Foi lançada a versão 5.0 do Berkeley DB Java Edition com diversas melhorias e novidades. O Berkeley DB Java Edition é parte do Projeto Voldemort (http://project-voldemort.com/), um banco chave/valor usado pelo LinkedIn.
Dentre as novidades estão:
[list]nova classe DiskOrderedCursor, que aumenta a performance do banco com discos rígidos;[/list]
[list]método Environment.preload, que permite pré-carregamento de múltiplos databases simultaneamente;[/list]
[list]formas mais efetivas de busca com Cursor.[/list]
Link para a notícia: http://blogs.oracle.com/berkeleydb/entry/announcing_berkeley_db_java_edition
@ Data is automatically replicated over multiple servers.
@ Data is automatically partitioned so each server contains only a subset of the total data Server failure is handled transparently;
@ Data portioning is transparent, and allows for cluster expansion without rebalancing all data
ouxi!!! oO se isso ai fizer realmente tudo o que diz fazer e se fizer BEM… ele resolve uns 50% dos problemas aqui!
atualmente usamos PGPool pra balancear os Postgres… o problema é quando o PGPool fica sobrecarregado! xD hehehe
Engraçado o pessoal criou o projeto com o nome do vilao do Harry Potter (Voldemort), nunca encontraria esse Db pesquisando no google
Daqui a poco tem projetos com os nomes: Pedra filosofal, Hemione, Ronny, Crespusculo, Jacob, Eduard, O prizoneiro de Azcaban, As cronicas de Narnia e etc…
Der Meister, se vocês utilizam o PostgreSQL em suas soluções, vale a pena dar uma olhada no H2 Database que possui um dialeto postgres (set mode postgres) e é possível colocar em modo cluster e outras coisas que me parecem que te interessam. O H2 é do mesmo criado do HSQLDB (Thomas Mueller).
romarcio,
O BDB (Berkeley DB) é amplamente utilizado em soluções linux, ele foi disponibilizado originalmente com o BSD 4.3. A Netscape pediu para os autores para melhorem algumas características do banco para ser usado no LDAP e no Netscape (browser). Esse pedido deu origem a empresa Sleepycat (1996) que foi comprada (ou incorporada) pela Oracle em 2006. A Sleepycat e a Oracle melhoraram muito e criaram uma versão puro java do BDB.
Der Meister, se vocês utilizam o PostgreSQL em suas soluções, vale a pena dar uma olhada no H2 Database que possui um dialeto postgres (set mode postgres) e é possível colocar em modo cluster e outras coisas que me parecem que te interessam. O H2 é do mesmo criado do HSQLDB (Thomas Mueller).
romarcio,
O BDB (Berkeley DB) é amplamente utilizado em soluções linux, ele foi disponibilizado originalmente com o BSD 4.3. A Netscape pediu para os autores para melhorem algumas características do banco para ser usado no LDAP e no Netscape (browser). Esse pedido deu origem a empresa Sleepycat (1996) que foi comprada (ou incorporada) pela Oracle em 2006. A Sleepycat e a Oracle melhoraram muito e criaram uma versão puro java do BDB.
[quote=magnocosta]Engraçado o pessoal criou o projeto com o nome do vilao do Harry Potter (Voldemort), nunca encontraria esse Db pesquisando no google
Daqui a poco tem projetos com os nomes: Pedra filosofal, Hemione, Ronny, Crespusculo, Jacob, Eduard, O prizoneiro de Azcaban, As cronicas de Narnia e etc…
Alguém consegue dizer sobre a performance? Para DBs até que dimensões funciona bem?
Eu usei muito o H2DataBase e reportei bugs e ajudei na tradução. Para o que é é uma excelente DB, mas n aguenta muita carga, alias para mim aguenta muito pouco.
Uma tabela com alguma dimensão tipo 100.000 rows, com colunas do tipo text e varchars, os select com like patinam e bem. Com tempos de resposta insuportáveis.
E como é natural uma DB começa pequenininha e com o tempo só vai crescendo. Para mim o H2DataBase é mesmo só para DBs pequenas com crescimento muito limitado.
Além dos elevados picos de consumo de memória.
E a minha dúvida é se o Berkeley DB aguenta uma capacidade maior sem prejudicar o tempo de resposta, se faz ai algum milagre?
Pois este tipo de DB são muito rápidas, mas o rápido começa a ficar lento quando engorda.
Sim, ele facilita algumas coisas mas em troca perde em performance. Uma comparação pode ser vista em http://perfectmarket.com/blog/not_only_nosql_review_solution_evaluation_guide_chart. Entretanto, na comparação não estão sendo consideradas as tecnologias envolvidas no desenvolvimento de cada uma (MongoDB, por exemplo, é feito em C++).