Banco de Dados + Java

Pessoal, uma duvida ! não tenho muita experiência na era dos novos Bancos de Dados.
Desenvolvi um sistema JAVA que acessa um Banco de Dados Acess, este sistema fica no micro da Secretaria. Minha esposa tem o mesmo sistema que acessa também um Banco de Dados Acess, cujas tabelas são diferentes da tabela que a secretaria Usa. Só que no consultorio não existe uma rede, e quando liga-se o notebook o sistema copia o arquivo da secretaria e coloca no notebook para minha esposa também poder usar este arquivo.
Agora que vem o problema. Existe uma maneira de passar o BD, para usar em MySql ou Postgree e poder continuar fazendo o mesmo que faço hoje com os Bds em ACess ou seja usar 2 Bd, independentes um do outro onde eu possa buscar o BD no micro da Secretaria e trazer para o Note da minha esposa para ela usar. O objetivo é não ficar dependente um do outro. Não ter um Servidor para os Bancos, ou seja elas usarem independentes uma da outra mas poderem usar o sistema normalmente pois o unico dado que irão precisar e a tabela de Pacientes quando houver alteração.
Alguma idéia… é possível …

vejamos se eu entendi: vc tem computadores A e B em rede.

A e B acessam um arquivo x.mdb local ( em cada maquina tem uma copia disso ).

eu pergunto:

1. se são tabelas diferentes, por que razão vc precisa compartilhar/copiar este arquivo access?

2. qual é o problema de ser dependente de um servidor de banco de dados?

3. como vc quer gerenciar conflitos se ambos alterarem o mesmo registro?
    ps: esta é a pergunta principal. se vc quer brincar com um sistema de banco de dados não centralizado vc precisa definir como vai resolver este problema. os notebooks podem se mandar mensagens e sincronizar os dados em uma especie de rede Peer to Peer mas isso traz belos problemas de consistencia de dados.

4. pq vc não usa uma planilha do no google docs ( vulgo na cloud )?

as respostas podem ajudar a encontrar a solução

Obrigado peczenyj pelo interesse em ajudar! Seguinte:
Minha esposa (usuaria ) nota 3 na area de informatica, a Secretaria que é onde poderia ficar o servidor nota 5,5… E o micro da secretaria é também dividido com outro médico que é nota 1 na area de informatica, não entende nada. E o micro da secretária as vezes eles desligam durante o dia, por motivo qualquer. Não é um computador que se possa assegurar que sempre estará disponivel para ser servidor. Minha esposa só atende neste consultório 2 dias da semana, sendo assim, não poderia ficar como servidora de BD, pois a secretaria precisa fazer agendamento, recebimentos etc. Eu uso uma cloud(dropbox) gratuita apenas para que a secretaria no final do dia faça o Backup dos dois BD (acess) que ela usa , no caso de algo der errado.
Então esta foi a solução que encontrei , as 2 possuem um BD onde tem os pacientes, o fluxo de recebimento. Minha esposa só precisa desta tabela , quando há a inclusão de um novo Paciente ou para fazer o fluxo do Recebimento. Sendo assim, quando ela precisa eu criei a opção de ela buscar via WiFi o arquivo da Secretaria, ai fica atualizado com ela também.
É complicado! Tenho pensado em passar para MySql ou outro BD por conta de ser bem mais rápido! e ai que entra minhas duvidas, se existiria esta opção de fazer o mesmo que faço hoje com o acess. A secretaria usa o BD la e depois eu faria a cópia do BD para o Notebook quando eu precisar para fluxo ou acessar os dados de um paciente Novo. Não entendo muito bem de BD baseado em gerenciador somente como BD separado como o caso do Acess e como era na minha época de muito tempo atras os famosos DBF rsrsrrsrsr ! Abraço !

Ah! Obs… não existe uma REDE !.. qdo preciso busco via o WiFi …

Sim é possível, http://dev.mysql.com/doc/refman/5.7/en/mysqldump.html .

1 curtida

Tks ! man … vou dar uma olhada, ver se é aplicavel para meus usuários ou se dá para fazer algo automatico que não dependa deles…
abço!