Backup MySQL

Boa noite pessoal! Tudo bem?

Então como o assunto do tópico já diz estou com duvidas sobre como e feito o backyup de um banco de dados MySQL, estou vendo sobre o banco na faculdade mais meu professor não possui a maior paciencia do mundo e pelo que ele disse só vai ser passado o que esta na programação do curso e aparentemente ele naõ ira abordar o assunto. Agora indo direto ao assunto…

…vasculhei esse e outros fóruns e vi que esse assunto e bastante questionado e de uma forma geral eu achei as discussões meio confusas isso quando não tem um que extressa sem motivo. Então gostaria de saber aqui como esse BACKUP geralmente e feito.

Tenho em mente que se exportaria a base de dados para um arquivo .SQL atraves de um comando executado via prompt de comando do próprio banco.

O Caminho seria esse mesmo ou estou muito fora da realidade. E caso seja dessa forma ou de outra qualquer poderiam me ajudar só me dando o caminho das pedras para que eu aprenda como fazer?

OBS.: Não sei se interfere mais na faculdade estamos utilizando JAVA, como IDE o Netbeans e como ferramenta de gerenciamento o MySQL Workbench.

Desde já agradeço de mais a atenção dos mesmos.

Você pode fazer este curso online…
http://aulaead.com/course/curso-de-java/?course_type=content&course_page=1

Aqui como ser faz o backup do banco.

mysqldump -h localhost -uroot -p --opt --routines --triggers banco > banco.sql
1 curtida

Na documentação fala sobre os métodos de fazer backup no MySQL, veja: 8.2 Database Backup Methods.

1 curtida

Obrigado pessoal pela atenção e pela ajuda!

estou pegando a documentação apontada e vou trabalhar em cima da instrução do shuttner sugeriu.