Banco de Dados + Java

Pessoal, uma duvida ! não tenho muita experiência na era dos novos Bancos de Dados.
Desenvolvi um sistema JAVA que acessa um Banco de Dados Acess, este sistema fica no micro da Secretaria. Minha esposa tem o mesmo sistema que acessa também um Banco de Dados Acess, cujas tabelas são diferentes da tabela que a secretaria Usa. Só que no consultorio não existe uma rede, e quando liga-se o notebook o sistema copia o arquivo da secretaria e coloca no notebook para minha esposa também poder usar este arquivo.
Agora que vem o problema. Existe uma maneira de passar o BD, para usar em MySql ou Postgree e poder continuar fazendo o mesmo que faço hoje com os Bds em ACess ou seja usar 2 Bd, independentes um do outro onde eu possa buscar o BD no micro da Secretaria e trazer para o Note da minha esposa para ela usar. O objetivo é não ficar dependente um do outro. Não ter um Servidor para os Bancos, ou seja elas usarem independentes uma da outra mas poderem usar o sistema normalmente pois o unico dado que irão precisar e a tabela de Pacientes quando houver alteração.
Alguma idéia… é possível …

vejamos se eu entendi: vc tem computadores A e B em rede.

A e B acessam um arquivo x.mdb local ( em cada maquina tem uma copia disso ).

eu pergunto:

1. se são tabelas diferentes, por que razão vc precisa compartilhar/copiar este arquivo access?

2. qual é o problema de ser dependente de um servidor de banco de dados?

3. como vc quer gerenciar conflitos se ambos alterarem o mesmo registro?
    ps: esta é a pergunta principal. se vc quer brincar com um sistema de banco de dados não centralizado vc precisa definir como vai resolver este problema. os notebooks podem se mandar mensagens e sincronizar os dados em uma especie de rede Peer to Peer mas isso traz belos problemas de consistencia de dados.

4. pq vc não usa uma planilha do no google docs ( vulgo na cloud )?

as respostas podem ajudar a encontrar a solução

Obrigado peczenyj pelo interesse em ajudar! Seguinte: