Eu to pensando em fazer um curso sobre banco de dados.
Qual o banco de dados que mais combina com Java ?
To pensando em fazer um curso de Oracle, é uma boa idéia ?
Todos os bancos de dados relacionais “combinam” com Java (via JDBC). Portanto a pergunta que você deve fazer-se é: que banco de dados é interessante de se aprender? Há um grande mercado para quem sabe Oracle, DB2 e MS SQL Server, escolha um (veja as ofertas de emprego em um site como o www.apinfo.com ) , só para ter uma idéia da procura por esses bancos.
Qualquer banco de dados que possua um dirve jdbc combina com java.
Não vejo muita vantagem. Algumas razões:
:arrow: Alguns patterns como DAO pregam a independencia entre camadas facilitando se ter uma camada de persistencia para xml, outra para mysql ou outra para postgresql.
:arrow: Se vc for utilizar camadas de mapeamento objeto/relacional então, a tendência é cada vez mais além da camada de persistência vc trabalhar com o BD de forma transparente. A exemplo disso posso citar seguramente o hibernate, que, com pequenas mudanças nas configurações, pode-se mudar de BD.
Apenas esqueça o que disse acima se vc trabalha em alguma empresa que possui toda uma história no uso de algum BD e não tem o menor interresse e/ou precisão de mudar.
se eu fosse vc, investiria em um curso de Oracle.
acho que é o bd mais usado em sistemas corporativos por varios motivos, alem de cada vez mais se integrar com java.
E aprendendo bem um bd, migrar p/ outro não é tão complicado.
[]'s
Vc tem experiencia em algum banco de dados???
só com o Mysql
Treinamento é sempre bom, mas é melhor você definir uma trilha para sua carreira, mesmo que ela mude à cada seis meses, você precisa ter objetivos bem-definidos sobre com o que e quando quer trabalhar.
Mesmo assim, não se esqueça de não mergulhar num mundo, seja Java, Linux, Microsoft, Oracle ou qualquer outra coisa, e esquecer do básico de Ciência da Computação que todos eles compartilham.
Qual foi a última vez que leram um livro sobre SGBDs que não falasse de um específico, ams dos conceitos, ou um livro de OO que não focasse em linguagem?
Implementações passam, conceitos ficam
[]s