Barra de rolagem em jinternalframe não rola!

ola,
pelo que eu havia entendido teria q adicionar os itens a serem exibidos(jlabel,textfields…)no painel dai depois add o painel na sroll e por ultimo add a scroll no conteiner…mas nao ta dando muito certo
=[
alguém poderia me ajudar a encontrar o erro no código?
barra é minha scrollpane,painel meu painel e tela meu container.
Tipo eu não adicionei nada no painel pq tudo q adiciono nele ou na scroll nao aparece na tela =[

JScrollPane barra=new JScrollPane(painel,JScrollPane.VERTICAL_SCROLLBAR_ALWAYS,JScrollPane.HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER);//crio um scroll barra.setBounds(980, 5, 25, 875); tela.add(barra);

obg

tipo agora eu consegui resolver aquele problema que estava ocorrendo(itens não apareciam quando adicionados no painel),agora consegui adicionar os itens no painel,painel na scroll e a scroll no internal frame mas ainda não consigo fazer a barra rolar!=[
o que tenho que fazer?tipo eu ja mudei o tamanho do painel e da janela mas não adiantou
=[
alguem pode me ajudar?
obg

Só faz um teste pra mim,

Ao invés de adicionar a scroll na tela
adicione a tela no scroll

e veja se resolve

oi TheKill
fiz o que tu disse mas nao apareceu nada na tela
=[
tu sabe o q estou fazendo errado,é o tamanho da tela ou da scroll?
obg

Para que a barra possa se movimentar é preciso que o componente seja maior que o scroll pane.

Faça um teste aumentando o tamanho do painel:

Outra coisa, procure utilizar layout managers ao invés de setBounds. Imagino que isto esteja causando o problema. Os layout managers se comunicam constantemente com o conteiner, e uma das informações que são atualizadas é o preferred size. Assim não precisa especificar o tamanho nem a posição na mão.

ta ai…

public Component scrollPane(){
JScrollPane scrollPane = new JScrollPane();
scrollPane.setPreferredSize(new Dimension(800,300));
scrollPane.getVerticalScrollBar();
return scrollPane;
}
public BuscaArquivo(String title, boolean resizable, boolean closeable, boolean maximizable, boolean iconifiable) throws ConectorException{
super(title,resizable,closeable,maximizable,iconifiable);
getContentPane().add(scrollPane());
add(getPanelLogin(), BorderLayout.NORTH);
add(getPanelBotoes(), BorderLayout.CENTER);
}