Banco de dados para pequeno aplicativo

Olá amigos!

Estou fazendo um programa voluntário para a capelania de minha igreja e gostaria de utilizar um BD mais simples - e também porque quero experimentar algo diferente.

Pensei no SQLite, mas pelo que li neste link (http://stackoverflow.com/questions/17587753/does-hibernate-fully-support-sqlite), ele não deixa o projeto multiplataforma. E ai não tem graça!

Eu queria um SGBD que fosse pequeno, e se possível, que não precisasse de servidor - rodasse em arquivo mesmo, como o SQLite. E que tenha compatibilidade com o Hibernate.

Existe algo assim? Se sim ou se não, qual alternativa vocês me indicam?

Existe sim, HSQLDB, H2 DataBase

Veja também:
Tópico similar já aberto no GUJ
HSQLDB standalone + hibernate
H2 Database + hibernate

Eu recomendo HSQLDB e se a aplicação for pequena eu não usaria Hibernate, faria tudo na mão.

Gostei muito do Hibernate, achei super profissional e tudo bem separadinho.

Por qual motivo você não usaria o Hibernate? Por ser uma aplicação pequena, o peso extra do Hibernate não afetaria. Ou estou errado?

Ps: Alguma boa ferramenta de administração para o HSQLDB? Vou usar este, conforme me indicaste!

Obrigado!

Não usaria o Hibernate por escolha pessoal, como o projeto aparentemente é pequeno eu escolheria criar tudo na mão.

Ele já possui um ambiente para administração, mas caso queira outra eu recomendo o Squirrel;