Beans?! Manifest?!

:sad: Bom dias Srs
Estou tentando usar um bean, mas to cheio de dúvidas!!! :wink: Vejam se está correto: É o seguinte, fiz duas classes, uma que acessa o banco e outra que inclui, altera… os dados e faz uso da primeira classe. Essas classes não tem método main, embora criei uma terceira classe TesteConecta (com método main) pra testar se de fato as outras estão ok. Depois que corrigi os erros, deletei esta terceira classe e deixe somente as duas. Estou usando o Eclipse, mas para criar e compilar o manifest, usei o Forte. Como devo proceder pra criar corretamente meu manifest?! Já olhei o tutorial, mas fez foi aumentar minha dúvidas!!! Ficarei muito grato por qualquer ajuda. :wink:

<%@page contentType="text/html; charset=ISO-8859-1" language="java"%> <%@ include file="../conecta/VarGlobal.jsp" %> <jsp:useBean id="bnPosto" class="sisol.PostoServico" /> <% //Seta o bean bnPosto.setDriver(urlString, conDriver); int retorno = bnPosto.inluiPosto(1813,"TESTE",63974); %>

Está aparecendo o seguinte erro:

[quote]org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP

An error occurred at line: 4 in the jsp file: /Manutencao/sisICPosto.jsp

Generated servlet error:
[javac] Compiling 1 source file

C:\Tomcat 5.0\work\Catalina\localhost\sisol\org\apache\jsp\Manutencao\sisICPosto_jsp.java:66: cannot resolve symbol
symbol : method inluiPosto (int,java.lang.String,int)
int retorno = bnPosto.inluiPosto(1813,“TESTE”,63974);
^
1 error

org.apache.jasper.compiler.DefaultErrorHandler.javacError(DefaultErrorHandler.java:127)
org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.javacError(ErrorDispatcher.java:351)
org.apache.jasper.compiler.Compiler.generateClass(Compiler.java:415)
org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:458)
org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:439)
org.apache.jasper.JspCompilationContext.compile(JspCompilationContext.java:552)
org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:291)
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:301)
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:248)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:856)

[/quote]

Cara…olha, difícil dizer o pq do erro, mas eu acho q o problema é a fonte de onde vc tirou esse código. Poelos pardões q vc adotou de nomenclatura, vcestá se baseando naquele livro do F. Anselmo, sobre JSP. O problema é q os códigos daquele livro são cheios de bugs. Eu achei muitos bugs enquanto aprendia JSP com esse livro, graças ao meu conhecimento anterior de java, mas desisti do livro nessa parte do bean q vc esta fazendo. Para mim, não dava esse erro, mas deva um outro q eu cancei de tanto alterar e recompilar o bean!! Não recomendo esse livro para ninguém!

Desculpa a demora, eh que viajei por uns tempos… Meu problema era a assinatura do método que estava errada… :oops: :oops: :oops:
na verdade eu tinha que usar inclui ao invés de inlui… :oops: :oops: :oops:
Quanto ao livro, ele está me atendendo bem. Estou na parte dos beans e estão funcionando normalmente… Pelo menos até onde eu cheguei… hehe :wink:
Obrigado cara!!! Um abração!!! :wink: