Olá. Estou com dúvidas no âmbito de back-end e front-end. Necessariamente, um desenvolvedor back-end precisa saber sobre front-end? Eu gostaria um pouco da opinião de quem trabalha nesta parte do desenvolvimento. Alguém poderia me dar um norte de como trabalhar somente com back-end? Como eu consigo projetos com o front feito ou algo do gênero, ou como acharia pessoas que estão com o mesmo problema só que ao contrário hehe. To dando 1 estudada em html e css mas sinto q to perdendo tempo pq poderia estar aumentando quantidade de linguagens+BDD.
Depende da empresa/oportunidade. Existem vagas separadas pra front e back, assim como “full-stack”.
Não faça isso, para ser bom em algo, foque em um mínimo de tecnologias necessárias pra fazer um projeto.
Se teu objetivo é emprego, simule que está procurando agora. Estude o que pedirem nas melhores vagas da regiao que pretende trabalhar.
Mas como eu estudaria somente o back-end? oque tu me sugere pra simular, por exemplos, trabalhos freelas? pegar templates com front feito e usá-los para criar a parte back-end?
Estuda o que pedirem na vaga de back end.
Pra que se preocupar com template se quer estudar só back-end?