Já vi alguns terminais com prompt do DOS aberto. Meio sem noção.
O BB pelo que sei usa Java em uma boa parte dos sistemas. Será que o esquema “write once run every where” nessa migração? Ou o BB não usa Java nos ATMs?
valeuz…
Até onde eu sei, o BB (assim como outros bancos) usam muito cobol.
Afinal, processar arquivos com 20 milhões de linhas é trampo, heheheheh
VELO
sim eles usam java + cobol …
Havia um tempo em que se usava OS/2 nas ATMs (quem aqui já trabalhou na Tecban ou mexeu com terminais Diebold?).
O OS/2 está morto e enterrado (que pena que ele não foi liberado como open-source; para liberá-lo como open-source a IBM teria de gastar um bocadinho, como fez a Sun com o Solaris, e isso acho que a IBM não quer fazer mesmo), mas ainda deve haver muitas ATMs rodando OS/2.
Hoje em dia ainda há muitas ATMs que usam Windows 2000 Professional ou Windows 2000 Embedded. (Anteontem passei na frente de um caixa automático do Itaú e ele estava fazendo atualização de versão de software na hora do almoço - argh - e estava mostrando aquela famosa tela de boot do Windows…)
Talvez o Bradesco também venha a usar Linux, nem que seja naqueles terminais do Banco Postal. Alguém sabe alguma coisa?
O desktop do gerente da minha conta do BB roda os/2 até hoje.
Acrédito que todo esse pessoal de agência e os atms estejam rodando os/2.
Me parece que o BB já foi considerado o maior usuário de os/2 do mundo.
Agora talvez será o maior usuário de linux… ou já tem alguém com mais de 100k maquinas rodando linux?
Eu sou cliente de lá hehehehe, já vi de tudo nos caixas do itaú, setup, tela de boot, essa do windows, tela azul, run-time error do VB hehehehehe…
Eu já até “consertei” o caixa uahuhauhahuauahuah
Podia até ter no flickr
[quote=velo]Até onde eu sei, o BB (assim como outros bancos) usam muito cobol.
Afinal, processar arquivos com 20 milhões de linhas é trampo, heheheheh
VELO[/quote]
Será que a computação em Grid, conseguirá algum dia derrubar este paradigma do mainframe?
Flos.
Olá
Acho que até hoje.
Dentro da IBM, até a poucos anos atrás, ainda havia máquinas servidoras rodando OS/2 em algumas tarefas específicas
O grupo de empresas que eu trabalhava apresentou em uma feira de automação bancária uma versão demo do Banco Postal convertida em poucos dias pelo FLin, nosso colega de GUJ. Há algumas dificuldades de usar Linux devido ao monte de periféricos cujos fabricantes tem pouco interesse em desenvolver device drivers para Linux.
Nos ATMs é menos estimulante usar Linux porque o preço de cada ATM é muito alto em relação ao tanto que custa o software. Mas eu participei de um projeto, que um dia ainda pode sair, em que a gente pretendia utilizar Linux no ATM.
[]s
Luca
[quote]Até onde eu sei, o BB (assim como outros bancos) usam muito cobol.
Afinal, processar arquivos com 20 milhões de linhas é trampo, heheheheh [/quote]
Eu já trabalhei no Itaú com cobol e a única explicação que eu vejo para usarem cobol está longe de ser eficiência em processar arquivos grandes, mas sim, não mexer em time que está ganhando. Eles tem um monte de programas que foram escritos antes de eu nascer e que sempre fizeram - e vão continuar fazendo - o que devem. Vai meter o bedelho lá pra quê?
Chuto que não. Quantos Maracanãs você precisa lotar de pc’s ter a capacidade de processamento de um só rack do blue gene?
Na verdade os terminais, caixas eletrônicos etc. podem ter qualquer S.O. O processamento pesado mesmo fica nos Main Frames lá em Brasília, onde tudo é feito em Cobol.
[quote=thingol]Havia um tempo em que se usava OS/2 nas ATMs (quem aqui já trabalhou na Tecban ou mexeu com terminais Diebold?).
O OS/2 está morto e enterrado (que pena que ele não foi liberado como open-source; para liberá-lo como open-source a IBM teria de gastar um bocadinho, como fez a Sun com o Solaris, e isso acho que a IBM não quer fazer mesmo), mas ainda deve haver muitas ATMs rodando OS/2.
Hoje em dia ainda há muitas ATMs que usam Windows 2000 Professional ou Windows 2000 Embedded. (Anteontem passei na frente de um caixa automático do Itaú e ele estava fazendo atualização de versão de software na hora do almoço - argh - e estava mostrando aquela famosa tela de boot do Windows…)
Talvez o Bradesco também venha a usar Linux, nem que seja naqueles terminais do Banco Postal. Alguém sabe alguma coisa?[/quote]
Posso verificar isto pra vc direto na fonte Thingol, pois passo na frente da sala onde ficam diversos ATM´s usados pra teste e desenvolvimento do Bradesco. :mrgreen:
Ouvi falar de umas ATMs do BB que rodavam windows e emulavam, numa maquina virtual, o OS/2, para q ai o sistema original funcionasse.
Acho isso o bizarro do bizarro mas… não sou cliente mesmo…
ola pessoal, alguem ai tem os codigos de programaçao para o dispensador dos ATMs?? obrigado