Baixo acoplamento

Os exemplos que vi sobre baixo acoplamento utilizam interfaces e passagem de objetos por parâmetro ao invés de instanciar outras classes dentro de um objeto. Se a frase anterior for verdadeira, devo evitar a composição? Devo sempre usar agregação?
Um abraço pessoal.

Ñ, vc ñ deve sempre usar agregação. Vc ñ deve sempre usar interfaces. Mas evitar de instanciar objetos é uma boa dica, mas vc tb ñ precisa fazer isso sempre. O uso de agregações, interfaces e inversão de controler (passar objetos por parametro) deve ser aplicado apenas quando necessário. Vc ñ deve tomar essas mediadas em todo o seu aplicativo como uma “regra” isso só vai aumêntar o volume de código, o tempo de desenvolvimento e o custo de projeto e da manutênção.

Esse é o problema. Não sei quando usar cada caso :frowning:

Infelismente ñ existe uma regra sobre quando vc deve ou ñ usar esse recursos p/ baixar o acoplamento. Uma dica q eu posso de dar é q vc nunca faça isso a menos q vc encontre um motivo p/ faze-lo. Esse recursos aumêntam a complexidade do seu código, o q ñ é uma coisa boa, mas quanto usados com sabedoria eles compensam com muitos outros benefícios. Ñ se preocupe demais com os seus erros na, é assim q vc vai aprender, e mesmo os mais experiêntes desenvolvedores e arquitetos cometem erros (na verdade com uma certa frequência). A melhor maneira de aprender é lendo muitos livros codificando muito. Leia livros sobre Design Patterns, Anti Design Patterns, Unit Testing e Rafactoring. Se vc tiver algum problema específico q queira resolver eu posso ajuda-lo mas ñ aprender a abilidade de identificar a necessidade desse recursos só vem com o estudo e muita prática, infelismente.

oi,

dá uma olhada nos links abaixo

http://www.guj.com.br/posts/list/199029.java

[]´s