[quote=leonardoteles]Olá Metallica, blz!!!..Cara, me emocionei com seu depoimento. Eu tenho exatamente essas dúvidas que vc colocou: “sair correndo pra tentar aprender tudo de uma vez só e no fim, não aprender nada direito”. Vou salvar esse post pra consultas posteriores, mas de antemão, quero te perguntar algo: eu fiz a formação Consultor Java na Caelum em 2009.
De lá pra cá, venho tentando estudar e arrumar emprego na área, mesmo sem muita experiência. No fim, consegui me empregar, mas agora tenho o desafio de desenvolver um sistema sozinho utilizando RUP como metodologia de desenvolvimento. Você acha que com os conceitos das apostilas da Caelum é suficiente pra encarar esse desafio?
Pergunto isso porque como estou “gerando meu primeiro filho sozinho”, não queria ficar preso a muitas páginas de conceitos e conceitos e conceitos de livros, entende? As apostilas são bem diretas(e é lógico que nunca vão substituir um livro) e estão me ajudando bastante, em partes.
O que vc me recomendaria em função de materias mais específico de aprendizado e aplicação, sem erolação? De frameworks, eu conheço o Strus 2 que vi no curso, do Hibernate não sei nadinha mesmo pq nessa fase do curso eu estava focado na minha monografia da faculdade(não utilizei nenhum framework pq segui o conselho de um cara que trabalhava comigo. Tipo, “se vc não sabe nada, não arrisca se enrolar. faz só com JSP e Servlets. Depois de vc aprender o básico da coisa, parte para os frameworks”…achei válida essa dica e foi o que eu fiz!!).
Mas sei que preciso urgentemente me atualizar e é por isso que peço seu conselho. Dos livros que foram listados aqui, eu tenho todos tbm, mas queria umas referências de livros bons para uso dos frameworks “da moda!”. Cara, desculpa pelo texto tão grande, mas é que me empolguei aqui.
Aguardo resposta. Abraço! [/quote]
Olá Leonardo, beleza e você?
Poxa, legal. O que escrevi não foi em vão, agradeço pelos comentários.
Então vamos ver: você tem um projeto RUP pela frente e você vai ter que fazer ele de cabo a rabo? Do design até a entrega? Tenho uma pergunta: você realmente precisa aplicar RUP? Acho ele tão burocrático (bem ao estilão IBM). No momento estou justamente estudando as metodologias ágeis, em especial Extreme Programming (XP), só o proceso em si já te ajudaria muito a aprender, porque um dos princípios é o feedback. Então toda hora você precisa conversar com o cliente e este vai te falar o que ele está achando, se você está fazendo certo e se tiver que mudar algo, ele mesmo já vai te falar que tem que mudar e ele mesmo vai dizer se é prioridade ou não. Isso que é agilidade! Satisfação do cliente é tudo na venda de um serviço, como um software. Enfim, espero que você possa mudar. Nesse caso te recomendaria estudar o livro “Extreme Programming” do Vinicius Teles, muito didático.
Com as apostilas da Caelum, você aprende tecnologia, nenhuma metodologia, nem como trabalhar. Nesse caso, as apostilas vão servir pra parte técnica, não a parte humana do software (que no fim das contas é o que realmente importa). Então levando só a parte técnica em consideração, acho que você consegue tocar o projeto sim, claro que sempre vão existir problemas e desafios e você provavelmente vai ter que usar muito o Google, mas o conhecimento técnico das apostilas é um ótimo pontapé.
Quanto aos livros sobre frameworks: existe a série “Em ação” (In action) que como o nome diz, é sem enrolação, eles (tentam) fazer uma coisa bem direta, a ideia é você ler e sair fazendo, como se você tivesse programando com o livro no colo.
Não sei se Struts2 ainda pode ser considerado “da moda” mas pra esse framework tem justamente o Struts 2 in action. É bonzinho, nada demais.
Pro Hibernate, tem o livro que eu falei: Hibernate Made Easy, é bem prático, com bons exemplos e te mostra desde a configuração dos XMLs pra você fazer uma aplicação básica até um sisteminha CRUD com Hibernate.
Spring, tem também o Spring in action (acho que esse tem a tradução: Spring em ação, mas não sei da qualidade da tradução - e esse é um ponto muito importante, coisa que a séria Use a cabeça peca muito!)
De toda forma, eu recomendo você entrar no site da Amazon (www.amazon.com) e digitar o nome do framework que você quer aprender, de preferência escolhendo a seção de “Books”. Aí você vai vendo as notas dos livros, que é baseada nos reviews dos usuários da Amazon. Um livro com 4,5 ou 5 estrelas dificilmente te decepcionará.
Concordo com seu colega que te deu a dica da faculdade: mantenha a coisa simples. Só se surgir mesmo a necessidade é que você vai incrementando. Se enrolar com esses frameworks é muito fácil :lol: (Inclusive esse valor de simplicidade é outro valor do XP)
Qualquer coisa, é só perguntar, ajudo no que eu puder
Abraço