Pessoal, tenho uma dúvida a respeito de testes de sofware. Aqui na empresa desenvolvemos um sistema inteiro, mas agora que já está pronto, nosso chefe direto insiste em dizer que o sistema ainda tem muitos bugs, mas todos da equipe discodam do mesmo. Então eu gostaria de saber se tem alguma metodologia, ferramenta, alguma coisa pra atestar se o sistema está pronto pra ser comercializado ou se ainda está “cru”.
Gostaria de idéia pra provar que o sistema está pronto de verdade, ou não…
caixa branca e caixa preta =), mas fala com ele pra contratar um estagiario pra testar, pois os desenvolvedores nunca acham o codigo. ou senao ele informa quais sao os erros.
Ps: e ve como que ele ta testando o codigo, pois ja vi um programa que mandava um arquivo .zip pra um servidor so que reclamavam que o .zip não abria depois que passava pro servidor, dai quando foram ver como tavam fazendo o teste, pegava um arquivo comum renomeava-o pra .zip =)
Com base em que ele faz essa alegação? Peça para ele incluir os problemas que está detectando na lista de bugs do desenvolvimento. Depois, mostre a ele o relatório desses erros regredidos e peça para ele fazer a regressão também.
Se ele diz isso, é porque deve ter visto alguma coisa.
[quote=andre_vini], mas todos da equipe discodam do mesmo. Então eu gostaria de saber se tem alguma metodologia, ferramenta, alguma coisa pra atestar se o sistema está pronto pra ser comercializado ou se ainda está “cru”.
Gostaria de idéia pra provar que o sistema está pronto de verdade, ou não…
[/quote]
Você usa alguma ferramenta como o mantis? Tem relatórios de testes unitários?
[quote=andre_vini]Ele acha apenas alguns bugs de nível bem baixo. Sem grande impacto, por isso gostaria de fazer um teste formal.
Não usamos nenhuma ferramenta de testes, estou mesmo a procura de alguma.[/quote]
chefe é chefe, mas pede ele pra poder fazer um relatorio desses bugs, pois talvez possa ser um bug bem baixo nível a priori, porém depois de uma certa utilização do sistema vem a trazer um bug gigantesco, uma vez tinha uma tabela, porém as vezes dependendo de como eu mexia no programa ela duplicava a linha 10 so q a duplicata não tinha o objeto dentro dela parecia so um texto msm, dai eu falei ahh coisa basica depois que da um refresh isso desaparece, mas depois quando fui testar mesmo, de 10 em 10 acontecia isso ou seja dai ja gero um grande bug, eu não descobri o motivo disso ate hoje so refiz a tabela e deu certo.
A questão é que, pra ele, esses bugs minimalistas devem ser todos corrigidos. E, na minha opinião, é impossivel zerar todos os bugs, tem que haver um ponto de corte ou ficaremos corrigindo coisinhas pro resto da vida.
Tem que ser corrigidos.
Peça para ele priorizar os bugs numa escala de 1 até 5.
Também peça para ele diferenciar bug de funcionalidade.
Geralmente um sistema como o Mantis já dá esse tipo de classificação. Assim vc pode mostrar para seu chefe que só coisas mínimas sobraram mesmo. E, dependendo do padrão de qualidade que sua empresa precise atingir, nem essas podem passar. Principalmente se forem fáceis de reproduzir.
fale com ele que a qualidade hoje é negociavel =), ou sugere a ele que façam um ambiente de teste real colocando a aplicação pra rodar na empresa e ficar ligado na implatação e na correçao de bugs que forem surgindo.
Cara se os erros são pequenos ou não somente quem pode dizer é o cliente, portanto agende um teste de usabilidade com possíveis clientes do seu sistema.
Como é feito os testes de caixa-branca? Aqui na minha empresa os testers não fazem o teste de caixa-preta, já pesquisei sobre ferramentas de teste mas não sei como fazer na prática, o que devo testar e como testar? Eu penso o seguinte: que o teste de caixa-branca é feito analisando o código. Estou errado?