaram a programar, vcs também escreveram código do qual não se orgulhariam muito hj em dia? ~~
[/quote]
Depende do que vc chama “se orgulhariam”.
Eu tive a sorte de fazer alguns cursos na Sun (sim ,ainda era a sun) e de me abrirem os olhos para uns tais de “design patterns”.
No principio não sabia bem o que isso era e me guiava mais pelos principios gerais de design (SOLID) . Depois comecei a ver que usando esses principios sempre caia nas mesmas construções e ai comecei a entender melhor o que era um pattern.
Ha um principio não oficial que vc deve ter em mente : eat your own dog food ( coma sua propria comida de cachorro). Isto signfiica que se o seu codigo é uma bosta, vc irá comer bosta no futuro. A menos que vc queira isso, nunca escreva um codigo do qual vc não se orgulha. Seria o equivalente a criar um filho do qual vc não se orgulha. É meio non-sense.
Se vc não sabe o suficiente hoje, saberá amnhã. Mas o ponto é que o codigo que vc fez hoje era bom pelos padrões de maanhã. Para conseguir esta mágica temporal basta saber os princípios e segui-los. E nunca, nunca, jamais, fazer gambiarra.[/quote]
Chamo de “se orgulhariam” é na época que comecei a programar, ainda estagiário, colocar código SQL dentro de classes de negócio por exemplo, por não conhecer ao menos um DAO, e sem muito espaço para pesquisar antes de implementar, principalmente por sempre ter algo para ser entregue ontem, se é que me entende =( Já fui diversas vezes induzido por superiores, a fazer gambiarra.
Hoje em dia alguma parte do meu tempo eu uso para reescrever esse tipo de código e colocar as coisas em um padrão, já fiz isso em aproximadamente 70% do projeto e devo terminar logo, mas durante esse processo eu paro pra olhar oq fiz antigamente e penso “de onde saiu isso?”
Mas acho que aprendi a lição haha, to conseguindo estudar bastante e já me recusei diversas vezes a implementar as coisas correndo, sempre mostrando pros superiores que a melhor forma não é essa, e mostrando o porque, é claro.
Atualmente tô correndo de gambiarra igual o d**** foge da cruz da rs.