E ae pessoal Como vai?
Eu estou começando a desenvolver um site para a web e sou muito ignorante neste assunto. Aí vai minha pergunta!
Suponhamos que eu tenha contratado uma hospedagem para meu sistema.
O site deverá ser atualizado constantemente, a parte de eventos que a empresa realizará terá de ser atualizada com frequência, e também fotos e vídeos devem ser atualizados!! Como é feita a atualização de conteúdo de um site??Eu devo programar tudo através de transferência de arquivos??
Fotos por exemplo eu devo criar um modo para upload de arquivos com a API java I/O?
Ou o servidor dá suporte para esse tipo de coisa??
Para você fazer os uploads do arquivos para o site, o servidor dá suporte para um ftp.
Este ftp você pode acessar via browser um com um cliente ftp qualquer, exemplo cuteftp.
Não é necessário criar seu próprio programa ftp, através das api’s do java.
Um exemplo, páginas html estática, que só se altera figura e texto, não tem nada de java.
um abraços!
ahhmm!! no caso de eu querer deletar arquivos como fotos, suponhamos que elas não estejam em um banco de dados, como eu faria isso?
quando vc contratar um serviço de hospedagem, vc vai ter opção de enviar arquivos e remover arquivos…a maioria aparece uma lista do que vc tem lá…dai vc marca e clica em remover…
Uma coisa são as imagens e videos do seu sistema ou pagina web.
Outra coisa é vc poder colocar ou deletar um recurso desses. Imagine que vc tem 456384756 paginas que usam uma determinada imagem ou video. Vc vai remover do servidor e… vai deixar diversas paginas “quebradas”?
Parece que vc precisa de um CMS, que permita o upload e exclusão de recursos.
O ideal é você ter um CMS.
Pode pegar um pronto ou então simplesmente implementar o próprio.
Assim você não vai correr o perigo de apagar recursos que outras partes do site podem depender.
Ferramentas como o Grails e o Ruby on Rails são excelentes para isto.