A pedidos, está aqui o link para o meu novo jogo (o mesmo que deixei na minha assinatura a uns dias atrás): Ponto V! - Meus Jogos
As teclas são
Nave laranja:
A D W - Movimentação
N - Tiro
M - Poder especial: Invisibilidade
Nave verde:
Setas - Movimentação
Shift - Tiro (desligue as teclas de aderência do Windows antes de entrar no jogo)
Control - Poder especial: Recupera vida
Quem jogar, por favor, deixe um comentário.
Posso passar os fontes, em C++, mas só para quem comentar!
PS: O jogo pode não funcionar bem em micros hyperthreading. Esse é um problema do SDL_mixer. Vou mudar para OpenAL no futuro.
[quote=ViniGodoy]A pedidos, está aqui o link para o meu novo jogo (o mesmo que deixei na minha assinatura a uns dias atrás): Ponto V - Meus Jogos
As teclas são
Nave laranja:
A D W - Movimentação
N - Tiro
M - Poder especial: Invisibilidade
Nave verde:
Setas - Movimentação
Shift - Tiro (desligue as teclas de aderência do Windows antes de entrar no jogo)
Control - Poder especial: Recupera vida
Quem jogar, por favor, deixe um comentário.
Posso passar os fontes, em C++, mas só para quem comentar!
PS: O jogo pode não funcionar bem em micros hyperthreading. Esse é um problema do SDL_mixer. Vou mudar para OpenAL no futuro.[/quote]
Achei bem legal o seu jogo, ViniGodoy. E já que você pediu, vou fazer alguns comentários:
1- Seria legal colocar algo mais no plano de fundo, quem sabe a imagem de um planeta ou algo assim. Essa imagem poderia até mesmo ser o plano de fundo do seu outro jogo, o ViKanoid.
2- As naves poderiam ter a possibilidade de reduzir a velocidade e voar para trás, algo como a noção intuitiva da função da seta para baixo.
3- A barra lateral onde mostra as informações sobre as duas naves poderia ser reduzida, já que toma um bom espaço da área do jogo.
4- Se possível, seria uma boa idéia trocar a tecla que faz a nave verde atirar.
5- A nave verde, ao meu ver, leva uma boa vantagem, já que o seu poder especial a torna bem difícil de ser derrotada.
6- Achei bem legal a trilha sonora e os efeitos sonoros.
7- O desenho das naves também está bem legal.
Enfim, acho que você fez um trabalho muito bom com esse jogo, ainda mais porque eu sei o quão complicado é fazer um jogo em C++, já que estudei Allegro e SDL durante um curto período. Sendo assim, parabéns.
P.S.: Se puder, envie o código-fonte para o meu email:
Olá, quanto aos seus comentários, algumas explicações:
Fiz alguns testes a esse respeito nas primeiras versões do jogo e, não ficou bom. O fundo limpo melhorou bastante a jogabilidade. A idéia é, em versões futuras do jogo, ter mesmo alguns planetas e asteroides, onde o jogador possa colidir (os planetas também poderiam atrair a nave).
Eu pensei nisso. Até cheguei a implementar algumas versões e fazer uns testes. Mas o pessoal achou mais divertido sem o freio mesmo. Há sempre a possibilidade de rotacionar a nave a acelerar. Acho que o domínio da nave faz parte de se tornar um “Mestre” no jogo. Isso torna o jogo menos casual, entretanto.
Você chegou a jogar com dois jogadores? É onde a movimentação do jeito que está fica realmente divertida. Quando a gente joga sozinho, fica meio frustrado de não conseguir parar a outra nave para atirar nela. Mas de dois, isso deixa de ser uma preocupação.
Entretanto, ainda estou pensando em trabalhar algo assim. Nem que seja um poder especial de uma terceira nave.
É verdade. Mas um dos planos para a versão futura é também acrescentar zoom a área de jogo, o que a tornará consideralvemente maior, mesmo ocupando o mesmo espaço. Também pensei em colocar uns alienígenas mais divertidos e com animações. Mas como dependo de alguém que os desenhe para mim não sei quando isso será possível.
Na verdade, já achei como desligar as teclas de aderência em código.
Tenho colegas imbatíveis com a nave laranja. Mas a idéia é, num futuro próximo, implementar mais algumas naves. Cada jogador deveria escolher então não uma, mas um time de naves. Cada nave teria seus prós e contras, e umas realmente seriam mais fortes que a outra. Vou colocar uma pontuação para que os dois jogadores possam dizer que os times, embora diferentes, são equivalentes. A mecânica do jogo ainda é a mesma: cada jogador escolhe uma das naves do time e joga com ela. Quando a nave for destruída, ele escolhe a próxima que entrará na batalha. Isso possibilita a inserção de uma nave kamikaze, por exemplo (fraca, mas que quando se explode causa muito dano).
Na verdade, são músicas free, remasterizadas de um jogo de nave antigo, muito similar a esse que eu fiz. Quem se interessar, pode olhar mais músicas em: The precursors
[quote=elomarns]
Enfim, acho que você fez um trabalho muito bom com esse jogo, ainda mais porque eu sei o quão complicado é fazer um jogo em C++, já que estudei Allegro e SDL durante um curto período. Sendo assim, parabéns.
P.S.: Se puder, envie o código-fonte para o meu email:[/quote]
Obrigado! E muitíssimo obrigado por comentar! Pode deixar que mando, sim, o código para o seu e-mail. E uma dica para os próximos que quiserem, mandem o seus endereços de e-mail em MP. Assim evitamos bots de spammers, ok?
Elomarns, já anotei o seu e-mail. Se quiser editar o post e remove-lo, fique à vontade.
Gostaria de comentar algumas das coisas que você falou:
1- Eu imaginei mesmo que talvez colocando um fundo um pouco mais detalhado atrapalhasse a jogabilidade, e achei muito boa a idéia da inclusão dos asteróides e principalmente dos planetas com campo gravitacional, já que adicionaria mais um elemento divertido no jogo.
2- A jogabilidade sem uma tecla para freiar e voar para trás realmente fica mais “frenética”, demandando mais tempo para domínio, o que é bom por deixar o jogo atrativo por mais tempo.
3- Eu joguei sozinho, e por isso concordo que não pude realmente vislumbrar completamente a graça do jogo. E quanto a isso, eu aconselharia talvez a implementar uma forma de multiplayer online. Se bem que eu sei o quão chato é fazer isso em C++, já que, na época que eu o estudava, não existia exatamente uma API padrão para isso.
4- Imaginei que haveriam novas naves futuramente, mas a idéia dos times foi aonde mais longe, adicionando ainda mais estratégia ao jogo, e novamente o tornando mais atraente a longo prazo.
Novamente parabéns e boa sorte com as futuras versões do jogo.
Multiplayer online é exatamente o que tenho em mente para o futuro. Aí numa dessas travamos um DeathMatch num futuro próximo (lê-se em um ano, mais ou menos). E prometo que não ponho nenhum cheat a meu favor…
Você comentou que usou Allegro. Você desenvolve jogos? Já fez algum trabalho ou pós graduação na área? Tem algum jogo para a gente dar uma olhada? Ou foi só por curiosidade mesmo?
Multiplayer online é exatamente o que tenho em mente para o futuro. Aí numa dessas travamos um DeathMatch num futuro próximo (lê-se em um ano, mais ou menos). E prometo que não ponho nenhum cheat a meu favor…
Você comentou que usou Allegro. Você desenvolve jogos? Já fez algum trabalho ou pós graduação na área? Tem algum jogo para a gente dar uma olhada? Ou foi só por curiosidade mesmo?
Fala aí um pouco da sua experiência!
[/quote]
Eu estudei Allegro e um pouco de SDL mais ou menos há uns 2 anos atrás, cheguei a começar o desenvolvimento de um jogo de luta bem simples, onde os personagens eram toscamente desenhados por mim mesmo. Mas com o tempo passei a me interessar por Java, então parei de estudar C++ desde então, mas pretendo desenvolver um jogo em Java, só que ainda tenho que aumentar os meus conhecimentos sobre a plataforma pra concretizar esse desejo. E quanto a minha formação, ainda estou na graduação(5º semestre de Sistemas de Informação), mas considero, entre outras coisas, uma pós em desenvolvimento de jogos.
E quanto a partida online, vou esperar ansioso, e até lá já estarei bem melhor no jogo.
Como fiz tudo em SDL, não deve ser muito difícil gerar uma compilação para Linux. Mas por hora, só tem para Windows sim…[/quote]
Uma dúvida besta de alguem leigo em Linux, jogos de PC, rodam em Linux, por exemplo, Medal Of Honor, Call of Duty, Fifa Soccer, Half Life, Enfim, esses jogos rodam em Linux?
Depende… algumas tecnologias podem ser compiladas tanto para Windows, quanto para Linux. É o caso do OpenAL, OpenGL, SDL, etc… nesse caso, jogos que usam essas tecnologias, podem vir a ter uma versão para Linux, caso os programadores tenham escrito o seu código com os cuidados que um código portável exige. Ainda assim, é necessário uma recompilação e a geração de executáveis novos. Esse é o caso do Neverwinter Nights 1, por exemplo, que tem instruções no site sobre como executar o jogo em Linux.
Entretanto, para rodar um aplicativo Windows em Linux, você tem apenas 3 alternativas:
Ter um jogo compilado novamente para Linux. Nesse caso, é necessário um instalador diferente, pois os binários serão diferentes. Não basta simplesmente copiar os arquivos de um CD feito para Windows e tentar rodar;
Ter um jogo de uma linguagem interpretada, que roda sobre uma VM. Nesse caso, basta ter uma versão da VM em Linux. Note que as VMs se enquadram no caso 1 (você precisará de uma VM no Windows, outra diferente no Linux, etc), enquanto o jogo que roda sobre ela, não. É o caso dos jogos em java.;
Rodar um emulador no Linux. É o caso de qualquer jogo antigo de Dos sobre rodando sobre o DosBox, por exemplo. Ouvi falar que tem versões do Wine somente para jogos, algum Linux maníaco aqui do fórum poderia complementar mais informações a respeito sobre o quão confiável e poderosa ela é.
Infelizmente, uma tecnologia muito usada no desenvolvimento de jogos para PC é o DirectX, da Microsoft. E adivinhe só: ele é exclusivamente feito para Windows.
Olá, ainda não testei mas vou comentando alguma coisa…
Gostei dessa idéia de zoom que você colocou aí, deve ficar bacana.
Lembra vagamente pokemon nessa parte hehehe. Bem interessante devo dizer. Cada uma com uma arma causando mais danos em determinadas naves, menos em outras, etc.