Automação dos testes de aceitação com Selenium

Ei galera sou iniciante nessa ferramenta e gostaria que o pessoal que ja tem alguma experiencia nessa ferramenta me orientasse no sentido de me passar algum material útil sobre como utilizar essa ferramente ou integrála ao IDE netbeans, algumas dicas de seu uso no ambiente windows e o que mais for possivel de informação será muito bem vindo, desde já agradeço a todos interessados em ajudar!

Você já tem algum conhecimento, já brincou um pouco, sabe a diferença entre Selenium IDE e Selenium Remote Control, etc, ou vai começar do zero mesmo?

O Netbeans já tem um plugin pro Selenium que configura o ambiente.

Agradeço as respostas!

Não tenho nenhum conhecimento e gostaria de um matérial que fosse bastate prático para me ajudar a resolver o problema (criar os testes de aceitação do sistema).

Não encontrei esse na lista de plugins do Netbeans.

Está na catetoria Testing Tools, chama “Selenium Plugin Ant Project” e “Selenium Plugin Maven Project”. Tem também pra PHP.

Já instalei uma vez, mas não chegar a usar pra valer.

O que eu acho interessante saber para começar é:

O Selenium vem em três sabores:

-> “core”, que é o miolo do sistema. É usado pelos outros dois, e não é prático de ser usado sozinho.
-> O Selenium IDE, um plugin para Firefox que é muito, muito, mas MUITO fácil mesmo de usar. Basta dar um “REC”, gravar as ações que devem ser reproduzidas no teste e os resultados esperados. Quando der “play” ele roda o teste.
-> Selenium Remote Control, que é o mais completo e sofisticado. Os testes são programados na sua linguagem favorita e podem rodar em vários browsers (o próprio Selenium abre os browsers e vai executando os testes magicamente)

Recomendo mexer um pouco com o IDE para se acostumar com a maneira que ele funciona (veja o vídeo aqui http://seleniumhq.org/movies/intro.mov).
Depois pegue o Remote Control e aprenda a utiliza-lo para criar testes mais complexos - acho que é nesse ponto que entra o plugin do Netbeans.

Os tutoriais estão aqui:
http://seleniumhq.org/

[quote=marcosalex]Está na catetoria Testing Tools, chama “Selenium Plugin Ant Project” e “Selenium Plugin Maven Project”. Tem também pra PHP.

Já instalei uma vez, mas não chegar a usar pra valer.[/quote]

Amigão eu uso no netbeans 6.0.1 e não achei nem essa categoria de ferramentas de teste!

Galera estou testando o selenium IDE com minha página e ele não está reconhecendo ela, será que é pq ela está rodando no https e usando SSL?

Obs.: Outra página de html ele reconheçe por exemplo a do google!

[quote=Carlos_ds_jar][quote=marcosalex]Está na catetoria Testing Tools, chama “Selenium Plugin Ant Project” e “Selenium Plugin Maven Project”. Tem também pra PHP.

Já instalei uma vez, mas não chegar a usar pra valer.[/quote]

Amigão eu uso no netbeans 6.0.1 e não achei nem essa categoria de ferramentas de teste![/quote]

Putz, por que você usa um netbeans tão antigo?

Ei galera será que alguem pode me ajudar?

Não entendi bem o que está acontecendo, você pode colocar mais detalhes?