Auxilio no crescimento em Java

Boa noite Pessoal
Meu nome é Genival, moro na cidade de Santo André,SP
Estou estudando Java todos os dias o dia inteiro,
Estou lendo e fazendo exercícios com livros como:

• Use a Cabeça: Java
  • Use a Cabeça: Servlets JSP
  • Use a Cabeça: HTML CSS
  • Use a Cabeça: Ajax iniciante e avançado
  • Use a Cabeça: Padrões de Projetos
  • Use a Cabeça: Análise & Projeto Orientado a Objeto.
  • Nas apostilas da Caelum FJ11, FJ16, FJ28, RR79, RR71, FJ26, CS14.
  • Nas apostilas da K19, nos livros “Java como Programar v6 e v8”.
    Sou formado em Ciência da Computação e sou formado em Técnico Mecatrônico pelo Senai.
    Tenho 5 anos de experiência como instrutor de informática.
    Tenho 6 anos de experiência trabalhando como Analista de Sistemas, dando suporte em sistemas Unix(AIX, HP-UX, SOLARIS) e Windows Server 2003 e 2008, possuo conhecimentos em instalação/configuração de Oracle 9i 10G e 11G, implantei e customizei sistema PLM-PDM em empresas como Fiat PowerTrain, Ford Troller, SaintGobain, Dynapac, TGM-Turbinas, e muitas outras empresas, conheço pessoas em todas elas desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul, ou seja tenho muita experiência em contato com clientes, para customização do software plm fiz levantamento de requisitos tb.
  • Já programei em C/C++, Visual Basic, ASP, PHP, JavaScript, VbScript, VBA, sempre consultando fontes, pois é muita informação pra lembrar.

Enfim quero trabalhar com JAVA, estou estudando para tirar a certificação SJCP6, acho que é importante, preciso adquirir experiência em projetos com Java, estou a disposição se puderem me ajudar, perdi o emprego de Analista em Agosto/2011, desde então estou de cabeça em Java.
Conheço Linux,Unix e Windows, conheço Active Directory, Samba, ShellScript entre outros, sou muito auto-didata, sou criativo e estou fazendo cursos de ITIL, Analise Estrutura de Sistemas, Processo de Desenvolvimento de Software, quero fazer uma pós em Gerencia de Projetos PMI entre muitos outros.
O que voces acham estou no caminho certo, em um momento da via abracei muitas coisas, quero ajudar alguma boa empresa a crescer ainda mais, se alguém puder me auxiliar agradeço, aceito sugestões, conselhos, doação de livros sobre Java, Projetos e oferta de emprego.

Cara, você é um Showman, concorda comigo!? :smiley:

Diz que tem conhecimento em diversas tecnologias… Acredito que, sendo assim, não será difícil você abstrair o seu estudo.
Só acho uma coisa, e sei que não é todos que concordam comigo: Não sei qual plataforma você deseja iniciar os seus estudos, por isso, tente focar mais ele:

[quote]Estou lendo e fazendo exercícios com livros como:

• Use a Cabeça: Java
  • Use a Cabeça: Servlets JSP
  • Use a Cabeça: HTML CSS
  • Use a Cabeça: Ajax iniciante e avançado
  • Use a Cabeça: Padrões de Projetos
  • Use a Cabeça: Análise & Projeto Orientado a Objeto.
  • Nas apostilas da Caelum FJ11, FJ16, FJ28, RR79, RR71, FJ26, CS14.
  • Nas apostilas da K19, nos livros “Java como Programar v6 e v8”. [/quote]

São vários conceitos sendo usados de uma vez só. Acredito que dessa maneira, você acaba confundindo informações. Claro que todo o estudo é ótimo, mais o foco também é.

[]'s

Já trilhei um caminho muito parecido: também quis aprender Java e trabalhar com isso. Hoje consegui.

Vou contar um pouco como foi pra mim: gostei muito de programar depois que tive programação em C na faculdade e logo depois Java. Então como me interessei, busquei aprender mais, comecei comprando dois livros bem famosos no assunto: “Java: como programar” (Deitel - que não recomendo por ser extremamente detalhista e cansativo) e “Use a cabeça Java” (que você já tem. Ótimo!). Li todo o use a cabeça e comecei a fazer uns projetinhos pra por em prática a informação do livro.

Depois resolvi fazer um curso de Java na Globalcode (o curso se chama Academia do Java, tinha 128h de carga horária - bem extenso), não gostei também, achei que perdi dinheiro pois o conteúdo era quase idêntico ao use a cabeça, que eu já tinha lido.

Com o livro lido e o curso concluído parti pra certificação Java (SCJP 6, hoje OCJP), comprei o famoso livro SCJP Study Guide da Kathy Sierra, excelente livro, muito didático, completo no conteúdo, cheio de ótimas dicas. Li o livro duas vezes, na segunda fazendo um resumo (por escrito) e vários simulados na internet (também comprei o WhizLabs, que apesar de completo e muito difícil não valeu a pena, a quantidade de simulados gratuitos já é o suficiente pra passar no exame). Passei no exame com 88%.

Aí parti pro Use a cabeça Servlets e JSP, outro excelente livro, mas considero um conhecimento obsoleto (talvez apenas teórico) para o mercado de trabalho, por tratar de Servlets (coisa que dificilmente se usa nos projetos por já estar encapsulado por frameworks como JavaServer Faces e Struts2). Mas quero que fique claro que conhecimento da plataforma Enterprise Edition (o tal JEE) é muito importante. Enfim, bem legal o conteúdo do livro mas de pouco proveito prático pois os frameworks já fazem coisa melhor.

Nesse meio tempo acabei a faculdade e estava em um estágio de desenvolvimento Java, não foi bom, trabalhava com um pessoal de conhecimentos avançados que não deram a mínima pras minhas dificuldades, não consegui aprender muita coisa, eles estavam sempre ocupados pra “perder tempo” me explicando as coisas. Mas claro que um estágio bacana pode fazer toda a diferença também.

Então aí comecei a estudar os tais frameworks, comecei pelo Hibernate, comprei o livro “Hibernate Made Easy” do Cameron alguma coisa. Ótimo também, muito prático, bem direto, linguagem simples, ótimos exemplos. Depois parti pros outros: Spring, Struts2. Pro mercado esses frameworks são realmente fundamentais pois eles facilitam demais a “carga pesada” do trabalho, além de ajudarem em criar um design bacana.

Então basicamente acho que você pode seguir a linha que eu segui. Minha principal dica é que você concentre em uma área ou um livro só (sugiro o use a cabeça Java) pois eu também tenho sede de aprender tudo e acabava embolando tudo e não aprendendo nada direito. E não deixe de estudar e se atualizar, daqui a pouco vão aparecer com novos frameworks, novas plataformas, bla bla bla. E sempre defina metas e prioridades, são de extrema importância no mar de informações que vivemos.

Quando você achar que se vira bem com projetinhos em Java e um mínimo conhecimento da plataforma, procure os empregos no site da APinfo e no NetCarreiras (este é muito melhor, mas pago).

Olá Metallica, blz!!!..Cara, me emocionei com seu depoimento. Eu tenho exatamente essas dúvidas que vc colocou: “sair correndo pra tentar aprender tudo de uma vez só e no fim, não aprender nada direito”. Vou salvar esse post pra consultas posteriores, mas de antemão, quero te perguntar algo: eu fiz a formação Consultor Java na Caelum em 2009.

De lá pra cá, venho tentando estudar e arrumar emprego na área, mesmo sem muita experiência. No fim, consegui me empregar, mas agora tenho o desafio de desenvolver um sistema sozinho utilizando RUP como metodologia de desenvolvimento. Você acha que com os conceitos das apostilas da Caelum é suficiente pra encarar esse desafio?

Pergunto isso porque como estou “gerando meu primeiro filho sozinho”, não queria ficar preso a muitas páginas de conceitos e conceitos e conceitos de livros, entende? As apostilas são bem diretas(e é lógico que nunca vão substituir um livro) e estão me ajudando bastante, em partes.

O que vc me recomendaria em função de materias mais específico de aprendizado e aplicação, sem erolação? De frameworks, eu conheço o Strus 2 que vi no curso, do Hibernate não sei nadinha mesmo pq nessa fase do curso eu estava focado na minha monografia da faculdade(não utilizei nenhum framework pq segui o conselho de um cara que trabalhava comigo. Tipo, “se vc não sabe nada, não arrisca se enrolar. faz só com JSP e Servlets. Depois de vc aprender o básico da coisa, parte para os frameworks”…achei válida essa dica e foi o que eu fiz!!).

Mas sei que preciso urgentemente me atualizar e é por isso que peço seu conselho. Dos livros que foram listados aqui, eu tenho todos tbm, mas queria umas referências de livros bons para uso dos frameworks “da moda!”. Cara, desculpa pelo texto tão grande, mas é que me empolguei aqui.

Aguardo resposta. Abraço!

[quote=leonardoteles]Olá Metallica, blz!!!..Cara, me emocionei com seu depoimento. Eu tenho exatamente essas dúvidas que vc colocou: “sair correndo pra tentar aprender tudo de uma vez só e no fim, não aprender nada direito”. Vou salvar esse post pra consultas posteriores, mas de antemão, quero te perguntar algo: eu fiz a formação Consultor Java na Caelum em 2009.

De lá pra cá, venho tentando estudar e arrumar emprego na área, mesmo sem muita experiência. No fim, consegui me empregar, mas agora tenho o desafio de desenvolver um sistema sozinho utilizando RUP como metodologia de desenvolvimento. Você acha que com os conceitos das apostilas da Caelum é suficiente pra encarar esse desafio?

Pergunto isso porque como estou “gerando meu primeiro filho sozinho”, não queria ficar preso a muitas páginas de conceitos e conceitos e conceitos de livros, entende? As apostilas são bem diretas(e é lógico que nunca vão substituir um livro) e estão me ajudando bastante, em partes.

O que vc me recomendaria em função de materias mais específico de aprendizado e aplicação, sem erolação? De frameworks, eu conheço o Strus 2 que vi no curso, do Hibernate não sei nadinha mesmo pq nessa fase do curso eu estava focado na minha monografia da faculdade(não utilizei nenhum framework pq segui o conselho de um cara que trabalhava comigo. Tipo, “se vc não sabe nada, não arrisca se enrolar. faz só com JSP e Servlets. Depois de vc aprender o básico da coisa, parte para os frameworks”…achei válida essa dica e foi o que eu fiz!!).

Mas sei que preciso urgentemente me atualizar e é por isso que peço seu conselho. Dos livros que foram listados aqui, eu tenho todos tbm, mas queria umas referências de livros bons para uso dos frameworks “da moda!”. Cara, desculpa pelo texto tão grande, mas é que me empolguei aqui.

Aguardo resposta. Abraço! [/quote]

Olá Leonardo, beleza e você?

Poxa, legal. O que escrevi não foi em vão, agradeço pelos comentários.

Então vamos ver: você tem um projeto RUP pela frente e você vai ter que fazer ele de cabo a rabo? Do design até a entrega? Tenho uma pergunta: você realmente precisa aplicar RUP? Acho ele tão burocrático (bem ao estilão IBM). No momento estou justamente estudando as metodologias ágeis, em especial Extreme Programming (XP), só o proceso em si já te ajudaria muito a aprender, porque um dos princípios é o feedback. Então toda hora você precisa conversar com o cliente e este vai te falar o que ele está achando, se você está fazendo certo e se tiver que mudar algo, ele mesmo já vai te falar que tem que mudar e ele mesmo vai dizer se é prioridade ou não. Isso que é agilidade! Satisfação do cliente é tudo na venda de um serviço, como um software. Enfim, espero que você possa mudar. Nesse caso te recomendaria estudar o livro “Extreme Programming” do Vinicius Teles, muito didático.

Com as apostilas da Caelum, você aprende tecnologia, nenhuma metodologia, nem como trabalhar. Nesse caso, as apostilas vão servir pra parte técnica, não a parte humana do software (que no fim das contas é o que realmente importa). Então levando só a parte técnica em consideração, acho que você consegue tocar o projeto sim, claro que sempre vão existir problemas e desafios e você provavelmente vai ter que usar muito o Google, mas o conhecimento técnico das apostilas é um ótimo pontapé.

Quanto aos livros sobre frameworks: existe a série “Em ação” (In action) que como o nome diz, é sem enrolação, eles (tentam) fazer uma coisa bem direta, a ideia é você ler e sair fazendo, como se você tivesse programando com o livro no colo.
Não sei se Struts2 ainda pode ser considerado “da moda” mas pra esse framework tem justamente o Struts 2 in action. É bonzinho, nada demais.
Pro Hibernate, tem o livro que eu falei: Hibernate Made Easy, é bem prático, com bons exemplos e te mostra desde a configuração dos XMLs pra você fazer uma aplicação básica até um sisteminha CRUD com Hibernate.
Spring, tem também o Spring in action (acho que esse tem a tradução: Spring em ação, mas não sei da qualidade da tradução - e esse é um ponto muito importante, coisa que a séria Use a cabeça peca muito!)

De toda forma, eu recomendo você entrar no site da Amazon (www.amazon.com) e digitar o nome do framework que você quer aprender, de preferência escolhendo a seção de “Books”. Aí você vai vendo as notas dos livros, que é baseada nos reviews dos usuários da Amazon. Um livro com 4,5 ou 5 estrelas dificilmente te decepcionará.

Concordo com seu colega que te deu a dica da faculdade: mantenha a coisa simples. Só se surgir mesmo a necessidade é que você vai incrementando. Se enrolar com esses frameworks é muito fácil :lol: (Inclusive esse valor de simplicidade é outro valor do XP)

Qualquer coisa, é só perguntar, ajudo no que eu puder :smiley:

Abraço

Olá Metallica, blz?..obrigado pela resposta tão rápida!!

Vou responder por partes o que vc me perguntou e depois faço meus comentários!!

1 - Tenho sim um sistema para desenvolver do design a entrega. Bom, na verdade a base de dados já existe, e minha incumbência inicial seria desenvolver a interface do usuário para esta base. Porém, ontem pude perceber, que terei muito mais trabalho do que se tivesse que projetar as tabelas tbm!!..tá um balaio de gato ferrado…relacionamentos loucos…uma zona!!

2 - Sobre usar o RUP como metodologia, é obrigatório aqui. A empresa já utiliza esse padrão a tempos e uma mudança está fora de cogitação. Mas na verdade, não estou achando tão ruim assim não. Como falei no meu post de ontem, esse é meu filho sendo gerado(primeiro grande desafio)!!..estou lendo o livro do Craig Larmam(Utilizando UML e padrões)…ele é muito bom…deixa as coisas bem claras de se entender e aplicar…os manuais de desenvolvimento aqui, são todos baseados nesse livro. Acredito que vc já tenha lido, ou pelo menos visto ele. Ele aborda em muitas partes, que é interessante e recomendável utilizar técnicas ágeis com RUP, por n motivos. Estou me estruturando em cima disso! Vou dar uma olhada depois com calma em XP e Scrum depois…acho que depois dessa primeira experiência, me será válido ampliar o leque de opções nesse sentido.

3 - Pensei o mesmo sobre as apostilas da Caelum, mas como no meu caso também falta experiência de desenvolvimento, pensei em utilizar o material que fosse mais prático e inteligente possível. Sobre a metodologia/parte humana da coisa, estou aprendendo agora tbm, na marra!!..e nesse ponto, o livro do Craig estáme ajudando bastante…tudo aquilo que vc ouvia falar na faculdade(entrevista com usuário, especificação de requisitos, etc, etc, etc) estou aplicando agora aqui…mas sempre seguindo as dicas do livro, pois o Craig “detesta” desenvolvimento em cascata…a cada 10 palavras, 5 são de repulsa a esse modelo de desenvolvimento. :slight_smile:

4 - Eu já ouvi falar dessa série de livros “Em ação” e confesso que nunca parei pra olhá-los por que achei a capa dos livros muito estranhas… mas esse é o grande defeito do ser humano, “julgar o livro pela capa”…hoje vou dar um pulo na ciência moderna pra olhar com mais calma esses livros. Vc me recomenda ler um por vez, ou seria válido comprar todos num pacote só?..eu sou meio pão duro pra certas coisa, mas pra compra de livros, pago o preço que for, se ele realmente me agregar algum valor!!

5 - Essa dica, de ver a avaliação dos livros no site da amazon, é quente!! …ninguém melhor do que o próprio usuário para falar bem ou mal de produtos como esse. Na verdade, de qualquer produto.

Por fim, não tenho outros comentários(por enquanto) porque já esgotei todos!!..vou procurar saber sobre os livros que vc me falou. Mais uma vez, obrigado pela força.

Abraço

Olá, Fernando. Bom dia!..obrigado por compartilhar seu artigo. Na hora do almoço poderei ler com calma, mas pela passada de olho que dei, me parece ser muito interessante e útil!!..abraço!