Autenticação de usarios com Spring

Boa tarde galera, estou trabalhando em uma aplicação com Spring, porém não possuo tanta experiência no assunto e preciso fazer a autenticação dos usuários, já tenho um usuário cadastrado no banco de dados preciso criar e configurar minhas páginas seguras do sistema para que apenas após logado o usuário possa ter acesso a elas, mas não estou conseguindo já vi tutoriais sobre SpringSecurity mas não consegui adaptar ainda a minha aplicação, então alguém tem uma indicação de tutorial para seguir bem prático? desde já agradeço.

@Gileno_Duarte1
Bom dia campeão.

Existem diversas maneiras de fazer esse controle com spring security, o mais simples seria controlar o acesso sem usar sessão e utilizando token de autorização com validação de acesso pelas rotas.

Existem duas etapas para dar acesso a sistemas usando o spring, primeiro é a autenticação que nada mais é do que o login do usuário, depois é a autorização que é feita geralmente por meio de tokens gerados pela própria aplicação.

Também é possível fazer a autenticação já fornecendo a autorização é um pouco complexo, mas nada de outro mundo.

Tudo depende do tipo de segurança que está em sua mente.