Sou novato em python e resolvi fazer um programa que mostra os movimentos das peças do xadrez fui testar no decorrer enquanto fazia e o programa retorenou o seguinte erro:
AttributeError: ‘peao’ object has no attribute ‘move’
O código é
class peao:
peca: 'peão’
move: ‘1 casa para a frente(se houver outra peça em sua casa diagonal mais próxima a frente).’
class rei:
peca: 'rei’
move: ‘Move-se para para qualquer direção limitando-se a uma casa por movimento.’
class dama:
peca: 'dama rainha’
move: ‘Move-se diagonalmente sem limitação de casas.’
class torre:
peca: 'torre’
move: ‘Move-se para frente e para os lados sem limitação de casas.’
class bispo:
peca: 'bispo’
move: ‘Move-se pelas diagonais sem limitação de casas.’
class cavalo:
peca: 'cavalo’
move: ‘Move-se fazendo um L indo duas casas horizontalmente o verticamente e depois indo uma casa em diagonal.’
print(’-’ * 10, ‘MOVIMENTOS DAS PEÇAS DE XADREZ’, ‘-’ * 10)
print(‘1 - PEÃO\n2 - REI\n3 - DAMA/RAINHA\n4 - TORRE\n5 - BISBO\n6 - Cavalo’)
m = int(input(‘Escolha a peça que você deseja saber o movimento:’))
peao = peao()
rei = rei()
dama = dama()
torre = torre()
bispo = bispo()
cavalo = cavalo()
if m == 1:
print(peao.move)
PS.: A identação saiu aqui mas o erro não é nela, eu já coloquei o código em scripts para consertar isso.
PS2.: O código não é o melhor do mundo pra não dizer mal feito, eu sei que daria para fazer o mesmo
         
        
          
        
           
           
           
         
         
            
            
          
       
      
        
        
          Boa noite amigo
Não mudei praticamente nada no código apenas que prefiro usar aspas duplas para strings e você usou dois pontos para setar os valores nos campos de todas as classes, por isso não estava funcionando.
class peao:
    peca = "peão"
    move = "1 casa para a frente(se houver outra peça em sua casa diagonal mais próxima a frente)."
class rei:
    peca = "rei"
    move = "Move-se para para qualquer direção limitando-se a uma casa por movimento."
    class dama:
        peca = "dama rainha"
        move = "Move-se diagonalmente sem limitação de casas."
class torre:
    peca = "torre"
    move = "Move-se para frente e para os lados sem limitação de casas."
class bispo:
    peca = "bispo"
    move = "Move-se pelas diagonais sem limitação de casas."
class cavalo:
    peca = "cavalo"
    move = "Move-se fazendo um L indo duas casas horizontalmente o verticamente e depois indo uma casa em diagonal."
print("-" * 10, "MOVIMENTOS DAS PEÇAS DE XADREZ", "-" * 10)
print("1 - PEÃO\n2 - REI\n3 - DAMA/RAINHA\n4 - TORRE\n5 - BISBO\n6 - Cavalo")
m = int(input("Escolha a peça que você deseja saber o movimento:"))
peao = peao
rei = rei()
dama = dama()
torre = torre()
bispo = bispo()
cavalo = cavalo()
if m == 1:
    print(peao.move)
Vou dar uma modificada e posto depois, porém esse compilou sem problemas.
         
        
        
           
           
           
         
         
            
            
          
       
      
        
        
          O código modificado
class pecaXadrez:
    def __init__(self, peca):
        if peca == 1:
            self.nomePeca = "Peão"
            self.movimento = "1 casa para a frente(se houver outra peça em sua casa diagonal mais próxima a frente)."
        elif peca == 2:
            self.nomePeca = "Rei"
            self.movimento = "Move-se para para qualquer direção limitando-se a uma casa por movimento."
        elif peca == 3:
            self.nomePeca = "Dama Rainha"
            self.movimento = "Move-se diagonalmente sem limitação de casas."
        elif peca == 4:
            self.nomePeca = "Torre"
            self.movimento = "Move-se para frente e para os lados sem limitação de casas."
        elif peca == 5:
            self.nomePeca = "Bispo"
            self.movimento = "Move-se pelas diagonais sem limitação de casas."
        elif peca == 6:
            self.nomePeca = "Cavalo"
            self.movimento = "Move-se fazendo um L indo duas casas horizontalmente o verticamente e depois indo uma casa em diagonal."
m = 0
while(m != 7):
    print("-" * 10, "MOVIMENTOS DAS PEÇAS DE XADREZ", "-" * 10)
    print("1 - PEÃO\n2 - REI\n3 - DAMA/RAINHA\n4 - TORRE\n5 - BISBO\n6 - Cavalo\n7- Encerrar sistema\n", "-" * 50)
    m = int(input("Escolha a peça que você deseja saber o movimento:"))
    if(m != 7):
        print("Resposta >>>", pecaXadrez(m).movimento)
    else:
        print("Sistema encerrado")
Boa sorte para ti 

